Autor Tópico: TextFlow  (Lida 18489 vezes)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
TextFlow
« Online: 17 de Outubro de 2007, 11:52 »
Olá pessoal, estou iniciando esse tópico para que vocês conheçam o editor TextFlow. Para quem quiser ter um primeiro contato com o programa eu recomendo olhar os 3 primeiros screencasts mostrando algumas funcionalidades já implementadas.

As primeiras perguntas que vocês devem estar fazendo são: Mais um editor? Por que eu vou passar a usar ele? O que ele vai trazer de novo?

Para responder isso rapidamente vou citar algo que já ouvi/li algumas vezes: "a comunidade linux está cansada de editores complicados." Será que é realmente necessário precisar reaprender todos os atalhos que pareciam naturais? Ou ainda, será que é necessário programar todas as suas preferências para o editor ficar usável? Reflitam ;D

Eu não vou me prolongar nessa discussão, eu criei esse post para dizer que as portas estão abertas para quem tiver vontade de ajudar.

O TextFlow é escrito em Python, portanto, quem souber programar nessa linguagem poderá ajudar bastante.

Em breve uma versão alpha será lançada, é muito importante que as pessoas usem o aplicativo e que reportem possíveis bugs encontrados, dessa forma vocês ajudarão a construir um software cada vez mais sólido.

Por enquanto é isso, espero que tenham gostado dos primeiros screencasts e se alguém estiver afim de ajudar se pronuncie.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: TextFlow
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2007, 11:59 »
Não vi os screencasts (estou no trabalho), mas pela aparência ele é semelhante ao Geany, ou estou enganado?

Só sei que depois do Geany eu deixei de lado todos os outros editores de texto.... (até terminal ele tem)...

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2007, 13:03 »
Eles podem ser parecidos por serem editores de código, eu nunca usei o geany profundamente, mas pelo que eu conheço ele parece querer ser um IDE, e muitas vezes parece poluído demais.

O TextFlow é mais clean e ao mesmo tempo tem meta de ser mais poderoso. O TextFlow não será um IDE, ele é um editor com enfoque na edição do código ou texto, assim como o Vim, só que de uma maneira muito mais intuitiva.

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2007, 13:17 »
O TextFlow 0.2 finalmente ele saiu do forno! Essa ainda é uma versão instável, apenas o primeiro release público, porém garanto que vocês ficarão surpresos com o seu potencial.

Clique aqui para download

O feedback de vocês é importantíssimo para que o projeto cresça cada vez mais sólido e poderoso. Os bugs encontrados podem ser reportados de preferência no site do projeto no launchpad.

Para quem quiser ver o TextFlow em ação assistam o novo screencast mostrando ferramentas de edição de texto.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: TextFlow
« Resposta #4 Online: 25 de Dezembro de 2007, 17:46 »
Legal, cara, ele parece com scribes.

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2007, 16:03 »
Nova versão (0.2.1) no SourceForge.

Novidades:
    * Entrada no menu do GNOME.
    * Pode-se abrir os arquivos pelo Nautilus (se vários arquivos estiverem selecionados cada um será aberto em uma aba).
    * StatusBar mostrando a posição do cursor (linha e coluna).
    * Vários bugs corrigidos.

Vejam também os shortcuts do TextFlow

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: TextFlow
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2007, 16:00 »
Olá,

Com essa versão nova, eu já estou usando como meu editor padrão para desenvolvimento web.

Rápído e leve na minha "carroça", tem tudo que eu preciso, sem distrações inúteis nem complicações e, mesmo ainda incompleto, é mais agradável de usar do que o Geany, por exemplo.

Justamente por ser bem leve na minha máquina, também o configurei como editor padrão para tudo no Openbox. Aos poucos estou incluindo uns snippets para PHP, CSS e XHTML...

Está show de bola! Parabéns!

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: TextFlow
« Resposta #7 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:14 »
Olá novamente...

Eu não sei se você, rockz, é o Yuri. Em todo caso, como não sei usar o Lauchpad, vou postar aqui uma pequena modificação que fiz no TextFlow.

O caso é que ele não estava abrindo múltiplos documentos nem pelo botão e nem pelo menu (que também é acionado pelo Ctrl+O). Portanto modifiquei dois arquivos aqui na minha instalação e agora tenho essa funcionalidade. Seguem as mudanças (que fui documentando "porcamente" enquanto fazia):

Código: [Selecionar]

Arquivo: /usr/share/pycentral/textflow/site-packages/TextFlow/widgets/FileDialog.py

1 - Alterada linha 39 para permitir a seleção de múltiplos documentos:

    <Original>
    39         self.set_select_multiple(True)

    <Nova>
    39         self.set_select_multiple(True)

2 - Alterada a linha 29 com o mesmo propósito:

    <Original>
    29                  select_multiples = False, initial_dir = None):

    <Nova>
    29                  select_multiples = True, initial_dir = None):

3 - Mesmas alterações nas linhas 73 e 83 (nem preciso repetir)


Arquivo: /usr/share/pycentral/textflow/site-packages/TextFlow/ui/MainWindow.py

1 - Setado para "True":

530                                     "", '*', True, direc)

2 - Mudança nas linhas 534 e 535 (somente como ficou depois de mudar):

534         if len(files):
535             for i in range(len(files)):
536                 self.document_manager.open_file_tab(files[i])

3 - Mudanças das linhas 646 a 653 (somente as mudanças):

646         file_add = ChooseFileDialog(constants.MESSAGE_0003, self.main_window    ,
647                                     "", '*', True, direc)
648         files = file_add.run()
649         file_add.destroy()
650
651         if len(files):
652             for i in range(len(files)):
653                 self.document_manager.open_file_tab(files[i])


Não sei se você (ou ele... rs) já haviam mudado isso, mas de todo modo, fica a humilde colaboração.

[ ]'s

P.S.: agora estou vendo como posso abrir múltiplos documentos (chamados, por exemplo, de um file browser) em abas, já que agora são abertas múltiplas janelas do TextFlow.

[editado]

Após as mudanças citadas, eu nem tinha chegado a testar, mas acabei de ver que pelos file browsers também já está abrindo em abas em vez de janelas. Testei no Nautilus e no Thunar (ambos no OpenBox) e está tudo ok por enquanto.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 21:19 por eneac »
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2007, 21:54 »
Olá Eneac.

Vou esclarecer logo a sua dúvida, eu sou o Yuri mesmo :D

Muito legal vc ter gostado do TextFlow, isso anima muito quem está desenvolvendo, e o que anima ainda mais é ver as suas contribuições. Já alterei isso de acordo com o que você falou e está funcionando certinho, eu fiz apenas uns pequenos ajustes simples. O TextFlow agora abre múltiplos arquivos também no  "ctrl+o"!

Eu também gostaria de ver os seus snippets, inclusive em pretendo liberar em breve um tutorial de como programá-los, já que existe várias estruturas que podem ser exploradas, como campos, espelhos e substituições. Eu já escrevi grande parte dele, falta agora dar uma revisada e passar tudo pro inglês.

Se vc quiser continuar contribuindo pode falar comigo no IRC nos canais #ubuntu-br ou #textflow.

Valeu e pode ter certeza que muita coisa boa ainda vem por aí!

Offline Blau_Araujo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 97
  • Pelamordedeus!!! Eu quero ser apenas um usuário!!!
    • Ver perfil
    • Desenho Livre
Re: TextFlow
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:00 »
Legal, rockz!

Vou te achar no IRC, sim. Sobre os snippets, apenas começei a "brincar" com isso, mas quando tiver com um volume mais razoável, eu mando, sim, pode deixar.

[ ]'s e, mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #10 Online: 12 de Abril de 2008, 12:40 »
Nova versão do TextFlow no ar! Essa versão é a última da série 0.2.x e foi mais focada em correção de bugs, entretanto também foram incluídos recursos novos, são eles:

Sistema de encoding
O usuário pode escolher qual a codificação do documento atual e também uma codificação default para os novos documentos.

Abas reordenáveis
As abas do TextFlow agora podem ser arrastadas para que você possa reordená-las.

Abrir arquivo com Drag and Drop
Um arquivo pode ser aberto arrastando ele do Nautilus e soltando no TextFlow.

Quebra de linha configurável
É possível definir o tipo de quebra de linha de um arquivo entre o usado no Linux LF ou o CR LF do Windows. Não importa qual dos dois é utilizado no arquivo texto, o TextFlow sabe manipular ambos da mesma forma, esse novo recurso é utilizado apenas para salvar o arquivo, visando a compatibilidade com outros editores.

Auto save
O TextFlow salvará todos os arquivos em intervalos de tempo definido pelo usuário.

Salvar arquivos quando o programa perder o foco
Quando o TextFlow é minimizado ou uma outra janela é colocada em foco o programa salva todas as abas. Isso agiliza o trabalho de quem escreve código e precisa alternar para um terminal ou para um navegador para visualizar o resultado. Utilizando esse recurso quando você alternar, por exemplo, para o terminal para compilar o programa os arquivos já estarão salvos.

Lembrar das abas abertas
Todas as abas que estavam abertas na última vez que o programa foi fechado são reabertas quando o TextFlow for executado novamente.

Status bar melhorada
A barra de status mostra a linha e coluna atual, o encondig usado no arquivo e se ele pode ser escrito ou é somente leitura.

Espero que vocês gostem dessa nova versão e se encontrar qualquer bug por favor reportem na página do TextFlow no Launchpad, você estará ajudando para que o projeto seja cada vez mais estável.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: TextFlow
« Resposta #11 Online: 15 de Abril de 2008, 13:57 »
Instalei ele aqui para testar como editor html/php, e vi que ele não está completamente em português. Como posso contribuir? Qualquer coisa estou no #ubuntu-br e também entrei no #textflow.

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: TextFlow
« Resposta #12 Online: 23 de Abril de 2008, 20:22 »
vocês estão de parabéns com o TextFlow
comecei a usa-lo para programar django
e estou gostando bastante
gasta pouca memória, e é rápido

posso pedir algumas funcionalidades?


Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: TextFlow
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2008, 12:54 »
Valeu a13x :D

Claro que vc, e qualquer outra pessoa, pode pedir funcionalidades, não garanto que todas serão aceitas, mas a opinião das pessoas é sempre importante.

Offline a13x

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: TextFlow
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2008, 19:51 »
eu quero debugger, code completion, lista de tarefas, configuração de atalhos...
brincadeira   :P

1. Mas Snippets seria legal.  ;D
2. Não colore código em ruby (não tentei outras linguagens)
3. Criar "Projetos", com uma forma de abrí-los de modo fácil.
4. Quando colocar o mouse em cima da aba, mostrar o endereço completo do arquivo.(eu ví que mostra no título da janela quando a aba tá com foco).
5. E quando clicar com o botão direito em cima da aba, ter opções como: fechar, fechar as outras.. igual do firefox)
6. Impressão. Eu quase nunca uso, mas é bom ter. ;)
7. Usualmente, substituir é no CTRL+H.
8. Em python, no 3º enter seguido, ele voltar (<-) uma tabulação. Para não ter que voltar no backspace.

espero que não tenha sido pidão de mais, só quero ajudar
quando eu tiver programando melhor em python, espero poder ajudar mais
atualmente ainda estou dando os primeiros passos no django