Autor Tópico: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!  (Lida 77232 vezes)

Offline STIG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Online: 31 de Outubro de 2007, 05:02 »
Acabei de ler, então fica o aviso aos amigos que tenham note

http://www.bestlinux.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3209&Itemid=162
https://launchpad.net/bug59695.html

Alguém sabe o que se passa? No meu notebook ainda tenho o feisty...não queria arriscar

« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 05:04 por STIG »

Offline ppfb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 337
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2007, 05:38 »
será?

Pelo que vi lá não fala a versão...não será que esse problema já foi resolvido ou algo assim não? Apesar de a matéria ser de ontem...

Abraços

Offline Ronalds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2007, 05:51 »
Esta é a polemica do momento.
De uma olhada....

http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #3 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:15 »
Esta é a polemica do momento.
De uma olhada....

http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529



Explicação dada graças as dicas do Guto Carvalho, no Planeta Ubuntu Brasil.

Ñ tá adiantando querem ficar queimando o filme do Ubuntu.  ;D O bicho é bom demais!
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:41 »
pra criticar aparecem muitos, mas pra ajudar a resolver conta-se nos dedos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

boi

  • Visitante
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #5 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:02 »
pra criticar aparecem muitos, mas pra ajudar a resolver conta-se nos dedos

Mas qual o problema em criticar, quando os problemas são reais? Não fazemos isso todos nós em relação ao Windows? Por que fingir que o Ubuntu não tem problemas? Será que se taparmos o sol com a peneira todos os problemas desaparecem por mágica? Vamos então todos fingir que o Ubuntu não tem problemas e que a versão 7.10 é estável. Mas e depois, o que dizer para pessoas que acreditaram nisso e acabaram tendo problemas sérios, inclusive de hardware, como nesse caso?

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #6 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:19 »
Eu vejo motivos sérios pra nos preocuparmos.

Primeiro vemos o Ubuntu 7.10 instável e cheio de bugs.

Agora descobre-se um bug que pode até danificar seu hardware.

O que sei é que vou começar a testar com mais atenção outras distros com propostas semelhantes às do Ubuntu.

Estou começando a pensar em migrar definitivamente. Talvez para o Mandriva, Fedora ou OpenSUSE... Vou começar os testes para descobrir um substituto de qualidade.


   
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 09:21 por gabriel0085 »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #7 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:29 »
Alguns usuários estão tendendo a uma defesa pouco racional do Ubuntu.  Como se o Ubuntu não possuísse falhas.

Gostaria de saber o que estas pessoas diriam caso o HD do seu laptop fosse danificado por esse bug. Defenderiam a distro mesmo assim?
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 09:34 por gabriel0085 »

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #8 Online: 31 de Outubro de 2007, 09:53 »
nao acredito que o ubuntu seja o universo ou que nao possua falhas...
assim como todo programa o ubuntu também nao esta livre de bugs... coisa normal
so nao acho normal o programa mal é lançado e a maioria já critica sobre bugs... nem em todos os pcs funciona normal mesmo... eu mesmo ja fiz programa aonde em 9 pcs rodava normal e em 2 não rodava normal...
com o tempo vai se arrumando...
e como foi citado no planeta ubuntu

http://planeta.ubuntubrasil.org//post/2529
Citar
Isso é um problema do Ubuntu?
Não, isso é um problema dos fabricantes dos discos, que implementam em suas controladoras de disco um tratamento radical para o controle de energia.

com o tempo tudo se arruma


Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:12 »
Alguns usuários estão tendendo a uma defesa pouco racional do Ubuntu.  Como se o Ubuntu não possuísse falhas.

Gostaria de saber o que estas pessoas diriam caso o HD do seu laptop fosse danificado por esse bug. Defenderiam a distro mesmo assim?

Caros amigos Gabriel e Boi

Vcs ñ deixam de ter razão sim.
Inclusive vcs me fizeram pensar no caso desses novos lançamentos a cada 6 meses, talvez num seja um prazo muito curto. Tem gente aqui no fórum que reclama sobre isso.
Eu por hora, acabei de fazer o upgrade p/ o Gutsy, conforme relato: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26872.msg156337.html#msg156337
Havia falado aqui no fórum várias vezes que esperaria uns dias p/ atualizar.

O caso é que ainda me sinto um aprendiz de Linux e prefiro ficar no Ubuntu, devido ao aspecto geral que envolve esse projeto, principal/ esse fórum e sua farta documentação. P/ mim que sempre usei e ainda preciso usar o windows o Ubuntu tem sido uma grata surpresa.

O que ñ quer dizer que ñ veja os liveCDs das outras distros, inclusive faço um relato positivo do que vi do Mandriva2008: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27297.0.html

Esse negócio de várias distros, tem o seu lado bom e tem o seu lado ruim, que ñ deixa o Linux c/ um padrão no GUI.
P/ usuários avançados talvez ñ seja problema, mas p/ os básicos?

Por isso peço um pouco de calma, acho que as coisas vão se normalizar. Hj a muito interesse até econômico por trás do Ubuntu, por exemplo, a Dell.
também a Mandriva vinha sendo criticada e pelos comentários essa versão está muito boa, competindo em pé de igualdade.

Inclusive deixo aqui meu recado: assim que tiver a chance de migrar total/ as edições de jornais etc que faço, vou largar o Windows e penso em manter um dual-boot de 2 distros Linux, uma será a Ubuntu (Gnome), devido a motivos como supracitei e a outra uma c/ GUI KDE, estou entre a Mandriva e a OpenSuse, que ando doido p/ ser lançado o liveCd, p/ testar. Agora ñ posso negar a Mandriva2008 me impressionou positiva/.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

boi

  • Visitante
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #10 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:31 »
Caros amigos Gabriel e Boi

Vcs ñ deixam de ter razão sim.
Inclusive vcs me fizeram pensar no caso desses novos lançamentos a cada 6 meses, talvez num seja um prazo muito curto. Tem gente aqui no fórum que reclama sobre isso.
Pois, é, acho que agora está ficando claro que não dá para lançar uma versão a cada seis meses mantendo um mínimo de qualidade. Na verdade acho que o problema nem está em lançar a cada seis meses, mas em ter uma data fixa para o lançamento. Vejam que a Mandriva estava com a política de lançar apenas uma versão por ano, e mesmo assim os problemas eram enormes, tanto que eles voltaram atrás. Acho que a data de lançamento deveria ser flexível, ser apenas uma referência. A distro só deveria ser lançada quando estivesse realmente pronta, nem que para isso atrasasse semanas ou meses.

Citar
Por isso peço um pouco de calma, acho que as coisas vão se normalizar. Hj a muito interesse até econômico por trás do Ubuntu, por exemplo, a Dell.
também a Mandriva vinha sendo criticada e pelos comentários essa versão está muito boa, competindo em pé de igualdade.

Mas eu acho que o problema está justamente nos interesses econômicos. É o que vemos no software comercial, que comumente é lançado antes de estar pronto, cheio de bugs, apenas para cumprir prazos. E depois que é lançado é que correm atrás para corrigir os bugs. Vemos isso hoje em dia até nos jogos.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #11 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:34 »
Tem nego exagerando na contra-propaganda, hein? Existe o "bug" e existe o "fix" para ele, pior se não tivesse jeito, mas tem!

Não acho o Ubuntu o supra-sumo, mas será para mim, assim que eu conseguir usar o Gravador de Som!!! Este treco não rola de jeito maneira! hehehe

Toca o jogo!
Abs!!!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #12 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:46 »
Alguns usuários estão tendendo a uma defesa pouco racional do Ubuntu.  Como se o Ubuntu não possuísse falhas.

Gostaria de saber o que estas pessoas diriam caso o HD do seu laptop fosse danificado por esse bug. Defenderiam a distro mesmo assim?

Vou completar a mensagem do chrystoffer.

Concordo que existem muitas variáveis que afetam um sistema/programa. Muitas você faz, testa, testa, e ao chegar em um cliente não funciona, ou apresenta um bug simplesmente porque ele tem algo diferente lá, seja um drive, uma biblioteca... sei lá, este tipo de problema aconteceu comigo também.

Não estou defendendo o Ubuntu, muito menos sendo (um pouco)  mais radical como o gabriel0085 que ultimamente tem sofrido/visto apenas problemas. Li tudo que foi indicado aqui, inclusive do texto do Planeta, e ai ficou a dúvida, até onde é problema do Ubuntu, e até onde é problema do fabricante? Pergunto isto pelo fragmento do texto abaixo:

Citar
Bom como disse o Ubuntu Developer Matthew Garret, o Ubuntu não afeta ou danifica seu disco, pelo contrário através dele você pode proteger seus discos com as otimizações já citadas. Tanto não é um BUG que no launchpad o problema foi marcado com prioridade whishlist (um tipo de solicitação de ajuste), é menor que a prioridade low (baixa).

E quanto a verificação se seu hardware esta enfrentando o problema. Alguém aqui já testou?

Citar
Como verificar seu sou acometido por este problema?

Instale o pacote smartmontools e faça o seguinte teste.

Código: [Selecionar]
root@defiant:/home/gutera# smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
193 Load_Cycle_Count 0×0012 099 099 000 Old_age Always - 10229

Veja, no meu caso o valor do load-cycle-count é de 10229, se ele aumentar em pouco tempo e continuar aumentando você pode ter um hardware que tem um tratamento agressivo em relação ao consumo de energia. No meu caso esse valor não mudou nas últimas horas, existem depoimentos de que este valor pode subir em minutos.

Bem, eu testei, e aqui não veio resposta.

Código: [Selecionar]
# smartctl -a /dev/sda | grep Load_Cycle_Count
#

Será que fiz algo de errado?

É mesmo preocupante, e todos nós temos que testar, afinal problemas com o hardware do notebook é mais trabalhoso para consertar do que para um PC normal. Neste momento sinto que o erro sendo do Ubuntu, ou do fabricante não me vem ao caso, até porque aparentemente podemos minimizá-lo. Sei que nunca ouvi ruídos vindos do meu HD, e ao menos isto me tranquiliza, claro que não acho que estou isento de problemas e estou de olho neste tópico para ver se necessito, ou não, de alguma intervenção no meu PC.

[]'s

Cristiano

Só uma observação direcionada ao gabriel0085

Não disse aqui em momento algum, e nem acho, que você (ou outra pessoa) esteja errado, apenas coloquei que tenho uma posição diferente da sua. Sei que você sofreu com os bugs do Gutsy, e vendo isto só faz ficar assim (eu passei por isto com o Edgy), mas é aquilo que já disse em outro tópico, os problemas do Gutsy são pontuais, assim como ocorreu com o Brezzy, com o Edgy, com o Feisty e etc, onde o problema aparece para muitos e para outros não.

De qualquer forma como o problema aqui pode atingir não só eu, como você e outros estou solidário, e também ficarei atento.

Mas será que isto é alguma configuração isolada do Ubuntu? Ou outras distros também podem estar com o mesmo problema? Vale também um estudo né...
« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 10:50 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #13 Online: 31 de Outubro de 2007, 10:47 »
alguem pode traduzir o bug para "human beings"?
; Linux is almost there!

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: AVISO: O ubuntu pode estar matando o seu notebook!!
« Resposta #14 Online: 31 de Outubro de 2007, 11:23 »
Citar
Não estou defendendo o Ubuntu, muito menos sendo (um pouco)  mais radical como o gabriel0085 que ultimamente tem sofrido/visto apenas problemas.

Citar
Só uma observação direcionada ao gabriel0085

Não disse aqui em momento algum, e nem acho, que você (ou outra pessoa) esteja errado, apenas coloquei que tenho uma posição diferente da sua. Sei que você sofreu com os bugs do Gutsy, e vendo isto só faz ficar assim (eu passei por isto com o Edgy), mas é aquilo que já disse em outro tópico, os problemas do Gutsy são pontuais, assim como ocorreu com o Brezzy, com o Edgy, com o Feisty e etc, onde o problema aparece para muitos e para outros não.

De qualquer forma como o problema aqui pode atingir não só eu, como você e outros estou solidário, e também ficarei atento.

Mas será que isto é alguma configuração isolada do Ubuntu? Ou outras distros também podem estar com o mesmo problema? Vale também um estudo né

clcampos,

você tem razão, ando bastante decepcionado com o Gusty.

Mas tenho o bem senso de não julgar um lançamento apenas pelo desempenho em minha máquina. E o que vejo aqui pelo fórum é uma crítica geral.


Algo que não via com tanta intensidade com o festy. Apesar de alguns dizerem que esse processo se repete a cada lançamento, eu lembro do contrário. Tive uma ótima experiência com o Fesity e via aqui no Fórum muito mais elogios que críticas.

Por isso acho que minhas críticas e as de outros usuários que passaram por problemas são fundamentas em argumentos, não são críticas vazias.