Autor Tópico: Como instalar VGA GeForce 7300GT-Resolvido!  (Lida 7532 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Como instalar VGA GeForce 7300GT-Resolvido!
« Online: 19 de Outubro de 2007, 17:26 »
Amigos, estou batendo cabeça para instalar essa placa e nada. Já fui em vários posts de pesquisa e ainda não deu. Um amigo me pasou esse link: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6461
mas não entendi bem qdo ele fala para instalar os pacotes necessários e outras coisas mais, pois se não consegui entrar no x, como vou poder fazer isso? Será que eu entrando no gráfico pela placa onborad, baixando o driver e pacotes posso resolver esse problema?

Abs,

Marcopolo.

====Edit====

Amigos, esqueci de relatar como consegui resolver essa parada toda da nova VGA.

Antes de mais nada, agradeço ao amigo Alex e outros mais  a possibilidade dessa resolução que foi o seguinte.

Eu como não estava com os drivers instalados dei os seguintes comandos no console:

sudo apt-get install nvidia-glx-new

Depois o:

sudo nvidia-xconfig

Depois,

sudo reboot para reiniciar o sistema.
Deu tudo certo e agora estou tentando operar com o compiz.

Abs, e muito obrigado a todos,

marcopolo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 21:36 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2007, 17:54 »
Configura como genérica com
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e depois instala pelo Gerenciador de Drivers restritos.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wagner.gsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2007, 20:00 »
Pintinho,
Essa mesma solução vale pra GeForce FX 5200? Eu fiz isso e nao deu muito certo...

Valeu

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:25 »
Estou usando o Gerenciador de Drivers Restritos no Ubuntu desde que ele foi instituido.
No 7.04 eu usava o beryl, agora no 7.10 o compiz-fusion, que já vem por defaut e, tudo tá funcionando perfeito.
Pra vc ter uma idéia eu estou postando agora do OpenSuse 10.3 e, tive que instalar o Driver da nVidia diretamente do site, o que dá mais trabalho (embora no fundo seja a mesma coisa) do que usar o Gerenciador de Drivers Restritos do Ubuntu.
Vou postar daqui a pouco do Ubuntu e mostrar umas screens do 7.10, usando nVidia e compiz-fusion.

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline mooca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Linux Registered User # 456462 #
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:38 »
Qual eh a sua placa pintinho ?! Pq a minha é uma FX 5500 e não deu certo pelos Drivers Restritos ! São mostradas resoluções nada a ver ! Mas os efeitos são ativados ..

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:48 »


A minha placa é uma (tirado do lspci) :
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation G72 [GeForce 7300 LE] (rev a1)
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline wagner.gsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:51 »
Instalar o driver eu consigo, sem problema... Já instalei os 2 no ubuntu, via Driver Restrito e via driver da nvidia, mas nos 2 casos a configuracao do monitor ficava no máximo em 800x600. To postando do 7.04 pq desisti de fazer funcionar no 7.10

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT-(Resolvido)
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2007, 21:59 »
Configura como genérica com
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e depois instala pelo Gerenciador de Drivers restritos.

Pintinho:

Essa configuração genérica(vesa) já está assim com embutida na MOBO( a onboard) e esse é o meu problema  maior, ou seja, estava com vga onboard e coloquei uma no slot PCI Ex. Passei o cabo do monitor para a saída de vídeo da pci e nada. Fui no xorg mudei para nv e nada. Voltei pro vesa e nada. Será que não existe uma maneira de o sistema reconher o novo hardware idêntico ao windows, pois lá já está tudo ok!

Abs,

marcopolo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 15:23 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2007, 22:14 »
O problema é exatamente esse.
Como eu disse , estava no OpenSuse, que por sinal tem um Centro de Controle (Configuração) muito bom e eu consegui por exemplo configurar o meu monitor usando o CD dele, agora a placa de vídeo não tem jeito por que não tem driver dela no CD (só pra Windows).
A minha nVidia é igual a sua (PCI Express) a diferença é GT pra LE (a sua é melhor que a minha).
Acho que vc tem que desabilitar a sua on-board na BIOS, que vai dar tudo certo...nVidia no Ubuntu com o Gerenciador de Drivers Restritos é "mamão com açúcar", como diria uma uma artilheiro aqui das minas gerais...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT-(Resolvido)
« Resposta #9 Online: 19 de Outubro de 2007, 22:29 »
O problema é exatamente esse.
Como eu disse , estava no OpenSuse, que por sinal tem um Centro de Controle (Configuração) muito bom e eu consegui por exemplo configurar o meu monitor usando o CD dele, agora a placa de vídeo não tem jeito por que não tem driver dela no CD (só pra Windows).
A minha nVidia é igual a sua (PCI Express) a diferença é GT pra LE (a sua é melhor que a minha).
Acho que vc tem que desabilitar a sua on-board na BIOS, que vai dar tudo certo...nVidia no Ubuntu com o Gerenciador de Drivers Restritos é "mamão com açúcar", como diria uma uma artilheiro aqui das minas gerais...


Amigo, essa pergunta, ,ou seja, "será que tenho que alterar no setup, eu fiz a um técnico daqui de Floripa e ele não soube responder. Porisso que eu sou o meu própio técnico. Corro atrás para saber mais(deu rima, rsss). Nõa fiz essa observação, pq resolvi pedir ajuda aqui no fórum, mas ninguém se referiu ao setup, indicando outras dicas e que não deram certo. Não faltou boa vontade, apenas eu ñ tenha me explicado melhor, falando que era uma mudança de vídeo onboard para vídeo offboard(placa).

Vou reiniciar e tentar mudar lá no setup, perlo menos vou tentar encontar essa parte.

Grande abraço,

Marcopolo.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 15:23 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT- (Resolvido)
« Resposta #10 Online: 19 de Outubro de 2007, 23:20 »
Fui lá no setup mexi em alguma coisa parecida mas não de bingo.
Talvez nem seja por lá, pois o windows reconheceu tudo sem mexer no setup.

Nuncapensei que instalar uma VGA pelo ubuntu/linux fosse tão chato e estressante. Mas ainda nã vou "jogar a toalha"
« Última modificação: 20 de Outubro de 2007, 15:22 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #11 Online: 19 de Outubro de 2007, 23:54 »
Meu amigo,
O Windows reconhece tudo, porque tem tudo para Windows, ou vc duvida?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline mooca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
  • Linux Registered User # 456462 #
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2007, 12:18 »
Eu quera tentar instalar o driver proprietário, mas a combinação CTRL+ALT+F1 não funciona para entrar em modo texto e configurar. Como procedo ??

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2007, 12:22 »
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Como instalar VGA GeForce 7300GT
« Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2007, 12:32 »
Na boa, eu tenho essa mesma placa em questão (7300gt) e funciona perfeitamente aqui no meu Ubuntu (7.04).
O que eu fiz pra funcionar perfeitamente?
Instalei o driver pelo Envy.
Ele reconheceu minha placa automaticamente e instalou o driver necessário. Pronto!