Autor Tópico: Ministério da Educação compra 90 mil computadores para escolas com software livr  (Lida 2094 vezes)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Ministério da Educação compra 90 mil computadores para escolas com software livre
Por Paulo Henrique Amorim
 
O Ministério da Educação fechou nesta segunda-feira, dia 22, um leilão por meio de pregão eletrônico para compra de 90 mil computadores. Esses equipamentos vão compor nove mil laboratórios que serão instalados em escolas públicas do Brasil. Cada laboratório tem 10 computadores, uma impressora e um roteador wireless.

O secretário de educação à distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, disse em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta terça-feira, dia 23, que o objetivo é que até 2010 todas as escolas brasileiras com mais de 50 alunos tenham computador com internet.

Ouça aqui a entrevista:
http://conversa-afiada.ig.com.br/mplayer/?108236

“Esse processo já começou. Esse ano que passou nós instalamos 9 mil laboratório em escolas públicas”, disse Bielschowsky.

Bielschowsky disse que o objetivo é que até 2010 86% das escolas públicas tenham computadores com acesso à banda larga. Segundo ele, o programa prevê também a oferta de conteúdo para trabalhar em sala de aula e capacitação dos professores.

Nos próximos seis meses, o número de laboratório de informática nas escolas públicas brasileiras deve chegar a 13 mil. Em julho de 2008 deve ser realizada uma nova licitação para instalação de 29 mil laboratórios.

Clique aqui para acessar o edital de licitação para compra dos computadores:
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/Proinfo/edital_proinfourbano_publicado1.pdf

Leia a íntegra da entrevista com Carlos Eduardo Bielschowsky:

Citar

Paulo Henrique Amorim – Carlos Eduardo, me diz uma coisa, quando que esse processo começa?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Na realidade esse processo já começou. Esse ano que passou nós instalamos 9 mil laboratórios em escolas públicas.

Paulo Henrique Amorim – Em que ano, o senhor fala?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Nesse ano de 2007 nós já instalamos um conjunto significativo de laboratórios, são nove mil laboratórios conectados em rede. Eles ainda estão sendo instalados, os computadores foram comprados, enviados para as escolas e estão sendo instalados.

Paulo Henrique Amorim – O que é que você chama de laboratório?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Um laboratório de informática é uma sala com dez a 15 computadores, um servidor. È importante salientar, Paulo, que além da questão da infra-estrutura, ou seja, da existência dos laboratórios, no ano que vem serão mais, está crescendo essa oferta. Esse programa ele inclui também a oferta de conteúdo e capacitação, ou seja, e um trabalho integrado, a idéia é mudar a escola brasileira e alfabetizar nossos alunos e, logicamente a população mais carente.

Paulo Henrique Amorim – Que tipo de conteúdo?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Nesse momento, nós acabamos de encerrar a chamada de um edital de R$ 70 milhões para a construção de conteúdos digitais de primeira, segunda e terceira série do Ensino Médio. Física, Matemática, Química, Biologia e Português. Então, esses conteúdos são colocados nesses computadores e esses computadores, então, são utilizados para dinamizar a sala de aula, dinamizar esse processo de aprendizagem, trazer um diferencial para a escola brasileira através de vídeos, através de simuladores e a própria utilização do site. O aluno entra na internet, o professor manda ele fazer uma pesquisa e ele vai para o mundo. Às vezes, numa escola do interior do Rio Grande do Norte, acessa a internet, vai para o mundo, faz uma pesquisa e isso certamente contribui.

Paulo Henrique Amorim – E como é que estão os professores preparados para oferecer esse conteúdo.

Carlos Eduardo Bielschwsky – Você tocou num ponto-chave, Paulo Amorim. De fato essa é uma parte do sistema que tem que ser muito bem trabalhada. A maior parte dessas pessoas não está absolutamente preparada. Por isso mesmo nós estamos iniciando um processo de capacitação muito forte. Nós já estamos capacitando, eventualmente ainda não na velocidade necessária, estamos acelerando esse processo, no ano que vem vamos estar capacitando cerca de 100 mil professores daquelas escolas que vão receber esses laboratórios.

Paulo Henrique Amorim – Mas você não quis falar em números, mas vamos lá. Em 2007 você já tem 9 mil laboratórios instalados. Quais são as metas daqui para frente?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Com maior prazer, falaremos de números porque os números... O Presidente Lula e os nossos ministros querem que até 2010 todas as escolas com mais de 50 alunos tenham um laboratório conectado em rede com professores capacitados e conteúdo. Então, nesse momento, neste ano, nós colocamos esses laboratórios mencionados. Ontem nós terminamos uma licitação para cerca de 10 mil laboratórios e em mais duas semanas nós teremos mais três mil laboratórios rurais licitados. Portanto no próximo meio ano, temos um prazo de 180 dias para instalar, nos estaremos com 13 mil laboratórios. Lá para junho do ano que vem nós vamos fazer uma nova licitação para 29 mil laboratórios.

Paulo Henrique Amorim – Quando?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Eu imagino que em junho, julho. Já estaremos trabalhando numa licitação para adquirir cerca de 29 mil laboratórios.

Paulo Henrique Amorim – E esses laboratórios estão sendo fornecidos por empresas privadas brasileiras?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Nós fizemos, talvez, o maior leilão público, o pregão eletrônico, de aquisição de computadores do Brasil. Ontem nós compramos cerca de R$ 110 milhões de reais em computadores.

Paulo Henrique Amorim – Quantos computadores são isso?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Olha... são cerca de 100 mil computadores. Porque tem impressoras também, tem outros elementos que compõem o laboratório. Então esse dinheiro, ele também tem equipamentos de redes. Mas eu tenho quase certeza que foi o pregão eletrônico da maior compra de computadores realizada no Brasil. E foi um sucesso porque o pregão eletrônico tem uma característica muito interessante porque ele é feito de uma forma que as empresas não se enxergam. E o operador do pregão eletrônico também tem uma certa distância desse processo. E o preço foi baixando. Nós conseguimos um preço excelente. Realmente uma... a julgar pelas licitações do passado.

Paulo Henrique Amorim – Qual foi o preço?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Foram três lotes que somam certa de R$ 110 milhões. São computadores bastante robustos, com uma tela de...

Paulo Henrique Amorim – Tem o preço médio?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Eu tenho impressão que o preço médio do computador saiu em torno de R$ 1 mil. Eu não tenho certeza, preciso ainda fazer essas contas, porque ontem terminou... mas eu posso lhe passar essa informação...

Paulo Henrique Amorim – Quem ganhou o leilão?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Olha, foram duas firmas diferentes. Como esse processo ainda está sendo julgado... uma vez que termina o pregão eletrônico, as firmas são obrigadas a apresentar os seus equipamentos, eles entram numa fase de teste e ainda pode ter recurso. Então, eu prefiro, como está no meio do processo, eu prefiro não questionar. Mas ele é aberto, pode-se entrar na internet e acompanhar todos os passos do pregão eletrônico.

Paulo Henrique Amorim – Nós vamos dar o clique para isso no nosso site. Agora, deixa eu lhe perguntar uma coisa, Carlos Eduardo, quando se inaugura a chamada Infovias, que vai permitir o acesso em banda larga para essas escolas todas?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Nesse momento nós estamos utilizando um recurso que é o Gesac. Ou seja, a Infovias, ela ainda não está estruturada, ela está se estruturando. No entanto, para não ficar parado, para conseguir contemplar as escolas, cujo os laboratórios nós estamos comprando, nós estamos utilizando um blend de recursos que chamamos de Gesac que é em alguns lugares uma antena que capta a banda do satélite e outros lugares a própria transmissão de internet. A Infovias é um projeto fantástico que está sendo tocado pela própria Presidência. O próprio Presidente Lula está à frente desse processo com muita intensidade. Ela está se desenhando. Nós temos uma esperança que no ano que vem já esteja operacional, porque é muito necessária. É necessário que o aluno que mora numa cidade do interior e que não tem acesso ao computador, ele tem que ser alfabetizado numa escola. Ele tem que entrar na internet da escola... Então essa é uma concepção que esse Governo tem muito clara e daí esse esforço muito grande nessa direção e daí esse esforço é fundamental. Eu posso citar um dado muito interessante, Paulo?

Paulo Henrique Amorim – Claro, por favor...

Carlos Eduardo Bielschwsky – Nós temos um dado que mostra que as escolas com computadores não ligadas na internet, o desempenho médio de seus alunos nos exames, no Saeb, realizados pelo MEC, são exames nacionais, não muda muito. Quer dizer, ter um laboratório de informática na escola é importante porque alfabetiza digitalmente o aluno, mas não chega a trazer uma diferença significativa no desempenho do aluno desses exames. Agora se essa escola está conectada na internet, chega a mudar 10%.

Paulo Henrique Amorim – É mesmo?

Carlos Eduardo Bielschwsky – É, na média. Isso significa que o fato de o aluno ir fazer uma pesquisa de biologia, por exemplo, entrar na internet, andar pelo mundo e voltar para a sala de aula com esse conteúdo faz diferença. Ou seja, é necessário, de fato, conectar essas escolas em banda larga.

Paulo Henrique Amorim – Você poderia descrever para o nosso leitor, internauta, o que é o projeto de Infovias que o Presidente Lula considera tão importante?

Carlos Eduardo Bielschwsky – O projeto de Infovias, tecnicamente, ele está sendo ainda desenhado. Nós temos algumas possibilidades. Uma possibilidade importante a considerar é a rede elétrica, a rede... quando você instala os cabos de alta tensão, junto segue um conjunto de 32 pares de fibra óptica nessas torres. Então é usar esse potencial para fazer uma rede de banda larga, fazer um backbone de banda larga em todo o Brasil parece uma idéia muito interessante. É claro que essa rede de cabo de alta tensão, que percorre o Brasil, não chega a todas as localidades, mas a partir daí você pode perfeitamente usar rádio e outras possibilidades para fazer essa difusão da banda. Então essa é uma das idéias. Outra idéia também é usar um blend de soluções, portanto tecnicamente ainda se está fechando o desenho, mas com muita prioridade por parte do Governo, o que é muito bom.

Paulo Henrique Amorim – Então quer dizer que vocês ontem compraram 100 mil computadores?

Carlos Eduardo Bielschwsky – Eu acho que talvez tenha sido até um pouco mais. Eu posso checar isso e lhe enviar. Se você me mandar um e-mail depois eu lhe mando.

Paulo Henrique Amorim – Os meus produtores vão entrar em contato com você, até porque eu vou dar o clique para essa concorrência para os nossos leitores internautas.

Carlos Eduardo Bielschwsky – Só como palavras finais, não sei se ficou muito claro, mas a idéia é: precisamos oferecer para essa população que não está alfabetizada digitalmente e que têm certamente um ambiente escolar muitas vezes necessitando de revigoração, essa tecnologia. Então é isso: fazer com que os nossos alunos de escolas estaduais e municipais no interior do Brasil possam ter acesso ao que a classe média alta normalmente tem nas grandes cidades.

"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Ministério da Educação compra 90 mil computadores para escolas com software
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2007, 19:10 »
Ñ tem como se fugir de se preparar alunos p/ um futuro da TI de um modo geral.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469