Autor Tópico: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do MSN  (Lida 5323 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Fonte: http://www.pplware.com/2007/10/20/instantbird-01/



Instantbird 0.1


Como em tudo neste aconchegado mundo informático/tecnológico, as boas ideias transmitem-se pela qualidade… se não, de boas não tinham nada. Se temos uma preferência pelo Firefox é porque na realidade este conseguiu destacar-se da multidão.

Usando a mesma filosofia, a mesma mecânica e por consequência a mesma tecnologia, aparecem na lista de aplicações, ferramentas com princípios de construção, desenvolvimento e aplicação muito interessantes… “Firefox-Based”.

Dou-vos os exemplos do Thunderbird, do Songbird, do DocZilla, do KompoZer, etc., etc., etc… ferramentas a crescer com parâmetros bem definidos, cada uma com o seu caminho traçado.

O Instantbird é mais uma. Este, virado para às conversas instantâneas, apresenta-se simples, lúdico, um cliente multi-protocolo onde pode ligar-se a contas do Messenger Live, AIM, Gadu-Gadu, Google Talk, ICQ, QQ, XMPP e Yahoo!.

O interface do utilizador foi escrito em XUL, utiliza o motor de renderização do Mozilla e tecnologia de ligação para as várias redes desenvolvida para Pidgin. Suporta add-ons e foi desenvolvido para funcionar em Windows, Linux e Mac.

Muito tímida a sua apresentação, muito instável mas promete uma filosofia mais abrangente em termos técnicos num futuro próximo. Será este quem destronará o MSN? A ver vamos!

   



Site do projeto: http://www.instantbird.com/

Screenshots: http://www.instantbird.com/screenshots-linux.html

Para instalar:

$ wget http://www.instantbird.com/downloads/0.1/instantbird-0.1.tar.gz
$ tar -zxvf instantbird-0.1.tar.gz
$ cd instantbird-0.1
$ ./instantbird.sh
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 21:02 por gabriel0085 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instantbird - O messenger da mozilla
« Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:57 »
gabriel0085, ontem tinha lido sobre a novidade.
Como sou um admirador do Firefox desde suas iniciais versões betas.
Estou na torcida sim por esse projeto, assim como o vendo em breve nos repositórios das mais diversas distribuições GNU/Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Instantbird - O messenger da mozilla
« Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2007, 15:07 »
legal...
na shot la é so ubuntu :D
to baxando pra ve como é :)


edit
tem que melhorar muito ainda, nao tem nada... continuo com o pidgin aqui mesmo...
« Última modificação: 22 de Outubro de 2007, 16:20 por chrystoffer »

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:03 »
legal...
na shot la é so ubuntu :D
to baxando pra ve como é :)


edit
tem que melhorar muito ainda, nao tem nada... continuo com o pidgin aqui mesmo...

Temos que lembrar que o programa 'tá em estágio alpha ainda (versão 0.1).

Offline Obake

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:14 »
Ainda não da pra usar, mas promete, mas vi que usa como base também o pidgin, a diferença dos dois será só visual?

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:25 »
Já que a decisão do Media Player na Europa foi contra a MS, quem sabe não acontece o mesmo com o MSN? Eu tenho uma mágoa desgraçada desse protocolo e da AOL, que comprou a Mirabilis e segurou a evolução do ICQ pra tentar colocar seu bizarro AOL Messenger no mercado, deixando todo o caminho livre pro MSN.
Ainda bem que é multi-protocolo, assim estará pronto para o mundo pós-MSN (eu acredito :P ). Se puxar o Firefox ou o Thunderbird, será um mensageiro top de linha.

Offline paozinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 432
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #6 Online: 23 de Outubro de 2007, 02:56 »
Já que a decisão do Media Player na Europa foi contra a MS, quem sabe não acontece o mesmo com o MSN? Eu tenho uma mágoa desgraçada desse protocolo e da AOL, que comprou a Mirabilis e segurou a evolução do ICQ pra tentar colocar seu bizarro AOL Messenger no mercado, deixando todo o caminho livre pro MSN.
Ainda bem que é multi-protocolo, assim estará pronto para o mundo pós-MSN (eu acredito :P ). Se puxar o Firefox ou o Thunderbird, será um mensageiro top de linha.


Pois é...eu imagino o que vem depois do mundo pós-MSN. Há muito eu pensava o que vinha após o pós-ICQ...agora vamos ver né.


Eu ainda continuo com o aMSN...gosto de smyles personalizados, usar webcam, microfone e que as pessoas vejam que música eu estou ouvindo.

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #7 Online: 23 de Outubro de 2007, 04:45 »
Já que a decisão do Media Player na Europa foi contra a MS, quem sabe não acontece o mesmo com o MSN? Eu tenho uma mágoa desgraçada desse protocolo e da AOL, que comprou a Mirabilis e segurou a evolução do ICQ pra tentar colocar seu bizarro AOL Messenger no mercado, deixando todo o caminho livre pro MSN.
Ainda bem que é multi-protocolo, assim estará pronto para o mundo pós-MSN (eu acredito :P ). Se puxar o Firefox ou o Thunderbird, será um mensageiro top de linha.


Pois é...eu imagino o que vem depois do mundo pós-MSN. Há muito eu pensava o que vinha após o pós-ICQ...agora vamos ver né.


Eu ainda continuo com o aMSN...gosto de smyles personalizados, usar webcam, microfone e que as pessoas vejam que música eu estou ouvindo.


Ola voce tem a certeza que consegue utilizar o microfone e a webcam? E sera ao mesmo tempo?

Espero por uma resposta...

E bom que venham mais programas destes de preferência que façam a diferença e nao para serem apenas mais um ;D
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #8 Online: 23 de Outubro de 2007, 09:47 »
legal...
na shot la é so ubuntu :D
to baxando pra ve como é :)


edit
tem que melhorar muito ainda, nao tem nada... continuo com o pidgin aqui mesmo...

Temos que lembrar que o programa 'tá em estágio alpha ainda (versão 0.1).

sim sim... vou esperar pelo menos chegar na versao beta para usar :P

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #9 Online: 23 de Outubro de 2007, 09:59 »
Tá bem crú, mas sendo um produto da Mozilla, tem futuro promissor!

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do MSN
« Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2007, 10:28 »
Ainda parece que está cru, mas tomara que tenha um futuro promissor.

Esse projeto é separado ou tem fundação Mozilla no meio?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Pedro Martins

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Aka Conqueror
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2007, 12:53 »
É de se estranhar o fato da Mozilla ter iniciado um novo projeto ao invés de apoiar o já-existente Pidgin. Mais estranho é usar a mesma biblioteca purple criada pela turma dele.

O único problema que vejo no Pidgin para ele não ser aceito pela massa é o fato de ainda não ter suporte a áudio e vídeo, algo que muitos usuários do MSN consideram essencial :P. Particularmente, não uso e nem pretendo usar webcam e microfone no computador tão cedo. E se é para conversar pelo computador, acho que seria mais interessante usar logo o Skype para isso.

Quanto à questão se esse programa irá substituir ou não o MSN, o problema não é apenas o programa em si, mas o protocolo utilizado. Do que adianta usar um programa se todo mundo continua usando o protocolo do MSN? Seria bom se todo mundo começasse a usar o protocolo Jabber, que permite vários servidores independentes que podem comunicar entre si. O GoogleTalk usa esse protocolo e já é um avanço, mas ainda são poucos os que utilizam o GTalk.

Offline brunovegan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
  • Powered by Debian
    • Ver perfil
    • MercadoVegan
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #12 Online: 25 de Outubro de 2007, 20:04 »
Como rodar esse cara em 64bits?
O Mundo é dos Debs !

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2007, 16:09 »
Quanto à questão se esse programa irá substituir ou não o MSN, o problema não é apenas o programa em si, mas o protocolo utilizado. Do que adianta usar um programa se todo mundo continua usando o protocolo do MSN? Seria bom se todo mundo começasse a usar o protocolo Jabber, que permite vários servidores independentes que podem comunicar entre si. O GoogleTalk usa esse protocolo e já é um avanço, mas ainda são poucos os que utilizam o GTalk.

tambem acho isso... nao adianta apenas mudar o programa se o protocolo continua o mesmo
eu abandonei o msn, uso so o gtalk que acho bem melhor... pena q o google nao fez uma versao para o linux ai uso o pidgin... e pena q o google abandono o gtalk cliente também... faz meses que nao tem atualizacao

Offline JoaoFPR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
  • Jedi Pathway Follower
    • Ver perfil
    • OMEdI
Re: Instantbird messenger- Com seu novo produto, Mozilla quer agora o mercado do
« Resposta #14 Online: 18 de Novembro de 2007, 17:25 »
Não consegui instalar no Debian