Autor Tópico: Dica: Extensões do Firefox para Web Masters  (Lida 1983 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Dica: Extensões do Firefox para Web Masters
« Online: 22 de Outubro de 2007, 20:39 »

Fonte: http://www.prosadigital.com/firefox/extensoes-do-firefox-para-web-masters/




Extensões do Firefox para Web Masters

O Mozilla Firefox, além de ser um excelente navegador, é uma excelente ferramenta para web developers, web designers e web masters.

Existem várias extensões para este browser, porém, neste artigo, vou destacar algumas que não deixo de instalar em qualquer computador onde eu esteja desenvolvendo.

Web Developer - Esta é uma extensão que instala uma barra de ferramentas com muitos recursos para web developers. Entre estes recuros estão: Ativar/Desativar Javascript, Visualizar/Limpar Cookies, Controle total de css, controle dos formulários, redimensionamento de janela, validação de html, css, feed, etc.

Firebug - Debugue o javascript. Esta extensão permite que você visualize e debugue os códigos javascript, bem como visualiza em tempo real as requisições que estão acontecendo. Além disso permite visualizar o tráfego de dados do site com gráficos. Também permite visualizar e debugar o css. Definivamente indispensável.

Measureit - Muito boa para designers. Basta clicar e arrastar o mouse para ver o tamanho em pixels da área selecionada.

ColorZilla - Também muito boa para webdesigners, esta extensão permite que visualizemos o código em hexadecimal da cor da área onde o mouse está passando por cima.

CSSViewer - Permite visualizar de forma clara e objetiva asdefinições em css do elemento cujo mouse está apontando.

Quanto a extensão Firebug, vale a pena fazer uma observação. Como ela é muito completa e fica analisando o tempo todo o site que estamos visitando, é bom deixá-la desativada, senão você corre o risco de ter uma navegação lenta e uma carga de processamento muito grande na sua cpu. Somente ative a extensão para os sites que deseja debugar.

Para instalar as extensões no seu Firefox, basta acessar o endereço: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/browse/type:1 e procurar a extensão pelo nome. Em seguida, clique no nome da extensão para ler mais informações sobre ela, e então clique em ‘Install now’.

Estas são as extensões que considero indispensáveis para quem trabalha com desenvolvimento para internet. Existem outras, que eu uso inclusive, mas vou deixar esse assunto para outro artigo.