Autor Tópico: Solução palhtiva para o terminal como root.  (Lida 3896 vezes)

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Solução palhtiva para o terminal como root.
« Online: 21 de Maio de 2009, 00:34 »
Visitando este site https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/326158  rolando a pagina até o 16 post mais ou menos não me lembro bem um usuáiro faz mesão a este comando  gnome-terminal -e "sudo -i" para abrir o terminal como root, então criei um lançador no desktop para testar, para minha surpresa funciona perfeitamente, então fui até a configuração do menu principal e alterei o comando do atalho terminal como root com este sugerido e está funcionando certo.
Agora só não sei se é seguro.

Pelo menos realizei alguns comandos e funcionou na perfeição.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Solução palhtiva para o terminal como root.
« Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2009, 00:40 »
Não é seguro e eu não recomendo. Pode até ser útil, mas deixa seu sistema vulnerável, pois se você rodar um script "sem querer" ou "sem saber" direito o que ele faz e ele precisar de privilégios root, ele poderá causar danos no seu sistema pois já executará como root (porque você alterou para que funcionasse assim), ou te dando dores de cabeça caso altere arquivos de configuração, etc...

Offline SergioJP

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 220
  • Nada é melhor do que aprender e compartilhar.
    • Ver perfil
Re: Solução palhtiva para o terminal como root.
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2009, 01:12 »
Não é seguro e eu não recomendo. Pode até ser útil, mas deixa seu sistema vulnerável, pois se você rodar um script "sem querer" ou "sem saber" direito o que ele faz e ele precisar de privilégios root, ele poderá causar danos no seu sistema pois já executará como root (porque você alterou para que funcionasse assim), ou te dando dores de cabeça caso altere arquivos de configuração, etc...
Eu só alterei porque o terminal como root do Jaunty não funciona, e quando quero fazer alterações ou instalar algo que precise de previlégios de administrador.
Mas só uso com aplicações que eu conheço, não com qualquer coisa.
Isso é só para facilitar pois pede senha só no começo depois roda os comandos sem pedir senha.
Mas se é inseguro acho melhor não usar, depende de cada um e do conhecimento que tenha.
Obrigado pelo alerta.
Abraços.
Ubuntu Gnome 17.04 LTS GIGABYTE H61M-S1- CORE i3 - NVidia GT 420 - 12G RAM

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Solução palhtiva para o terminal como root.
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2009, 14:37 »
Excelente... Já estava ficando injuriado com o Jaunty!!! rss
Abraços...
Imigrante