Toda vez que se fala em splash há alguma confusão. O tema é o splash do boot (usplash) ou a tela de apresentação do Gnome (gnome-splash)?
Há soluções fáceis para ambos. Com o startup-manager, também conhecido como SUM, (disponível via apt-get/Synaptic) é muito fácil resolver o problema de ausência do usplash. Basta configurá-lo para a resolução 1024x768 ou 800x600.
Quem deseja ter de volta o gnome-splash terá que usar o Editor de Configurações, que você encontra no submenu Ferramentas do Sistema (submenu que não é ativado par default, antes é preciso fazê-lo usando o Menu Principal em Sistema>Preferências). Uma vez no Editor de Configurações, basta ir ao item apps, ali ao subitem gnome-session e, neste, ao options: aqui, no lado direito da tela, você terá que assinalar a opção show_splash_screen. O "porém" é que aparecerá o splash padrão do Gnome, que é bem feinho. Não há problema: basta instalar o pacote feisty-session-splashes, via apt-get/Synaptic, para que você tenha de volta o gnome-splash do 7.04, que era bastante atraente. Se não quiser, ali mesmo, na telinha onde você ativou o gnome-splash, poderá ser indicado o caminho do splash de sua preferência, que você poderá encontrar no gnome-look.org, art.gnome ou sites similares.