Autor Tópico: Minha opinião sobre linux...  (Lida 24187 vezes)

Offline diego-s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Minha opinião sobre linux...
« Online: 16 de Outubro de 2007, 12:34 »
Quero fazer um desabafo para o comunidade.
É bem verdade que linux é melhor que windows em muitos pontos, não é por acaso que linux está se destacando em
relação aos servidores, não estou falando que windows não presta, comecei usando windows.
Trabalho como webdesigner, e também uso linux, para criar páginas. Mas como todo ser humano quer o melhor pra si,
resolvi mudar de lado e adotei linux. Ótimo sistema, mas como nem tudo é perfeito resolvi fazer esse desabafo.
Na minha opinião linux ainda tem muito o que evoluir. Tem algumas coisas que eu não me conformo no mundo linux.

1ª  -me corrijam se eu estiver errado- O descaso de algumas empresas de software com linux, como por exemplo: a
Adobe, a muitos anos que os programas para desenvolvimento web da empresa estão no mercado, e até agora
a própria não dá a mínima para desenvolvedores web que querem trabalhar com linux. Aí vocês me falam:
mas dá pra rodar os programas no wine.
Sim concordo, o wine ajuda muito, mas pra quem não entende nada de wine e está chegando agora no mundo linux e aí?
Além disso nem todos os programas rodam no wine. Eu não gosto nem um pouco de ficar pegando DLLs do windows
e colocar em um sistema tão seguro como linux, e eu acho que algumas pessoas vão concordar comigo sobre isso!
Outra coisa são jogos, muita gente deixa de usar linux porque não conseguem jogar o seu jogo preferido, existe o cedega
que da uma forcinha. não faz muito tempo estava navegando e achei um link que dava acesso a uma petição para a
EAGAMES trazer os seus jogos para linux. Achei uma iniciativa muito boa, e quem fez isto está de parabéns.

2ª A questão dos pacotes. Outra coisa que não me conformo, em pleno o século 21, você ainda encontra programas
para linux em pacotes tar.gz e tar.bz2. Exemplo: O pidgin, fiquei com muita vontade de usá-lo mas no site ou você
faz download para o fedora com pacote repo ou o download com os fontes, e ainda tem que compilar os fontes, coisa que
eu não tenho muito saco, e infelizmente acabei instalando em windows.
Pensem em usuários leigos, que forem instalar este tipo de pacote, se não conseguem, principalmente os que não tem muita
paciência, era uma vez o sistema para eles... Não estou querendo achar windows dentro do linux, é apenas a questão da
facilidade que os desenvolvedores deveriam oferecer, como por exemplo os pacotes RPM que são muito mais fáceis de instalar...

3ª Os sites que não oferecem nenhum suporte para linux, -coisa que hoje já está mudando- parece que não existem usuários que usam linux e querem
acessar o site para assistir vídeos, também não defendo desenvolvedores que criam seus sites otimizados somente
para firefox, outro grande navegador, que se o tio Bill Gates não se cuidar vai ficar por baixo.

Resumindo, Linux é um excelente sistema e não abro mão disso, e até mesmo o governo Brasileiro esta reconhecendo isto.
Mas tem que evoluir em algumas partes se quiser conquistar novos adeptos!
Esta é minha opinião, espero que comentem, porque a briga entre os dois gigantes vai demorar muito para acabar!!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:52 »
Citar
2ª A questão dos pacotes. Outra coisa que não me conformo, em pleno o século 21, você ainda encontra programas
para linux em pacotes tar.gz e tar.bz2. Exemplo: O pidgin, fiquei com muita vontade de usá-lo mas no site ou você
faz download para o fedora com pacote repo ou o download com os fontes, e ainda tem que compilar os fontes, coisa que
eu não tenho muito saco, e infelizmente acabei instalando em windows.

Basta instalar o pacote deb:
http://www.getdeb.net/app.php?name=Pidgin
:D
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:22 »
Pois é Diego-s,

Já achei que os desenvolvedores deveriam deixar suas distros o mais amigáveis possível para um novato criado em window$. Hoje consigo, embora muito de longe, vislumbrar que essas modificações poderiam aumentar a vulnerabilidade e estabilidade do sistema! Hoje acho que do modo como estamos está de bom tamanho! Pergunto, antes de explicar minha ultima indagação, quem são hoje os interessados em instalar um GNU/Linux em seu PC, acreito que tenhamos ai um nicho, um público alvo e certamente estes estão interessados em aprender um pouco, quebrar a cuca um pouco, perder em "facilidade" de uso mas ganhar em aprendizado e em um sistema seguro e estável.

Como estava dizendo  para mim está muito bom mesmo do modo como está, venha para o universo livre quem estiver afim, não devemos ter esse estigma quase que religioso em catequizar a ferro e fogo novos adeptos. Nem uma visão mercadológica de quanto mais melhor, de fato essa ultima deixemos para o Gates, Jobs entre outros, isso funciona quando se quer lucro!

Enquanto isso deixem os desenvolvedores que têm por "filosofia" fazer uma distro mais amigável com menos comando o fazer, por outro lado que deixem também aqueles que se divertem com as linhas de comando desenvolverem suas distros neste sentido!

Quanto a questão de disponibilidade de programas, compatibilidade de websites entre outros deixe que o tempo cuida disso (sei que as necessidades são urgentes!).

Grande abraço!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline diego-s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #3 Online: 17 de Outubro de 2007, 15:45 »
Cara, concordo contigo, e acho muito bom que muita gente tenham mudado seus pensamentos sobre linux.
Apesar das linhas de comando, pacotes binários, e outras peculiaridades do linux, ainda sim não abro mão dele.
É como você falou, vamos dar tempo ao tempo e vamos ver no que da!
abraços. :)

Offline Alex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2007, 18:20 »
Mudei para o UBUNTU em julho/2006 e gostei muito como desktop. Fiz uma instalação na rede da minha casa usando um servidor UBUNTU como servidor de arquivos e usando a minha máquina de trabalho como desktop e uma outra máquina windows como desktop para testar o samba no servidor. Estou tendo problemas de permissões no servidor de arquivo. No windows (servidor) eu tenho como fazer grupos e colocar os usuários dentro dos grupos, até aqui no UBUNTU também, mas quando tento colocar a permissão na pasta ele só permite esses 3 tipos: Proprietário, Grupo e outros. Caso eu queira que dois ou mais grupos possam acessar a mesma pasta de maneiras diferentes, tipo um grupo com controle total e outro só como leitura e execução, no UBUNTU eu não consigo. Outra coisa, o usuário que faz parte de um grupo cria um arquivo dentro da pasta, caso outro usuário do mesmo grupo precise alterar o arquivo ele não consegue. No windows eu tenho um controle maior sobre isso.
Isso poderia ser verificado pelos desenvolvedores do UBUNTU. Sei também que isso vem da filosofia do UNIX, mas a mudança facilitaria a vida dos administradores.
Continuo com linux e espero que melhore cada vez mais !!!

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2007, 15:21 »
- Acho que sobre programas feitos somente para Windows ou jogos é questão de tempo... quando as empresas perceberem que está crescendo o número de usuários em Linux vão começar a fazer programas/jogos para Linux também... a pergunta que eles devem se fazer é "será que o pessoal que apoia o software livre vai querer pagar?", tem muita gente que é doidona e só usa software livre ou gratuito.. acho díficil a adobe liberar o código-fonte do Photoshop ou a Blizzard liberar o código do World of WarCraft. Hoje em dia a Blizzard e a EA Sport eu sei que fazem jogos para Mac, tem a www.macsoftgames.com também que faz jogos do Windows para Mac (não sei como funciona isso...)
- Sobre os pacotes eu achava meio complicado isso quando comecei usar o linux... hoje já nem acho mais, mas se já viesse tudo instalado ia ser bem mais fácil para os iniciantes.
- Site eu tenho que emular o IE aqui pois tem coisas que só abre com ele no serviço, vídeos tipo youtube eu vejo pelo firefox sem nenhum problema...

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #6 Online: 25 de Outubro de 2007, 07:11 »
também acho esse negócio de compilação um saco, se o sistema é usado pra fazer isso, ele já deveria vir com as ferramentas, mas o pior é qdo dá erro de path no config para os compiladores e bibliotecas dev, onde há a necessidade de se alterar os paths do fonte pra fazer ele achar as coisas corretamente. Só isso aí já broxa qq um, eu mesmo que não tenho muita paciência de compilação já deixei muito programa legal de lado. Agora no Gibão, consegui compilar os tl e tk do smsn (ele incluso) e o stardict.
Agora sobre software pago pra Linux, vamos ter uma nova opção de pirataria. Assim como no Windows, nego vai é meter no mininova.org com serial e tudo, como acontece com o nerolinux e o limewire pro. A não ser que os softs sejam lançados com preços acessíveis, vai acontecer a mesma coisa, ou então a 'consciência Linux' vai torrar a grana nos programas com a ilusão de que, fazendo isso, vai ajudar a encorajar as empresas a lançarem títulos de Windows para o Linux também. Pode até ser a segunda opção, mas que esse negócio de 'consciência' dói no bolso, isso dói, hehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2007, 20:12 »
Bom pra tudo existe uma explicação. Mas a explicação nem sempre agrada e nem sempre é animadora.
O linux cresceu com esforço de pessoas que se dedicam a tornar uma coisa GRATUITA melhor. Com exceção de empresas como a Red Hat que tem foco em servidores e VENDE suas soluções, a maioria das distribuições são construidas por programadores voluntarios que tem vida própria e trabalham para sustentar a familia.
A maioria dos softwares gratuitos seguem a mesma filosofia e sofrem os mesmos problemas que a distribuição. Mas eles tem um problema a mais. Rodar em mais de uma distribuição. Vcs sabem quantas existem no planeta? Pois é, se vc fosse um programador que acabou de terminar o Amarok e agora que está tudo funcionando com todo aquele esforço sem receber nem 1 centavo chega a etapa final. Montar mais de 50 tipos de instaladores para as 50 distribuições. Nada feito, o cara merece medalha so por ter feito o software, quem te que fazer isso é a propria distribuição poxa. Ele so fornece o tar.gz com os fontes e ela se encarrega de compilar e montar o instalador. Nada mais justo na minha opnião tambem como desenvolvedor (java).
Por esse motivo em pleno século 21 você tem um software gratuito distribuido pelo fabricante em tar.gz.

Jogos. O windows reina a muito tempo no mercado e ele sempre usou uma coisa chamada Directx. Não entendo muito mas sei que é uma maneira bem mais facil de se usar o tão famoso Open GL. Claro, os jogos são feitos para windows porque é o sistema operacional mais usado no mundo. Mas o Directx ajuda muito quem desenvolve jogos simplificando o Open GL. Resumindo, se os jogos fossem feitos somente usando Open GL ficava mais facil de portar, mais bem mais dificil de programar.
Então, imagine você dono de uma empresa responsável por sustentar mais de 300 familias de funcionarios, gastanto $ 1.000.000 a mais so para rodar seus jogos no linux. E perdendo contrato com uma empresa grande como a microsoft para lançar seus jogos junto com o sistema instalado em micros da Dell que estão em promoção em várias lojas famosas que vedem muitos micros todos os anos, só porque seu lançamento vai atrasar mais alguns meses para usar somente Open GL.

Convenhamos, complicado né? Por isso os jogos vão demorar mais um pouco para rodar no linux, mas pode ter certeza que com o avanço da tecnologia, numero de usuários linux e esforço das comunidades esse dia vai chegar, mais vai demorar um bocado.

E por ultimo. A Adobe jamais vai abrir o codigo fonte de uma coisa que é seu ganha pão. Acho isso um culmulo tambem. Vocês querem ganhar dinheiro usando suas ferramentas mas não querem pagar nada por isso? Poxa vamos deixar de ser brasileiros só alguns minutos por favor.

Só não concordo que ela não porte essas ferramentas para o linux. Eu não me importa de pagar por uma coisa que vale a pena, mas o problema é que alem de ter que pagar pela ferramenta tenho que pagar pelo sistema operacional, que é pior que um gratuito. Ai é de doer.
Mas esse é o mesmo problema dos jogos. Precisa de tempo.

Agora, a microsoft é uma empresa gigantesca, com trocentos funcionarios que recebem para desenvolver o sistema e softwares. Estão dedicados 8 ou talvez até mais horas por dia para fazer isso funcionar. Lógico que ele vai ser mais facil que o linux. Sem contar que ele existe a mais tempo e é unico. Não temos distribuições de windows como temos de linux. Isso acho um ponto negativo para o linux, mas tambem é um ponto positivo ja que você tem mais opções de escolha.

Resumindo seria esse os maiores motivos do linux estar alguns passos atras do windows em relação a usabilidade. Mas temos que admitir que para um SO de graça e com tão pouco tempo de vida ele é no minimo surpreendente.

Editado: Só mais uma coisa que gostaria de dizer para anima-los um pouco mais.
Eu tenho conta no unibanco e o mesmo possui um Activex (programa feito para windows) que prescisa ser instalado para usar o banco online. Questão de segurança.
Eles fizeram um plugin para o firefox exatamente como os addons que o firefox tem. Dai que esse Addon do firefox funciona perfeito no linux e eu acesso o site sem problema algum.
Fizeram isso porque muitos correntistas deles usam firefox. Isso é uma prova e que está havendo mudanças em empresas grandes em favor dos softwares livres.
Mas não se iludam, isso acontece porque o firefox esta sendo muito utilizado no mundo todo.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2007, 20:23 por marcos_vargens »
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline 1010xubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2015, 20:53 »
Quero fazer um desabafo para o comunidade.
É bem verdade que linux é melhor que windows em muitos pontos, não é por acaso que linux está se destacando em
relação aos servidores, não estou falando que windows não presta, comecei usando windows.
Trabalho como webdesigner, e também uso linux, para criar páginas. Mas como todo ser humano quer o melhor pra si,
resolvi mudar de lado e adotei linux. Ótimo sistema, mas como nem tudo é perfeito resolvi fazer esse desabafo.
Na minha opinião linux ainda tem muito o que evoluir. Tem algumas coisas que eu não me conformo no mundo linux.

1ª  -me corrijam se eu estiver errado- O descaso de algumas empresas de software com linux, como por exemplo: a
Adobe, a muitos anos que os programas para desenvolvimento web da empresa estão no mercado, e até agora
a própria não dá a mínima para desenvolvedores web que querem trabalhar com linux. Aí vocês me falam:
mas dá pra rodar os programas no wine.
Sim concordo, o wine ajuda muito, mas pra quem não entende nada de wine e está chegando agora no mundo linux e aí?
Além disso nem todos os programas rodam no wine. Eu não gosto nem um pouco de ficar pegando DLLs do windows
e colocar em um sistema tão seguro como linux, e eu acho que algumas pessoas vão concordar comigo sobre isso!
Outra coisa são jogos, muita gente deixa de usar linux porque não conseguem jogar o seu jogo preferido, existe o cedega
que da uma forcinha. não faz muito tempo estava navegando e achei um link que dava acesso a uma petição para a
EAGAMES trazer os seus jogos para linux. Achei uma iniciativa muito boa, e quem fez isto está de parabéns.

2ª A questão dos pacotes. Outra coisa que não me conformo, em pleno o século 21, você ainda encontra programas
para linux em pacotes tar.gz e tar.bz2. Exemplo: O pidgin, fiquei com muita vontade de usá-lo mas no site ou você
faz download para o fedora com pacote repo ou o download com os fontes, e ainda tem que compilar os fontes, coisa que
eu não tenho muito saco, e infelizmente acabei instalando em windows.
Pensem em usuários leigos, que forem instalar este tipo de pacote, se não conseguem, principalmente os que não tem muita
paciência, era uma vez o sistema para eles... Não estou querendo achar windows dentro do linux, é apenas a questão da
facilidade que os desenvolvedores deveriam oferecer, como por exemplo os pacotes RPM que são muito mais fáceis de instalar...

3ª Os sites que não oferecem nenhum suporte para linux, -coisa que hoje já está mudando- parece que não existem usuários que usam linux e querem
acessar o site para assistir vídeos, também não defendo desenvolvedores que criam seus sites otimizados somente
para firefox, outro grande navegador, que se o tio Bill Gates não se cuidar vai ficar por baixo.

Resumindo, Linux é um excelente sistema e não abro mão disso, e até mesmo o governo Brasileiro esta reconhecendo isto.
Mas tem que evoluir em algumas partes se quiser conquistar novos adeptos!
Esta é minha opinião, espero que comentem, porque a briga entre os dois gigantes vai demorar muito para acabar!!!


1 Sim, concordo consigo em muitos aspetos seus do linux, mas se á coisa que concordo é nomeadamente o wine. O wine é um emulador de programas de windows, mas se nós optamos pelo linux pelo facto de ser um sistema mais seguro e mais viavél, porque que vamos usar programas de outro sistema ? Se queremos programas viaveis, precisamos de ter os nossos! Que se lixe se o wine tá a desenvolver, eu quero é que o LINUX desenvolva. E agora você diz, se o wine desenvolve, o linux também.. Concordo mas para mim wine não é linux  ;)

2 Entendo a sua ideia de querer uma plataforma mais amigavél do utilizador, mas não consigo concordar consigo porque foi precisamente esse um dos grandes motivos que me levaram a usar linux (mas claro isto é apenas a minha opinião mais sincera). Eu gosto de ter que escrever os codigos e ver alguma coisa a acontecer, poder ver aquilo a correr e procurar e pronto... Mas embora que também já se começam a notar esforços pela comunidade mas eu continuo a preferir a moda antiga hahaha

3 É claro que sou esse mesmo usuário que usa o linux porque quer e porque ama usar, mas é claro que neste momento o linux só não é aquele potencial porque não conseguimos fazer tudo com ele... Sempre precisei de certas coisas do windows... até a opção de crackear aqueles joguinhos hahahahha

É isso amo linux mas infelizmente ainda não posso abdicar do dual boot ;)
« Última modificação: 14 de Maio de 2015, 20:58 por 1010xubuntu »

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2015, 10:43 »
Questão 1: O problema não é o Linux, e sim como vc mesmo diz: o descaso das empresas com o Linux
Questão 2: O exemplo em questão, do pidgin: no site oficial vc acessa e tem lá a versão para Ubuntu, inclusive em português... (quem procura acha)
Questão 3: Vide questão 1.

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2015, 10:52 »
O tópico é de 2007.  :D

O linux evolui (ainda que pouco) de lá pra cá.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #11 Online: 15 de Maio de 2015, 16:05 »
O tópico é de 2007.  :D

O linux evolui (ainda que pouco) de lá pra cá.

Putz... nem tinha visto que era um zumbi... muito obrigado pelo aviso e desculpem-me pela desatenção.

Creto

  • Visitante
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2015, 16:22 »
O tópico é de 2007.  :D

O linux evolui (ainda que pouco) de lá pra cá.

Putz... nem tinha visto que era um zumbi... muito obrigado pelo aviso e desculpem-me pela desatenção.
Cara já que tu ganhaste o Cartão de Médico Legista kkkkkkk cuidado com o formol hein!!! KKKK

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2015, 16:52 »
Parabéns!!!


Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Minha opinião sobre linux...
« Resposta #14 Online: 15 de Maio de 2015, 16:59 »
Já que desenterraram...

- O Linux continua a mesma coisa (para o usuário final).
- Não é só porque usamos Linux que não precisaremos do Wine. Lembre-se que 91% dos PCs rodam Windows. Muitos programas e jogos só são para Windows.