Autor Tópico: Gutsy deixar boot mais veloz, otimizar desempenho, deixar sistema leve  (Lida 45049 vezes)

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #45 Online: 13 de Dezembro de 2007, 15:50 »
Eu também tenho dicas:
- Desativar serviços desnecessários
- Trocar o metacity pelo Openbox
- Desativar o Compiz
- Trocar o Nautilus pelo PCMan File Manager
- Trocar o Firefox pelo Kazahakase
- Tirar o papel de parede
- Desativar atualização automática

Tenho por mim que o Naultilus é o melhor gerente de arquivos do linux, em todas as distros. Pra rede interna, por exemplo, nunca me deixou na mao, e às vezes até gravo cds por ele  ;)

qdo estou em outro ambiente X vou correndo instalar o Nautlius  ;)

No restante, concordo com o conterrâneo

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #46 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:26 »
Vc já deu uma olhada no PCMan File Manager? Ele é muito parecido com o Nautilus, com a vantagem de suportar navegação por abas e ser muito mais leve. Para mim é essencial. Instala ele aí para vc testar. Acho que no synaptic tem o nome de pcmanfm.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #47 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:49 »
Vc já deu uma olhada no PCMan File Manager? Ele é muito parecido com o Nautilus, com a vantagem de suportar navegação por abas e ser muito mais leve. Para mim é essencial. Instala ele aí para vc testar. Acho que no synaptic tem o nome de pcmanfm.

haha no trabalho eu sou um preguiçoso com o SO. fui pelo add/remove msmo

hehehe

samuel, realmente, é melhor que o nautilus. tbm recomendo. faltam apenas os "locais de redes" nele pra ficar completo

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #48 Online: 27 de Dezembro de 2007, 09:48 »
Caraca..... Vocês estão dissecando mesmo o sistema. muito massa esse tópico. mas é como o clcampos disse:
Citar
Nos meus PC's não preciso, pois o que tem menos RAM tem 1 Gb, e acho que como o custo vai caindo e vamos tendo mais possibilidade de aumentar o hardware é até interessante que os sistemas cresçam em recursos, e em uso de RAM, lógico!


foi o que percebi também. até no XP CE (camelê Edition)

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #49 Online: 27 de Dezembro de 2007, 10:04 »
olá, eu sempre usei o sistema raiz com formatação 'reiserfs' mas por causa desse tópico resolvi usar o ex3. Bom eu ñ persebi muita diferença de velocidade de boot, mas a luz do hdd acende menos e p instalar o SO foi muito mais rapido.
-O ext3 le mais rapido do que o reiserfs ????????????????

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #50 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:44 »
Quanto a isso, eu não sei dizer. nunca instalei no formato reiserfs.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #51 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:45 »
Quanto a isso, eu não sei dizer. nunca instalei no formato reiserfs.

o reiserfs é um formato muito bom, porém está se tornando obsoleto. não há grandes melhoras nele aliadas ao kernel, pelo que ando lendo por aí na net

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #52 Online: 28 de Dezembro de 2007, 04:04 »
Citar
e às vezes até gravo cds por ele

Caro Eunir,

Eu sempre gravo CDs e DVDs com ele! Com tanto gravador bom por aí, acho o Nautilus tão simples e confortável que gravo quase tudo com ele. Só para áudio que uso o Serpentine e nada mais. E o maior motivo para minha recusa em usar o KDE sempre foi o Nautilus: gosto muito dele como navegador de arquivos. Felizmente, os usuários do "dragão" podem agora sentir um gostinho de Nautilus por meio do Dolphin. Só espero que o Dolphin suporte tão bem scripts quanto o Nautilus (e o Konqueror - reconheço...) e que os tais scripts sejam tão fáceis de instalar quanto os do Nautilus.

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Gutsy deixar boot mais veloz, otimizar desempenho, deixar sistema leve
« Resposta #53 Online: 28 de Dezembro de 2007, 12:17 »
Samuelbh já coloquei suas dicas na mensagem principal.
Tem uma dica para deixar o Kubuntu mais veloz no fórum, ao meu ver é meio radical mas posto abaixo o link:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29799.msg174385.html#msg174385
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #54 Online: 28 de Dezembro de 2007, 13:53 »
Citar
e às vezes até gravo cds por ele

Caro Eunir,

Eu sempre gravo CDs e DVDs com ele! Com tanto gravador bom por aí, acho o Nautilus tão simples e confortável que gravo quase tudo com ele. Só para áudio que uso o Serpentine e nada mais.

Deixa eu me corrigir, Piras. Eu tbm sempre gravo CDs e DVDs no Nautilus, quando estou usando o Gnome  ;) É que algumas vezes estou no Kde, e várias vezes no meu querido Xfce  ;) O Nautilus é muito bom, mas esse que o samuelbh sugeriu tbm o é, faça o teste, Piras, pra vc ver.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #55 Online: 28 de Dezembro de 2007, 15:56 »
Citar
e às vezes até gravo cds por ele

Caro Eunir,

Eu sempre gravo CDs e DVDs com ele! Com tanto gravador bom por aí, acho o Nautilus tão simples e confortável que gravo quase tudo com ele. Só para áudio que uso o Serpentine e nada mais.

Deixa eu me corrigir, Piras. Eu tbm sempre gravo CDs e DVDs no Nautilus, quando estou usando o Gnome  ;) É que algumas vezes estou no Kde, e várias vezes no meu querido Xfce  ;) O Nautilus é muito bom, mas esse que o samuelbh sugeriu tbm o é, faça o teste, Piras, pra vc ver.

[ ]s

Eu já experimentei o PCmanfile quando testava uma derivative coreana do Ubuntu no meu computador. Gostei muito dele: é prático, leve e relativamente completo. Para quem quer montar um sistema realmente leve com um ambiente GTK2 coeso é a escolha ideal, melhor inclusive do que o Rox. Mas, como eu posso ter um sistema um pouco mais pesado, posso ficar com o Nautilus mesmo.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #56 Online: 28 de Dezembro de 2007, 17:14 »
Eu já experimentei o PCmanfile quando testava uma derivative coreana do Ubuntu no meu computador.

vc pode falar um pouco dessa tua experiencia? fiquei curioso? coreana?  :o

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #57 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:08 »
Eu já experimentei o PCmanfile quando testava uma derivative coreana do Ubuntu no meu computador.

vc pode falar um pouco dessa tua experiencia? fiquei curioso? coreana?  :o

[ ]s


É o Live CD PUD, feito na Coréia do Sul para quem gosta ou precisa de um sistema mais leve. Foi a primeira distro a adotar o PCManfile, que também foi criado por desenvolvedores coreanos. Ela já figura a algum tempo no Distrowatch, entre os projetos permanentes. É muito boa - estável e funcional como qualquer boa variante do Ubuntu - e deve servir perfeitamente para quem não dispõe de muito espaço no disco rígido.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #58 Online: 29 de Dezembro de 2007, 13:50 »
É o Live CD PUD, feito na Coréia do Sul para quem gosta ou precisa de um sistema mais leve. Foi a primeira distro a adotar o PCManfile, que também foi criado por desenvolvedores coreanos. Ela já figura a algum tempo no Distrowatch, entre os projetos permanentes. É muito boa - estável e funcional como qualquer boa variante do Ubuntu - e deve servir perfeitamente para quem não dispõe de muito espaço no disco rígido.

cara, eu sou um sucateiro, kd o link, kd o link?  :D  :D  :D  :D

abraçao, Piras
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Gutsy remoção de arquivos, deixar boot mais veloz, otimizar desempenho ext3
« Resposta #59 Online: 29 de Dezembro de 2007, 14:39 »
É o Live CD PUD, feito na Coréia do Sul para quem gosta ou precisa de um sistema mais leve. Foi a primeira distro a adotar o PCManfile, que também foi criado por desenvolvedores coreanos. Ela já figura a algum tempo no Distrowatch, entre os projetos permanentes. É muito boa - estável e funcional como qualquer boa variante do Ubuntu - e deve servir perfeitamente para quem não dispõe de muito espaço no disco rígido.

cara, eu sou um sucateiro, kd o link, kd o link?  :D  :D  :D  :D

abraçao, Piras

O link já deveria ter sido fornecido, é claro. Mas e a Deusa Preguiça - caro Eunir - e a "minha senhora"? Então aqui está ele;

http://pud-linux.sourceforge.net/

Não se preocupe: sendo uma variante do Ubuntu, "localizá-la" para o nosso pt-BR deve ser a maior moleza! Mas veja bem - oh, sucateiro! - que ela não é desenvolvida exatamente para computadores antigos: é apenas pequena!
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 14:40 por Piras »