Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77249 vezes)

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #60 Online: 04 de Novembro de 2007, 11:11 »
Olá pessoal,

Todo mundo diz aqui pra fazer o teste com o comando sudo smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count, mas ninguém sabe interpretar o resultado.

Eu não vou simplesmente remover o gerenciamento de energia do meu HD, coisa que em um laptop é essencial, existe por necessidade, não como em um Desktop que é pra economizar mesmo, só porque eu vi um número que nem sei o que significa.

Eu estou com o mesmo problema do antoniocassol. O resultado do meu comando traz um valor fixo que não aumenta, mas a cada vez que reinicia o computador o valor é 1 ponto maior.

Código: [Selecionar]
193 Load_Cycle_Count        0x0012   098   098   000    Old_age   Always       -       27767
Ontem estava 27766, e hoje aumentou 1 ponto. Cada vez que reinicia ele aumenta um. Não é como diz no    http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529, que o valor aumenta drasticamente em minutos.

Então, eu tenho ou não o problema? Esse valor já está alto? Qual é o valor esperado?

Laptop: Toshiba Satellite R15-S829.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #61 Online: 04 de Novembro de 2007, 11:43 »
O meu também tah a mesma coisa, soh aumenta quando eu desligo ou reseto o notebook, entao tem hardwares que fazem esse tratamente de energia "agressivo" segundo eles, outros como no nosso caso nao fazem isso, a questao agora eh, isso eh bom ou ruim? sera que eh isso mesmo que estraga os hd? no windows do notebook da minha sogra quando instalei o cygwin e rodei o mesmo comando o numero aumentava a cada segundo, me espantei, e eles tem o notebook ah uns 3 anos, e ai???? eh normal ou nao? pois eh, eu jah nao sei mais nem oque dizer para as pessoas que eu recomendo e que recomendei ah usar o ubuntu, oq vou dizer? que o ubuntu detona os hd de forma inesplicavel porque ninguem ainda teve a boa vontade de fazer testes e apresentar resultados concretos sobre o assunto??
bom eu fiz os testes portanto chego a conclusao de que os load_cycle nao tem nada aver com a historia, afinal porque o windows nao detona o hd e soh quando eu vo pro ubuntu mesmo tento os load_cycle ele acaba com o meu hd?
Ao inves de ficarem protegendo o ubuntu quero ver alguem fazer algo util aqui.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #62 Online: 04 de Novembro de 2007, 16:11 »
Olá Raphal,

Pelo que eu li o Load/Unload Cycle é uma tecnologia desenvolvida para proteger os hds de notebooks, pois a tecnologia antiga CSS (Contact Start-Stop) não previne que existe sempre uma corrente de ar entre o disco e a agulha. Isso é um problema para laptops pois estes são usados no colo, em constante movimento, etc o que pode fazer com que a agulha toque o disco e arranhe. Além disso, essa nova tecnologia permite a economia de energia e baixa da temperatura, já que quando não estiver em uso o HD para.
Isso não é que os fabricantes querem economizar energia as custas do hardware, isso é uma necessidade para laptop, onde a temperatura não pode ser alta e a energia é limitada.
Se você deixar seu laptop funcionar a toda carga por muito tempo ele vai fundir. Laptop foi feito para usar só o necessário e quando necessário. Não é porque ele tem 2 Ghz que vai funcionar nessa velocidade sempre, não deve e não PODE.

Por isso, eu acho que o pessoal está indo muito longe aplicando essas correções, porque você vai estar tirando o controle do seu HD, podendo danificá-lo pois estará trabalhando na carga máxima sempre.

Não entendi porque você afirma que o Ubuntu estraga os HD's e o Windows não. Só porque alguém reportou que os tais load cycles estão altos, não significa que isso seja ruim.

Como disse Matthew Garrett, "[...] your hardware manufacturer has a better idea what your computer is capable of than we do. If a laptop manufacturer configures your drive to save power at the cost of life expectancy, then that's probably something you should ask your laptop manufacturer about."

Ou seja,

o fabricante do seu hardware sabe melhor do que o seu computador é capaz do que nós. Se o fabricante do seu laptop configurou seu hard drive para economizar energia ao custo da vida útil, então isso provavelmente é algo que você deveria perguntar ao fabricante do seu laptop.

Além disso, o fabricante de HDs Hitachi diz, em (http://www.hitachigst.com/tech/techlib.nsf/techdocs/9076679E3EE4003E86256FAB005825FB/$file/LoadUnload_white_paper_FINAL.pdf)

"[...]drives which carry a 300,000 cycle specification and have successfully passed long-term endurance testing beyond 1,000,000 load/unload cycles—both well beyond the limits of hard drives designed with CSS"

Os drivers (HDs) levam a especificação de 300 mil ciclos, mas passaram com sucesso em testes além de 1 milhão de ciclos (load/unload) - ambos (os números) são muito além dos ciclos projetados para os HDs com a tecnologia CSS.

Eu acho que não há com que se preocupar. Primeiro porque não há provas de que muitos ciclos sejam ruim, pois isso depende do HD, da idade do HD e uso do HD.
Depois que não há provas de que o problema é do OS.

Acho que você, Raphal, tem uma preocupação maior por causa da perda de HDs do seu irmão. Mas será que não foi algum outro problema?
Pelo menos em todos os fóruns e blogs que já fui, ninguém reportou perda de HD, é simplesmente uma tempestade em cima de um número que ninguém nunca soube pra que servia.


The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #63 Online: 04 de Novembro de 2007, 17:03 »
Oi DouglasCaixeta
Legal tua explicaçao sobre o assunto, mas eh que realmente achei muito estranho e passei a ficar preocupado, pois afinal fui eu quem botei o xubuntu no notebook do meu irmao e ele gosto mas agora depois disso tudo ele se apavoro, ele nao eh da informatica e fica meio com peh atraz com relaçao a esses assuntos, eu também fiquei agora, td bem que pode ateh ter cido outra coisa, e nao o xubuntu, ele pode ateh ter aprontado algo como not e eu nao fiquei sabendo, e td isso foi muito coincidencia.
Meu notebook tah uma maravilha e ateh agora nao deu problema algum mas agora fico com receio, afinal porque esse problema surgiu? alguem deve ter tido problemas serios parater reportado esse "bug", talvez os proprios fabricantes estivessem errados? afinal oque eh Load Cycle? e porque em alguns hardwares eles aumentam rapidamente outros lentamente e outros somente quando o notebook eh ligado?
Acho que ainda tem essas questoes no ar, pelo menos pra mim.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #64 Online: 04 de Novembro de 2007, 19:51 »
Bom, Load Cycle como eu expliquei acima, é uma tecnologia desenvolvida que retira a "agulha" do disco toda vez que este não está em uso, garantindo que ela não vai encostar no disco e economizando energia.

"porque em alguns hardwares eles aumentam rapidamente outros lentamente e outros somente quando o notebook eh ligado?"

Acho que isso depende do fabricante. Quem reportou o bug, neste site, https://launchpad.net/bug59695.html, usa HD Hitachi.

Neste site, http://www.thinkwiki.org/wiki/Problem_with_hard_drive_clicking, explica que este problema parece ser a tecnologia da Hitachi e alguns HDs Samsung junto com a BIOS de alguns fabricantes (já que quem controla a parte de energia é a BIOS).
No mesmo site tem o link para a atualização do firmware dos HDs.

Portanto, esse parece ser um problema conhecido dos fabricantes, e que inclusive já resolveram o problema com atualização. E sim, é um problema Linux x HDs. Mas não Ubuntu, e sim qualquer linux. Não que o linux seja ruim, e sim porque a Microsoft simplesmente bate na porta do fabricante e diz pra ele desenvolver um software X pra gerenciar Y, e oferece todo o suporte. Quantos programinhas não existem no tray do seu notebook quando você compra com Win? Tira metade do desempenho do computador, mas tudo funciona.

Qual é a contagem de Load Cycles do seu?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #65 Online: 04 de Novembro de 2007, 20:48 »
Douglas novamente vc deu uma boa explicação, para quem tem notebook essas informações sao valiosas, eu comprei o meu com muito suor e odiaria ter qualquer hardware danificado por causa de software.
O resultado do meu eh
Código: [Selecionar]
193 Load_Cycle_Count        0x0032   100   100   000    Old_age   Always       -       16350e soh aumenta a cada vez que ligo o notebook, HP Pavilion dv6110br, hd  FUJITSU MHV2040BH de 40gb
Creio que meu notebook nao tenha problemas com gerenciamento de energia, mas isso quer dizer que o Ubuntu de hj nao tem nem um gerenciamento de energia deixando isso para o hardware e a bios certo? ignorando e acreditando inocentemente que a bios e o hardware estão sempre certos e correto com relação a economia de energia, eh melhor o pessoal da Canonical e outros abrirem os olhos pra isso, eh melhor eles começarem a fazer um gerenciamento de energia correto para notebooks.
Detalhe, meu notebook vai fazer um ano mes que vem e uso ubuntu e jah usei debian por um curto periodo.
Meu irmao teve que trocar de hd a cada 2 meses, mas sobre o not dele eu jah nao sei, eu nao vo mais botar minha mao no fogo pelo not dele e ele que use windows mesmo.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #66 Online: 04 de Novembro de 2007, 21:24 »
Olá,

Este link https://bugzilla.redhat.com/show_bug.cgi?id=146628, fala sobre os load cycles esperados.

É normal que a cada boot aumente o load cycles, pois você desligou e ligou o PC.

De acordo com o site o normal é "less than 20 per hour" (menos de 20 por hora) no caso, com o gerenciamento de energia ligado (na bateria). Ligado na tomada, não deve dar mais do que 1 por "ligada".

Então, confira este cálculo:

X * 365 * Y
Onde Y é o tempo de uso do seu HD e X é o número de load cycles por dia.
Imagine que você use seu laptop 5 horas por dia, acho pouco, mas se for 20 load cycles por hora dá 100 por dia.

100 (número de load cycles) * 365 (dias do ano) * 1 (tempo de uso do seu laptop) = 36500.

Bem abaixo dos seus 16350.

O meu tem 2 anos e tá com 27771.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #67 Online: 04 de Novembro de 2007, 21:53 »
Quando estou na bateria também fica parado os load cycle, vou fazer um teste no windows que tenho instalado aqui no not pra jogar um jogo pra ver como os load cycle se comportam.
vlw pela ajuda e vou manter esse topico ativo para tirar qualquer duvida que ainda exista.
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #68 Online: 04 de Novembro de 2007, 23:13 »
É eu também fiz testes no meu e deixei na bateria e não mudou nada. Mas eu não fiquei muito tempo. Se for mesmo 20 por hora, não deu tempo de ter dado nenhum ciclo.
Quando usar na bateria vou calcular e se der diferença posto aqui.
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline Raphal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #69 Online: 05 de Novembro de 2007, 00:25 »
Eu fiz um teste no windows, a cada 1min ou 2 ele desliga o hd, ai quando mexo o mouse ele liga novamente assim contando 1 no Load_Cycle, talvez o windows estaja certo nao? apesar de eu ter testando com ele ligado na tomada que eh 95% do tempo q eu uso o not eh na tomada, mas uma coisa estranha eh que eu fui comer alguma coisa e voltei e ele tinha aumentado quase 20 pontos, nao lembro quantos foram, e nao deu 1h, no maximo 15 a 20min. Vou ficar de olho!
Soh quero ser livre, chega de ignorancia!
Rafael Campos de Bastiani

Offline mathdelic

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #70 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:46 »
Jogando uma pá de cal neste assuntu (com "u" mesmo):

http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

O que importa não é o número de ciclos (a princípio), mas sim a velocidade com que este número aumenta.
Este número de ciclos é tipo que uma métrica para a vida útil do hds, estimada em 200 mil ciclos, para a maioria dos hds.

Leiam o artigo com atenção, que eu acho que não sobrarão dúvidas sobre o assunto.

flw
Ubuntu 7.10 # Com KDE.
DELL Vostro 1000
Sempron Mobile 3500+ (1,8 GHz, 512 KB)
2 GB de SDRAM DDR2 de 533 MHz
80GB SATA
Integrada ATI Radeon® Xpress 1150 HyperMemoryTM

Chipset ATI RS485M / SB600
WXGA (1280x800) Widescreen de 15,4"

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #71 Online: 05 de Novembro de 2007, 21:16 »
Jogando uma pá de cal neste assuntu (com "u" mesmo):

http://alexblog.eeol.org/linux/aumentando-a-vida-util-dos-hds/

O que importa não é o número de ciclos (a princípio), mas sim a velocidade com que este número aumenta.
Este número de ciclos é tipo que uma métrica para a vida útil do hds, estimada em 200 mil ciclos, para a maioria dos hds.

Leiam o artigo com atenção, que eu acho que não sobrarão dúvidas sobre o assunto.

flw

Cara eu tava morrendo de duvida aqui. Esses valores estavam aumentando devagar mas estavam aumentando.
dai segui o procedimento postado no ubuntu brasil mas continuaram da mesma forma.
dai segui o procedimento que está nesse blog e continuou a mesma coisa.
dai tentei o mesmo procedimento novamente mas alterando o valor do PARAM=255 para PARAM=254 e resolveu o problema.

Valew cara, tava escutando uns tec no hd e acho q era esse o problema. No Feisty não percebia isso.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Fepunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #72 Online: 22 de Abril de 2008, 06:06 »
Pessoal, todos estao dizendo que quem controla o gerenciamento de energia eh a BIOS e que tudo está voltado apenas nas configs que os fabricantes fazem e que o SO (linux) nao faz nenhuma alteração certo? mas deem uma olhada no texto abaixo:

"Com relação ao gerenciamento de energia, o ACPI é o sucessor do DPMA, usado em micros 486 e Pentium. A diferença básica entre os dois é que no ACPI o gerenciamento de energia é feito pelo sistema operacional e não pelo BIOS"

sendo que o ACPI eh o que usamos hoje em dia..

fonte:
http://www.guiadohardware.net/termos/acpi

edit:  desculpem desenterrar o topic...mas esse "problema" jah foi sanado no ubuntu 8.04...eles aumentaram por default o tempo de descando do HD nos notes usando apenas a bateria??  pq aki no win eu deixo na tomada o hd sempre ligadu e na bateria desligar apos 15 min quando em repouso !!
« Última modificação: 22 de Abril de 2008, 16:52 por Fepunk »

Offline gustavozb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #73 Online: 23 de Abril de 2008, 10:20 »
afinal,
o ubuntu que será lançado amanhã já vai ter esse problema resolvido???

Offline Fepunk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #74 Online: 25 de Abril de 2008, 12:10 »
afinal,
o ubuntu que será lançado amanhã já vai ter esse problema resolvido???

nao verdade nao sei se eh um problema ou nao, mas mesmo no 8.04 ainda continua igual...acabei de verificar....no modo laptop on mode on continua assim:

HDPARM -B 1 /dev/$drive 2>/dev/null

e no modo laptop mod off esta setado como:

HDPARM -B 255 /dev/$drive 2>/dev/null

pra quem usa sempre na AC nao tera problema algum...jah quem uso o note em bateria esse valor "1" eh mto pequeno....ou altera o mesmo ou sempre deixa esse laptop mod no off...nao sei qual as desvantagens disso !! caso alguem queria alterar e no seguinte caminho:

/etc/acpi/power.sh


cya !!