Autor Tópico: Gutsy deixar boot mais veloz, otimizar desempenho, deixar sistema leve  (Lida 44902 vezes)

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #15 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:44 »
Bom, aqui no meu arch:
Código: [Selecionar]
[18:35] sryche@paladin ~$ df -h
Sist. Arq.            Tam   Usad Disp  Uso% Montado em
/dev/hda1             5,8G  3,6G  2,2G  63% /
Isso com o cache do pacman salvo, que tem mais ou menos 1,3gb(eu vo precisar dele, caso no futuro vá fazer alguma reinstalação =x)
Código: [Selecionar]
[18:37] sryche@paladin ~$ du -h /var/cache/pacman/pkg
1,3G /var/cache/pacman/pkg
Então, no total, poderia considerar o sistema com uns 2,3gb, sem contar que ainda tem alguns pacotes que eu não removi, vários na verdade =x

Eu irei fazer uma limpezinha, e posto meus resultados em breve =P
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2007, 21:56 »
Apenas com o Firefox aberto (aba única: esta) estou usando agora 270 MB de RAM e meu sistema nunca abre usando menos de 180 MB. Mas acho que, como tenho 1 GB, o Ubuntu aproveita e "se espalha"  :D.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2007, 22:27 »
Resposta ao S4SUk3, você tem um hd pequeno, e êta pacman. Porque não grava ele num dvd e quando precisar instala novamente no /var/cache. Assim pouparia 1,3giga, ainda mais que você não está usando atualmente.

Resposta ao  Pinduvoz, está bom sua memória ainda mais que você tem um giga. No meu caso também suportaria
um uso bem maior. Mas acho que é um hobbie deixar o sistema enxuto, além do que acho que é um desperdício ficar com um "milhão de pacotes" se você só usa meia dúzia. Gosto do gnome mas acho que vem muita coisa inútil, imagine então o kde com mais "um milhão de pacotes" ficaria louco. O KDE é bom para um iniciante ir aprendendo os aplicativos disponíveis no linux.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #18 Online: 09 de Novembro de 2007, 22:46 »
Segui a sugestão do pinduvoz e removi as fontes ttf pelo synaptic:
ttf-arphic-uming
ttf-bitstream-vera
ttf-dustin
ttf-f500
ttf-freefont
ttf-centium
ttf-indic-fonts-core
ttf-isabella
ttf-kochi-gothic
ttf-kochi-mincho
ttf-lao
ttf-larabie-deco
ttf-larabie-straight
ttf-larabie-uncommon
ttf-mgopen
ttf-staypuft
ttf-summersby
ttf-thai-tiwg
ttf-ubuntu-title
ttf-unfonts-core
ttf-xfree86-nonfree


Já editei na mensagem principal.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #19 Online: 09 de Novembro de 2007, 22:56 »
ucastrobr quero ver até onde você vai conseguir chegar, e estou mesmo muito curioso.

Nos meus PC's não preciso, pois o que tem menos RAM tem 1 Gb, e acho que como o custo vai caindo e vamos tendo mais possibilidade de aumentar o hardware é até interessante que os sistemas cresçam em recursos, e em uso de RAM, lógico!

Mas como adiministrador de uma rede com muitas máquinas antigas a sua solução é fenomenal. Tenho PC's que ainda usam o Breezy por questões de performace, e acho que posso (usando seu tópico, que é excelente, diga-se de passagem) passar a usar o Dapper e com isto ganhar anos de suporte.

Cheguei a comentar com o Eunir sobre essa possibilidade, e vou fazer alguns testes!

Parabéns pelo tópico ucastrobr!

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #20 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:13 »
Então vai mais dois pacotes que removi:
example-content  (Demonstração do ubuntu, exemplo de conteúdo e aplicativos)
speak
libespeak1
libgnome-speesh7

Também já editado na mensagem principal.
Consegui reduzir de 3.3 giga para 3.2 giga heheheh!

Ao clcampos digo que com certeza é bom para desktops antigos, se for tudo mesma configuração de hardware basta fazer o teste em uma e depois de uma semana sem erros e falhas manda a imagem para outras.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline fabio_k

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 141
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:15 »
eu queria saber pq qdo eu tento remover alguns pacotes com o synaptic, ele tenta remover pacotes tipo Essential-Ubuntu, ou ubuntu-desktop...??? se eu remover, ele não inicia não é?!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #22 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:33 »
Ubuntu-desktop não tem problemas de remover não interfere, mas o essential-ubuntu não me lembro.
Me diga o pacote que você tentou remover que deu essa mensagem.
Não poderá remover o gnome-session este sim dá problema, sempre que um pacote que você for remover dizer que irá remover o gnome-session, gdm e alguns outros que não lembro de cabeça não mexa.
Agora os que coloquei acima não dá consequências em seu Ubuntu, a não ser é claro como disse no início eu uso internet á rádio por isso apaguei alguns ppp visto que não uso discada. Agora se você usa discada não poderá remover.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2007, 11:08 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #23 Online: 09 de Novembro de 2007, 23:35 »
Alguns pacotes são meras coletâneas, ou seja, agrupam pacotes diversos para uma mesma finalidade. E são chamados de "meta-pacotes" exatamente por isso.

O ubuntu-desktop é uma meta-pacote que instala o ambiente gráfico Gnome do Ubuntu, configurado para usar por padrão determinados programas, como o Evolution para e-mail.

Assim, toda vez que vc. remove um desses programas-padrão (por exemplo, o Ekiga, que quase ninguém usa), o Synaptic avisa que vai remover o ubuntu-desktop apenas porque o ele ficaria "incompleto".

Em suma, quando o Synaptic avisa que vai remover o ubuntu-desktop junto com o pacote de um determinado programa isso não quer dizer que o Ubuntu vai deixar de funcionar.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 23:37 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #24 Online: 11 de Novembro de 2007, 17:01 »
Segui a dica do pinduvoz em "dicas e truques" desintalei o firefox e no lugar instalei o browser kazehakase que é mais leve embora não tenha todo o conforto do firefox.
 Instalei o kazehakase e não encontrei problemas.
Fui em bookmarks ->edit bookmarks bars e na pasta apaguei todos aqueles ícones que ficam na barra exceto a home. Para importar o do firefox basta ir  bookmarks ->edit bookmarks-> remova a subpasta bookmarks que vem padrão e depois na opção edit->insert firefox bookmarks e pronto.
Na barra de ícones do kazehakase cliquei com a direita na home e coloquei a url do site que quero que sempre abra.
Primeiro) Ponto negativo o browser só abre uma janela, se eu clicar no ícone do kazehakase duas ou três vezes não adianta.
Segundo) Não acho a opção de limpeza de histórico. Tenho que ir na minha pasta pessoal dar um ctrl+h para visualizar a pasta oculta .kazehase->mozilla->kazehase->cachê e dar um ctrl+a e shift+delete para remover temporários.
Terceito) Quando abro o browser se não clicar no home que configurei minha url preferida não aparece site algum.
Quarto) Sites com arquivo pdf ele pediu para salvar em algum lugar no pc não lia direto do site.

Bom mas dá para o gasto, e removi os seguintes pacotes
:
mozilla-firefox-locale-pt-br
mozilla-acroread
sun-java6-plugin
firefox
totem-mozzila

removi também a pasta oculta .mozzila localizada na pasta pessoal.

Preciso ver depois se o gxine gxine-plugin serve apenas para o mozilla senão irei remover também, visto que uso ele apenas para ouvir rádio online, vídeos de alguns sites. No meu caso removi o totem-mozilla, mas se vocês usam o mplayer seria o mplayer-mozilla.
Se alguém lembrar de mais algum pacote a remover é só avisar.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #25 Online: 11 de Novembro de 2007, 19:54 »
ucastrobr quero ver até onde você vai conseguir chegar, e estou mesmo muito curioso.

Nos meus PC's não preciso, pois o que tem menos RAM tem 1 Gb, e acho que como o custo vai caindo e vamos tendo mais possibilidade de aumentar o hardware é até interessante que os sistemas cresçam em recursos, e em uso de RAM, lógico!

Mas como adiministrador de uma rede com muitas máquinas antigas a sua solução é fenomenal. Tenho PC's que ainda usam o Breezy por questões de performace, e acho que posso (usando seu tópico, que é excelente, diga-se de passagem) passar a usar o Dapper e com isto ganhar anos de suporte.

Cheguei a comentar com o Eunir sobre essa possibilidade, e vou fazer alguns testes!

Parabéns pelo tópico ucastrobr!

[]'s

Cristiano.

opa, concordo com o cristiano, parabens pela iniciativa, ucastrobr

uma vez tentei seguir um link no nosso wiki, sobre serviços desnecessarios, mas acabei bugando meu sistema. na epoca foi com o Edgy 6.10.

mas entao, alem dos pacotes que estão instalados no hd, tem os serviços que inicializam junto ao SO, por exemplo o Bluetooth. eu nem tenho nada de Bluetooth aqui, portanto não vejo a necessidade de o Ubuntu subir o modulo dele na inicialização. O Fedora 8 tá fazendo isso tbm, já o OpenSuse 10.3 não. Daí eu pergunto, ucastrobr: vc está removendo pacotes desnecessarios, mas nao vi passagem de remoção de serviços desnecessarios  ;)

quais os serviços desnecessários? quero eliminar uns Brezzy tbm, igual ao clcampos hehehehhee

abração, e muito obrigado. t+
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #26 Online: 11 de Novembro de 2007, 23:09 »
Na mensagem inicial (principal) estou agora editando aos poucos quais são os pacotes e dependências e qual a utilidade de cada um deles.
Vai demorar um pouco visto que atualmente estou meio ocupado, mas todo dia vou dar uma revisada. OK!!
Assim qualquer iniciante saberá de que se trata os pacotes, e poderá com confiança digitar um:
sudo apt-get remove (pacote) hehehe!
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #27 Online: 11 de Novembro de 2007, 23:36 »
Na mensagem inicial (principal) estou agora editando aos poucos quais são os pacotes e dependências e qual a utilidade de cada um deles.
Vai demorar um pouco visto que atualmente estou meio ocupado, mas todo dia vou dar uma revisada. OK!!
Assim qualquer iniciante saberá de que se trata os pacotes, e poderá com confiança digitar um:
sudo apt-get remove (pacote) hehehe!

ei, ucastro, boa noite, cara! seguinte: eu entendi essas alterações q tu ta fazendo, mas deixa eu tentar te dar um exemplo, pra ver se clareio o q tentei dizer acima:

o bluetooth, o modulo dele sobe qdo inicializa o SO, correto? se vc tirar o modulo dele, ele vai tirar tbm um monte de dependencias que fazem com q o Gnome fique bugado. te falo isso pois senti na pele ontem a tarde isso. até o captura de tela com o print screen parou de funcionar  >:( o apt tinha q ter me avisado isso, concorda?

outro exemplo é o evolution. se vc desinstala o evolution o f-spot fica bugado, sacou?

tem pacotes que não devem ser removidos, para nao comprometerem a integridade do ambiente X. esses dois que citei são exemplos disso

no entanto, tem como desabilitar os serviços destes, ao iniciar o SO, e deixa-los no hd apenas para manter a coisa funcionando blza, entendeu?

espero ter conseguido clarear a frase acima  ;)

ah, parabens pela iniciativa, vou acompanhar com carinho esse topico, pois o assunto me interessa bastante  ;)

abração, ucastrobr
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #28 Online: 12 de Novembro de 2007, 19:32 »
 Nada como uma pesquisa, aí no site abaixo mostra todos os serviços iniciais que podem ser desabilitados. E quais o programas que podem ser usado para desabilitá-los. R$100,00 + o dinheiro do busão.
http://wiki.ubuntu-br.org/AcelerandoBoot

O automount para CD, Pendrive e etc agora depende de um tal serviço
chamado ConsoleKit, se desabilitar o automount não funciona mais.
Esta dica é porque a página da wiki não diz desse serviço.
Cuidado para não desabilitar o gdm. Senão ficará sem tela gráfica. Para recuperar caso faça a bobeira.
Depois da  inicialização dar um "Ctrl+Alt+F1" sem aspas é claro.
Digitar o login: (que é o seu nome de usuário)
password: (que é a sua senha)
Depois digitar : sudo /etc/init.d/gdm start
Iniciará novamente a tela gráfica e bastará  novamente habilitá-lo.


« Última modificação: 12 de Novembro de 2007, 20:01 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2007, 09:38 »
Nada como uma pesquisa, aí no site abaixo mostra todos os serviços iniciais que podem ser desabilitados. E quais o programas que podem ser usado para desabilitá-los. R$100,00 + o dinheiro do busão.
http://wiki.ubuntu-br.org/AcelerandoBoot

hehe, esse aí que foi o "marvado" do link do wiki, que fiz com todo cuidado e meu Edgy ficou bugadão hehehe, até comentei acima, veja:

uma vez tentei seguir um link no nosso wiki, sobre serviços desnecessarios, mas acabei bugando meu sistema. na epoca foi com o Edgy 6.10.

não recomendo esse link pra ngm  ;) mas vlw pelas dicas, ucastrobr. vou ficar nos bastidores, acompanhando a "saga" desse topico  ;)

abração
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)