Autor Tópico: "A Catedral e o Bazar" (Eric Raymond) - leitura obrigatória sobre Open Source  (Lida 7937 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
"A Catedral e o Bazar" é um livro clássico que mudou as diretrizes do desenvolvimento do software livre no mundo. E seu autor, Eric Raymond, é uma figura extremamente respeitada, com várias contribuições além desta obra. Ele é considerado por alguns, como um dos grandes gurus do universo do código aberto ao lado de Linus Trovalds, Richard Stallman e John Maddog Hall, entre outros.

O livro é pequeno e é uma leitura interessante, eu recomendo.

Abaixo segue a descrição da wikipedia sobre o livro e dois links para lê-lo: o original em inglês e uma tradução para o português.

Divitam-se.  :D   




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_catedral_e_o_bazar


A Catedral e o Bazar (em inglês: The Cathedral and the Bazaar) é um ensaio de Eric S. Raymond sobre métodos de engenharia de software, baseado em suas observações do processo de desenvolvimento do Linux e suas experiências administrando o projeto open source fetchmail. Foi primeiramente apresentado pelo autor no Linux Kongress em 27 de Maio de 1997 e publicado como parte do livro com o mesmo nome em 1999. É normalmente considerado como o manifesto do movimento Open source.

O ensaio apresenta dois diferentes modelos de desenvolvimento de um software livre:

    * O modelo Catedral, no qual o código fonte é avaliado em cada atualização do software, mas o código desenvolvido entre duas atualizações é restrito a um exclusivo grupo de desenvolvedores. Os projetos Emacs e GCC são apresentados no ensaio como exemplos.

    * O modelo Bazar, no qual o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. Raymond credita Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo de desenvolvimento de software. Ele também fornece alguns relatos anedóticos da aplicação desse modelo ao projeto Fetchmail.

A tese central do ensaio de Raymond é que "Dado um número de olhos suficiente, todos os erros são triviais" (que é o enunciado da Lei de Linus): se o código fonte está disponível para teste, escrutínio e experimentação pública, então os erros serão descobertos rapidamente. Em contraste, Raymond alega que uma irregular quantidade de tempo e energia devem ser gastos procurando por erros no modelo da Catedral, quando as diversas versões de código são avaliadas por um número limitado de desenvolvedores.

Este ensaio ajudou a convencer a maioria dos projetos open source e softwares livres a adotar o modelo do Bazar, completa ou parcialmente — incluindo os projetos Emacs e GCC, os exemplos originais para um modelo Catedral. Mais notavelmente, isso ainda providenciou o empurrão final para a Netscape Communications Corp abrir o código de fonte do Netscape Communicator e iniciar o projeto Mozilla.

O modelo da Catedral é também o modelo de desenvolvimento típico para software proprietário — com a restrição adicional de o código fonte não ser normalmente providenciado com as atualizações — e um uso comum da frase "a Catedral e o Bazar" é contrastar a o desenvolvimento proprietário com o desenvolvimento de código aberto (mais tarde, o próprio Raymond usou a expressão dessa maneira em relação aos Documentos de Halloween). Porém, o ensaio original preocupa-se somente com o software livre e não fazia nenhuma referência ao desenvolvimento proprietário.

A terminologia usada no ensaio tem sido estendida para descrever outro tipo de projetos e não somente software. A Wikipédia é um projeto que implementa o modelo do Bazar, enquanto a Nupedia e a Enciclopédia Britannica são projetos que usam o modelo da Catedral.

Quando O'Reilly publicou o livro em 1999, este alcançou outra distinção por ser o primeiro livro completo e comercialmente distribuído e publicado sob a licença Creative Commons.






"A Catedral e o Bazar" (online - português):
http://www.geocities.com/CollegePark/Union/3590/pt-cathedral-bazaar.html


"A Catedral e o Bazar" (Ensaio original online - inglês):

http://www.catb.org/~esr/writings/cathedral-bazaar/cathedral-bazaar/


« Última modificação: 31 de Outubro de 2007, 12:39 por gabriel0085 »