Autor Tópico: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]  (Lida 3623 vezes)

Offline Oleker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Online: 09 de Novembro de 2007, 16:44 »
Primeiramente é o meu primeiro poste no fórum. Se estiver na área errada, o moderador poderia move-lo para a área correta?

Seguinte... Eu estava querendo instalas Windows e Ubuntu em meu computador, fazendo um sistema de multi-plataforma. Porém, ao instalar o Ubuntu acabei errando nas opções de instalação e perdi todos os meus arquivos que estavam instalados no Windows. Agora tentei instalar o Windows novamente, mas a instalação está entrando em conflito com o ubuntu (não está reconhecendo o HD, que foi formatado para o Linux). Queria desinstalar o Ubuntu, instalar o Windows e instalar o Ubuntu novamente, já que seria um processo mais fácil para mim que sou iniciante em Linux. Mas eu não sei qual o comando para desinstalar o ubuntu. Procurei pelo fórum mas não encontrei o comando. Qual seria?

Se esse não for o procedimento mais fácil para rodar Windows e Ubuntu juntos, qual seria o processo?

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2007, 17:05 »
Na instalação do windows era pra aparecer a partição do ubuntu como "Espaço não particionado".

O Seu HD é sata?

Offline Oleker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2007, 20:21 »
Eu não entendo muito sobre modelos de hardware... Como eu vejo isso?

Quando eu tento instalar o windows, aparece um erro dizendo que o ndll.dll (acho que é isso) não foi encontrado. Isso não seria problema no CD?

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2007, 20:35 »
vc ja usou esse cd para instalar o windows?
ta usando o cd como boot?
o que o Marcos quis dizer, é que qdo inicia a tela azul talz la na instalação do windows, aparece o HD sendo usado pelo Ubuntu como "espaço não particionado"...
explica melhor ai  ;)

Offline Oleker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:07 »
Não. Não aparece nada parecido. Quando a instalação vai iniciar ocorre o erro do ndll.dll. Esse erro é naquela tela azul com letras brancas. Depois disso eu tenho que restar a minha máquina.

Não seria mais simples eu desinstalar o Ubuntu e instalar o Windows para depois instalar o Ubuntu, pondo as configurações certa? Eu preferiria desse jeito pois estou mais acostumado com Windows. Só não sei o comando para desinstalar o Ubuntu. Mas se houver algum outro jeito mais simples poderiam me explicar?

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:27 »
Faça o seguinte:
Verfique no setup se na primeira opção de boot está o cd-rom (se não estiver coloque) e
depois precione F10 para sair e salvar.

Coloque o CD do Windows e reinicie a maquina
Vai aparecer uma mensagem "Precione uma tecla para iniciar do cd" (alguma coisa assim)
Após apertar a tecla, ira iniciar o instalador do windows.
Na parte de partições, crie uma para o windows e deixe um espaço vazio para o ubuntu
(no minimo uns 5 GB).

Desta forma, você apagara tudo que estiver instalado.

Se continuar com o erro anterior, teste com outro cd de instalação do Windows.

Se der certo posta pra gente ir para a parte de instalação do ubuntu ( que é bem mais fácil e rápida )

Abraços.


« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 21:34 por Marcos MHZ »

Offline Oleker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:34 »
O primeiro boot está como cd-rom. Entretanto eu não tenho outro cd do windows que funcione... Tenho outro mas ele não roda. É um cd que o meu primo me emprestou... Deve ter dado algum erro na cópia do cd.
Vou falar conhecidos e arranjar um outro cd do Windows. Mas posso tentar com o meu cd atual. Queria pelomenos tentar desinstalar e instalar novamente. Mas eu não sei qual é o comando de terminal para desinstalar o Ubuntu. Poderia me dizer qual?

Offline Marcos MHZ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Problemas com Multi-Plataforma [Sou iniciante em Linux]
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:38 »
O primeiro boot está como cd-rom. Entretanto eu não tenho outro cd do windows que funcione... Tenho outro mas ele não roda. É um cd que o meu primo me emprestou... Deve ter dado algum erro na cópia do cd.
Vou falar conhecidos e arranjar um outro cd do Windows. Mas posso tentar com o meu cd atual. Queria pelomenos tentar desinstalar e instalar novamente. Mas eu não sei qual é o comando de terminal para desinstalar o Ubuntu. Poderia me dizer qual?

Não tem um comando para isso.
Você pode fazer uma instalação nova que removera o Ubuntu (antigo) e ficaria com o novo.

Este artigo é muito bom para instalação do Ubuntu: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19226.0.html