Para mim mais importante é a aceleração 3D. Posso dispensar o Fusion. Mas qual é a diferença entre o driver restrito e o proprietário? Para mim era a mesma coisa, diferente do opensource!
Como você resolveu o problema da aceleração 3D?
Não tive nenhum problema com o X até agora. Tudo inicia e roda tranqüilo, só falta a aceleração 3D.
Outra coisa: notei que esta nova versão do UbuntuStudio não traz o Scribus, tive de instalar depois da atualização. Como pode uma distro voltada para designers dispensar o Scribus, único programa de paginação no universo Linux?
Sério cara
O meu Ubuntu Studio 7.10 já vem com Scribus sim! O único trabalho que tive foi ter que instalar o openoffice-gtk e o openoffice-gnome que não vem por padrão, para que o OpenOffice se integre ao tema GTK do GNOME... mas fora isso ele veio com quase tudo que um artista tem direito...
niltonpess, o Driver proprietário é o feito pela própria ATI e nos oferece o Catalisty Control Center™ para um total controle da nossa placa ATI no Linux, essa GUI (Graphical User Interface = Interface Gráfica para Usuário) no Linux ainda é meio limitada.
Mas o Driver tem a mesma potência ou melhor que a versão do Windows™.
Já o Driver Open Source é construído pela Comunidade Linux, seguindo algumas especificações de Hardware que a ATI libera para nós, e é muito mais seguro e estável de usar e já vem por padrão no Linux.
Porém a versão do "Driver Restrito" , que é proprietário, (Sistema > Adiministração > Gerenciador de Drivers Restritos) ainda é antiga e não oferece suporte ao AIGLX, coisa que o Driver Proprietário atual oferece e é fundamental para rodar o Compiz Fusion.
Os os dois Drivers deveriam ofererecer aceleração 3D, mas nem sempre o Open Source cumpre bem essa função, aí entra o Driver Proprietário (o atual com o AIGLX) e precisa baixar do site da ATI e compilar, e o "Driver Restrito" (Antigo e sem suporte a AIGLX) que é Proprietário também, porém mais estável e seguro e dá pra instalar pelo Ubuntu mesmo (Sistema > Adiministração > Gerenciador de Drivers Restritos).
Espero ter explicado bem, agora cabe a você decidir o que fazer