Autor Tópico: Fundação GNOME ajudando o OOXML?  (Lida 1386 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Fundação GNOME ajudando o OOXML?
« Online: 31 de Outubro de 2007, 02:48 »
Citar

Fundação GNOME ajudando o OOXML?

Ter, 30/10/2007 - 10:30

    “Direto do Slashdot: em um post em seu site, Russell Ossendryver, um defensor do ODF, alerta que a Fundação GNOME está partidária e se dedicando ao .... OOXML! Depois que o fundador do GNOME miguel de icaza chamou o padrão de "soberbo", parece que há mais gente entrando no "embalo", como pode ser verificado nessa mensagem.
    Até quando a tão chamada e cultuada "interoperabilidade" vai ser desculpa para esse tipo de comportamento, onde excluindo-se a parte da ameaça a padrões livres (que é uma coisa muito séria), é praticamente um CULTO a QUALQUER COISA que venha dos lados da microsoft? Convém ler a thread da lista de discussão, inclusive com comentários de Richard Stallman.”

Enviado por Eustáquio 'TaQ' Rangel (eustaquiorangelΘyahoo·com) - referência (slashdot.org).

Fonte: http://br-linux.org/linux/fundacao-gnome-ajudando-o-ooxml

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Fundação GNOME ajudando o OOXML?
« Resposta #1 Online: 31 de Outubro de 2007, 08:54 »
P/ ilustrar mais um pouco o tópico:

Citar
Fundação OpenDocument abandona ODF para suportar padrão de arquivo da W3C

Um grupo formado para promover o padrão Open Documento Format (ODF) está abandonando seu suporte ao formato em favor de um novo padrão elaborado pela W3C, em uma jogada que confunde ainda mais a já caótica pretensão de criar um único padrão para arquivos de escritório.

A Fundação OpenDocument foi formada há cinco anos para incentivar a adoção de um formato de arquivos universal. Até recentemente, o grupo estava focado na tecnologia na qual o padrão seria baseado: o ODF, que foi aprovado como formato global pela International Organization for Standardization.

Em um recente post de blog, porém, o vice-presidente e diretor de negócios corporativos da fundação, Sam Hiser, explicou a razão pela qual o padrão Compound Document Format (CDF), elaborado pela World Wide Web Consortium (W3C), é mais viável como formato universal que o ODF.

Em entrevista por telefone, Hiser afirmou que a fundação começou a perder suporte para o ODF em fevereiro quando se tornou claro que a Sun Microsystems estava mais interessada em fazer com que seu próprio pacote StarOffice fosse interoperável com os formatos da Microsoft que fazer com que o ODF funcionasse com o padrão Open XML.

Hiser afirmou suspeitar que o investimento da Microsoft na plataforma Java de cerca de 2 bilhões de dólares pode ter relação com o aparente descaso da empresa em tornar o ODF interoperável com o Open XML.

"A Sun só se importa com seus próprios aplicativos", acusou.

A decisão de incentivar o CDF ao invés do ODF significa que a Fundação OpenDocumento mudará seu nome e terá de se transformar em outra organização, acrescentou, sem revelar mais planos sobre a mudança.

Em um post de blog, Jason Matusow, diretor de padrões corporativos da Microsoft, escreveu que a nova controvérsia sobre o ODF prova que o que importa são os aplicativos, não os formatos de arquivo.
Fonte: http://feeds.feedburner.com/~r/Rss-Bestlinuxcombr/~3/177487011/index.php
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469