Autor Tópico: Gutsy deixar boot mais veloz, otimizar desempenho, deixar sistema leve  (Lida 44892 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Primeiro com respeito ao ext3 melhorar desempenho.
O filesystem ext3 fornece mais journaling que faz o "mais segura" e melhor recuperação.
Isto tem seu preço em desempenho. ReiserFS é um filesystem mais rápido mas com menos segurança. O defeito para sistemas do ubuntu é ext3.

Como fazer ext3 ou reiserfs usar o writeback dos dados do jornal (deixando um sistema muito mais rápido)

Primeiro precisa saber qual partição encontra-se seu ubuntu:
Código:
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l /dev/hdaA partição raiz do ubuntu estará com um asteriscos, tipo a minha se encontra em hda2 (apenas exemplo)

Segundo vamos ao ext3 ou reiserfs.
Código:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
Adicione o que estiver apenas em negrito (hdax é onde está o seu Ubuntu, seu sistema raiz)
Código:

/dev/hdaX/ext3 opta, errors=remount-errors=remount-ro,
atime, automóvel, rw, colaborador, exec, suid, nouser, data=writeback 0 1

Agora:

Código: [Selecionar]
sudo gedit  /boot/grub/menu.lst
Mude as seguintes duas linhas adicionando o seguinte somente o que estiver em negrito
Código:

# default options=quiet splash rootflags=data=writeback
# altoptions=(recovery mode) single rootflags=data=writeback

Depois de feito digite:
Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Antes de rebootar  seu sistema digite.

Código: [Selecionar]
sudo tune2fs -o journal_data_writeback /dev/hdax  (Onde hdax é onde está o seu ubuntu)

Certifique-se de que esteja funcionando e digite agora:

Código: [Selecionar]
sudo tune2fs - l /dev/hdax
Agora finalmente vá novamente no fstab:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/fstab
adicione somente o que estiver em negrito (no meu caso removi o noauto):

/dev/hdax/ext3 opta, errors=remount-errors=remount-ro,noatime, automóvel, rw,
colaborador, exec, suid, nouser, data=writeback 0 1

Agora recarregue e aprecie um sistema muito mais rápido.
Fonte de matéria em english:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=107856

DESABILITAR SERVIÇOS DE INICIALIZAÇÃO NO BOOT:
Iniciantes pule esta terceira parte, a não ser que tenham backup de seus dados. hehehe!!
Nada como uma pesquisa, aí no site abaixo mostra todos os serviços iniciais que podem ser desabilitados. E quais o programas que podem ser usado para desabilitá-los. Não recomendo para iniciantes a não ser que tenham certeza do que estão removendo.
http://wiki.ubuntu-br.org/AcelerandoBoot    (LEIA ABAIXO antes de abrir o site)

O automount para CD, Pendrive e etc agora depende de um tal serviço
chamado ConsoleKit, se desabilitar o automount não funciona mais.
Esta dica é porque a página da wiki não diz desse serviço.
Cuidado para não desabilitar o gdm. Senão ficará sem tela gráfica. Para recuperar caso faça a bobeira.
Depois da  inicialização dar um "Ctrl+Alt+F1" sem aspas é claro.
Digitar o login: (que é o seu nome de usuário)
password: (que é a sua senha)
Depois digitar :
Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/gdm startIniciará novamente a tela gráfica e bastará  novamente habilitá-lo.

Se quiser ser mais radical tem uma página em english que mostra como facilmente remover serviços
instalando a ferramenta  - sysv-rc-conf. I. Vale a pena dar uma conferida:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=89491

Com respeito a desabilitar serviços tem outra dica, outro método:
No ubuntu o runlevel padrão é o 2, então entre no diretório /etc/rc2.d/ e delete os links de serviços que você não usa, muitos deles são descartáveis. Lembre-se sempre de pesquisar o que você está deletando (use o google) e anotar o quê você está deletando. Assim se der um problema você poderá pelo live-cd copiar o arquivo novamente.ESSA É UMA ÓTIMA DICA PARA INICIANTES.
No caso de um crash no seu sistema, não consegue acessá-lo, poderá consertá-lo se tiver o live-cd do ubuntu.
Rode o live-cd depois entre em"Sistema"->"Administração"->"editor de partição" clique nele para enxergar seu ubuntu com problema. Depois vá em "Locais"->"Computador"-> Dê duplo-clique nos ícones de partições disponíveis que criará um atalho tipo íconezinho de hd na
área de trabalho. OBS:Se não clicar não criará o ícone representando seu sistema corrompido.
Daí é só navegar em seu sistema com problema e se tiver o backup em outra pasta copiar o original onde tiver problema. Ou se não tiver copie o arquivo do próprio live-cd.
Por exemplo removeu algum link importante do  diretório /etc/rc2.d/ do ubuntu e não consegue acessá-lo entre no mesmo diretório do /etc/rc2.d/ mas do live-cd e copie para o caminho de seu sistema corrompido. Não tem permissão, siga o procedimento abaixo.
Para navegar vá em "Aplicações"->"Acessórios"->"Terminal"digite
sudo nautilus      (Assim terá permissão para copiar algo do live-cd para seu sistema bugado)

DICA DE DESEMPENHO CONFIGURANDO SWAP CORRETAMENTE

A quantidade de swap que você disponibiliza também influência muito no desempenho, se vc tem 128 de RAM não adianta colocar 512 de swap.
O sistema vai fazer mal uso dele e vai deixar sua máquina uma carroça.
Agora seu pc tiver  512 de ram respectivamente, poderá deixar na boa acima de 300 de RAM. Sem swap o desempenho sobe muito !
 Swappiness assume um valor entre 0 e 100.  Na 100, o kernel irá sempre preferir a encontrar páginas inativas e swap.
O padrão swappiness é 60.  Um valor de 0 dá algo próximo ao antigo comportamento onde aplicações que queria memória poderá diminuir o cache de uma ínfima parte da RAM.  Para computadores portáteis que prefere para deixar seu disco giro baixo, o valor de 20 ou menos é recomendada.
Primeiro, temos de ter acesso ao seu ficheiro / etc / sysctl.conf.

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/sysctl.conf
   Basta rolar para a parte inferior da página e adicionar a tag listados abaixo.  O número que você quer depende de quanta RAM você tem e do que você faz com o seu sistema. Leia sobre o referido presente para fazer a sua decisão.  Tenho mina ajustado para 0, em um laptop dual core e um bom ganho de performance.

Código: [Selecionar]
vm.swappiness=10
 E pronto.


 INTERNET BANDA LARGA

 Estes são vários ajustes tomadas a partir de vários locais. http://www.santa-li.com/linuxonbb.html
Aqui está um artigo que explica todas elas se você gostaria de lê - lo em profundidade.

    * Você tem que abrir o ficheiro / etc / sysctl.conf back - up novamente.
Código: [Selecionar]
sudo gedit  /etc/sysctl.conf Em seguida, novamente, vá até o fundo e apenas acrescentar estas linhas para ele.
Código: [Selecionar]
net.core.rmem_default = 524288
net.core.rmem_max = 524288
net.core.wmem_default = 524288
net.core.wmem_max = 524288
net.ipv4.tcp_wmem = 4096 87380 524288
net.ipv4.tcp_rmem = 4096 87380 524288
net.ipv4.tcp_mem = 524288 524288 524288
net.ipv4.tcp_rfc1337 = 1
net.ipv4.ip_no_pmtu_disc = 0
net.ipv4.tcp_sack = 1
net.ipv4.tcp_fack = 1
net.ipv4.tcp_window_scaling = 1
net.ipv4.tcp_timestamps = 1
net.ipv4.tcp_ecn = 0
net.ipv4.route.flush = 1

 Você tem que redefinir sua sysctl para estas tenham efeito. Digite o comando:
Código: [Selecionar]
sudo sysctl -p
E pronto.

 SOBRE IPv6

IPv6 é um protocolo Internet. A maior parte de seu software usa IPv4 embora e isso provoca conflitos.
 Vamos criar um arquivo.
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/modprobe.d/bad_list
 Em seguida, cole-o no arquivo e salve o arquivo e saia.
Código: [Selecionar]
alias net-pf-10 off
 E pronto.
 
 PARA TER UM NAVEGADOR MAIS LEVE E BOM POR PINDUVOZ:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27870.0.html

PARTE PARA TER UM TERMINAL TRANSPARENTE LEGAL E LEVE

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28123.0.html


MAIS DICAS PARA OTIMIZAR SEU UBUNTU POR WOLWERINE POR SUA CONTAS E RISCO:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24174.msg136551.html#msg136551

Mais dicas de SAMUELBH ABAIXO:

- Desativar serviços desnecessários
- Trocar o metacity pelo Openbox
- Desativar o Compiz
- Trocar o Nautilus pelo PCMan File Manager
- Trocar o Firefox pelo Kazahakase
- Tirar o papel de parede
- Desativar atualização automática


REMOVER PACOTES DO GUTSY
Toda vez que é feita uma atualização em seu pc pelo "gerenciador de atualizações" fica restando as dependências antigas dos pacotes que devem ser removidos:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get autoremove

Também:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean   (limpará todos os .deb que você não usa mais)

Aplicativos que não uso mais como o xmms, troquei pelo audacious removo pelo synapitc, e depois vou em minha pasta pessoal (home) dou um ctrl+h onde aparece as pastas ocultas apago tipo a pasta .xmms visto que não usarei mais, ou qualquer outro aplicativo que não use mais.
No Gutsy deletei também aquelas pastas chatas tipo "minhas músicas" "minhas imagens" na pasta "Area de trabalho"cliquei com direita e fui na opção renomear, onde renomeei para Desktop.
Abri o synapitc e remova os pacotes menos essenciais, lembre-se não uso laptop, minha conexão é via rádio adsl com ip fixo não preciso do dchp e uso gnome.
Arquivos removidos estão em fonte itálico:
acpi-support  (NOTEBOOK)
powermanagement-interface (NOTEBOOK)
ubuntu-desktop (PODE REMOVER)
apmd               (NOTEBOOK)
aptitude     
(Prefiro usar o apt-get -y install, questão de gosto) (PODE REMOVER)
tasksel, tasksel-data, ubuntu-minimal   (PODE REMOVER)
aspell                      (PODE REMOVER)
gnome-orca              (DEFICIENTES VISUAIS)
python-at-spi           (DEFICIENTES VISUAIS)
at-spi                     (DEFICIENTES VISUAIS)
bittorrent                 ( PODE REMOVER)
gnome-btdownload     (Gnome interface for 'executing' BitTorrent files se vc não usa torrents...)
openoffice                 (uso abiword e gnuméric editor texto e planilha PODE REMOVER)
bluez-gnome
bluez-utils
brltty-x11
brltty
bug-buddy
evolution
contact-lookup-applet
dash
laptop-detect
laptop-detect-mode-tools
displayconfig-gtk
powernowd
acpid
apmd
gnome-acessibility-themes
(Se você não é deficiente físico não precisa deles)
gnome-games-data
gnome-mag
gnome-screensaver
gnome-utils
gutsy-wallpapers
hotkey-setup
human-icon-theme
iptables
ubuntu-standart
language-pack-en-base
language-pack-en
language-gnome-en-base
language-gnome-en

( Observação Se você tem language-pack-pt, language-pack-pt-base language-pack-gnome-pt,language-pack-gnome-pt-base, e se usar algum programa kde language-pack-kde-pt e language-pack-kde-pt-base é o que basta. Pode remover os acima)
deskbar-applet    (Não uso a pesquisa local, e na Internet tem o google)
libdeskbar-tracker
dhcdbd                        (Minha Net não usa dhcp)
network-manager      (Só removi este pacote, e outro abaixo depois da internet já estar funcionando sem problema, quando fui remover ficava enviando uma mensagem chata durante a remoção mas não desconfigura sua internet, e depois que reiniciar o computador acaba a mensagem chata, esse pacote e o abaixo é por sua conta e risco)
network-manager-gnome
dhcp3-client
dhcp3-common
dictionaries-common
myspell-engb
myspell-en-us
myspell-en-za
wamerican
wbritish

human-theme (Meu tema já configurado é o T-ish-Ubuntulooks, junto com ícone OSX baixado da net)
ubuntu-art-work
dmz-cursor-theme
  (Uso cursor padrão)
evolution-webcal
gnome-nettool
finger

fortune-mod
fortunes-mind
(Programinha com mensagem tipo biscoito da sorte)
f-spot       (Minhas fotos da câmera digital eu navego na pasta usb e dou ctrl+c e crtl+v
no local onde quero que elas fiquem, ou simplesmente arrasto elas, lógico tenho permissão para isso. Por isso não uso f-spot)
linux-headers-2.6.22-14-generic (Fiquei com o linux-headers-2.6.22-14-43 generic Gutsy)
manpages  (Não preciso de manual já tenho guia foca, e google)
mozilla-firefox-locale-en-gb (Fiquei apenas commozilla-firefox-locale-pt-br se você não instalar esse pacote seu firefox não ficará em português)
nano   (Uso o gedit)
ntfs-3g ( Não tenho dual-boot com windows, por isso não preciso de suporte a leitura e escrita NTFS)
o3read
parted      (Prefiro Gparted)
pidgin, pidgin-data  (Não uso msn e afins)
gnome-applets
libapm1
powermgmt-base
radeontoll   
(Para laptop)
rdesktop (Cliente RDP p/ terminal service do Windows 2000, não preciso dizer nada)
tsclient    ( Terminal service Windows novamente)
rss-glx
screensaver-default-images
splix
tangerine-icon-theme
telnet
tomboy
  (Não preciso de bloquinhos de recado no meu Desktop)
toshet ( Não tenho laptop toshiba para ver placa de rede)
Segui a sugestão do pinduvoz e removi as fontes ttf pelo synaptic:
ttf-arphic-uming
ttf-bitstream-vera
ttf-dustin
ttf-f500
ttf-freefont
ttf-centium
ttf-indic-fonts-core
ttf-isabella
ttf-kochi-gothic
ttf-kochi-mincho
ttf-lao
ttf-larabie-deco
ttf-larabie-straight
ttf-larabie-uncommon
ttf-mgopen
ttf-staypuft
ttf-summersby
ttf-thai-tiwg
ttf-ubuntu-title
ttf-unfonts-core
ttf-xfree86-nonfree

ttf-arabeyes, ttf-malayalam-fonts
usplash
usplash-theme-ubuntu
vim-tiny
vim-common
xscreensaver-gl
xscreensaver-deta

xvnc4viewer       (Não interesso em usar VNC embora seja legal)
xcursor-themes
xterm  (não uso este terminal)
yelp
vino

wvdial  (Minha net não é discada)
xgnome-user-guide
ubuntu-docs
tracker
tracker-search-toll
Pacote que vem no tutorial multimídia 7.10 mas não uso abaixo
timidity (não tenho instrumento musical para acoplar a meu pc)
xsane
xsane-common (não tenho scanner)
easytag (não preciso de organizador de mp3, mp4 etc.. quando baixo uma música já coloco em uma pasta organizada em minha partição de dados separada)
tag-tool (o mesmo que o acima)
kcontrol (visto que uso o k3b tipo Nero, tinha instalado mas verifiquei que não necessita ter, os pacotes kbase-bin e kbase-data são o suficiente para o k3b rodar direitinho, se não rodar digita antes de abrir o k3b no terminal: kdeinit        e pronto)
mozilla-plugin-vlc (deixei apenas o gxine-plugin, xine-plugin, gxine, libxine1, libtotem-plparser7, totem, totem-mozilla, totem-xine e qualquer de sua preferência no meu caso vlc   com isso consigo assistir vídeos da globo)
xserver-xorg-video-* (só deixe apenas um pacote xserver-xorg-video-ati se você usar ati ou xserver-xorg-video-nv se você usar Nvidia) dica do snooze
yelp (só deixe em português ou como eu apague tudo)
Pacotes removidos pelo Adicionar/Remover:
Gconf-Editor (Para editar manualmente suas configurações do sistema)
Gthumb (Editor de imagens para navegador, importa fotos, organiza...)
onboard         (Para teclado)
Terminal         (Já uso o mrxvt)
acpi    ACPI é abreviação de "Advanced Configuration and Power Interface". Ele é o sistema de configuração e economia de energia utilizado pelos PCs atuais. Para notebooks.
anacron   O anacron é para executar as tarefas "atrasadas" que não foram executadas pelo cron na situação anterior.

apparmor  é um sistema de segurança Linux efectivo e fácil de utilizar que proteje o seu sistema é um sistema completo de prevenção de intrusões. Visa mais servidores, empresa.
apturl  (instala pacotes com protocolo apt)EXEMPLO "apt:ubuntu-restricted-extras"
 É só adicionar a palavra "apt" seguido de dois pontos (:) e o nome do pacote ... Como prefiro usar o apt-get install removi este pacote.
avahi-autoipd Máquina rede local
avahi-daemon   Máquina rede local
libnss-mdns    Máquina rede local
dcraw          decodifique imagens digitais de câmera
ed             unix editor de linha
ethtool        Para mudar configuração placa ethernet (meu pc já está devidamente configurado não irei mudar mais nada)
feisty-gdm-themes (Baixei um dá internet tema gdm de login não gosto dos temas padrão)
ftp            Não tenho rede local, e não uso programas para visualizar meu sistema.
gnome-themes   official themes for the GNOME 2 desktop
hal-device-manager Este pacote fornece uma relação de usuário que mostre que a informação HAL sabe sobre os dispositivos no sistema.
info           Standalone GNU Info documentation browser
linux-image-generic versão 2.6.22.14-21 (fiquei com a linux-image-generic versão 2.6.22.14-46)
linux-generic
linux-restricted-modules-generic versão 2.6.22.14-21
man-db         Manual on-line
mii-diag       Uma pequena ferramenta para configurar placa de rede
nautilus-cd-burner Queimar cd pelo nautilus
nautilus-open-terminal   Abrir terminal clicando com a direita em uma pasta
pcmciautils    Os cartões de PCMCIA são usados geralmente nos laptops
pmidi          A command line midi player for ALSA
popularity-contest  Votar automaticamente em seus pacotes favoritos
pxljr          Driver for HP's Color LaserJet 35xx/36xx color laser printers (atualmente só uso tinta preta com escala cinza)
reiserfsprogs User-level tools for ReiserFS filesystems (Eu configurei meu sistema com ext3)
rsync          Copiar programas de máquinas remotas
smartdimmer    Mudar LCD brilho na Geforce 6200Go (A minha é Geforce fx 5200)
ubuntu-keyring GnuPG keys of the Ubuntu archive
whois          the GNU whois client
gnome-media (Contêm os pacotes gnome-sound-recorder, gnome-cd, gnome-volume-control e vumeter)
gnome-sound-recorder é o gravador do Gnome.
gnome-cd  é o reprodutor de CDs de Gnome.
gnome-volume-control inclui um subprograma para o volume.
vumeter é um medidor de volume.
gucharmap  Mapa de Caracteres do GNOME baseado no Banco de Dados de Caracteres Unicode
gnome-pilot          Para Palm
gnome-pilot-conduits Para Palm
libgnome-pilot2      Para Palm
libpisock9           Para Palm
libpisync0           Para Palm
samba-common
smbclient                    Permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em redes formadas por computadores com o Windows.Pode parecer difícil de acreditar a princípio, mas as máquinas Windows de sua rede irão "ver" o seu servidor Linux com Samba como se fosse outra máquina com Windows - O Samba também inclui ferramentas que permitem que o Linux atue como cliente em uma rede com servidores Windows. No meu caso só removi o cliente, já que o servidor não vem por padrão.
alacarte (aquele que você configura os ícones do menu)
gimp  (Gosto dele, mas atualmente não está sobrando tempo para brincar com ele)
gimp-printer
gimp-python
libgimp2.0
gimp-data
example-content  (Demonstração do ubuntu, exemplo de conteúdo e aplicativos)
speak
libespeak1
libgnome-speesh7

Fui na pasta usr e apaguei a pasta "games" /usr/games e também a /usr/local/games
Fui na pasta var e apaguei a pasta games  /var/games
mozilla-firefox-locale-pt-br   (troquei o firefox pelo browser kazehakase)
mozilla-acroread
sun-java6-plugin
firefox
totem-mozzila

removi também a pasta oculta .mozzila localizada na pasta pessoal.
msttcorefonts  (fonte para aplicativo microsoft, uso aplicativo pelo wine e não senti nenhuma diferença)
Mais de 2 giga de pacotes removidos.




Veja como ficou meu desktop no final:


« Última modificação: 28 de Dezembro de 2007, 12:10 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2007, 00:02 »
Aloha,


Seria um experimento interessante fazer o contrario do que você fez: instalar o Ubuntu Server e ir pondo pacote por pacote os itens de desktop que te interessam.


Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #2 Online: 16 de Outubro de 2007, 06:26 »
Bom, esse é o tipo de experiência que eu não faria, principalmente considerando que você removeu muitos pacotes que são "essenciais", então, poderá ter um bom problema depois XD

De qualquer maneira, eu acho que se for pra fazer isso, melhor usar alguma distro KISS, como o Arch Linux =)
Ou então fazer como o  KurtKraut disse, que é fazer a instalação pelo ubuntu server.
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #3 Online: 16 de Outubro de 2007, 11:59 »
Alguém tem idéia do tamanho do ISO do ubuntu server?

Estou tentado a fazer a instalação dessa forma.

[]´s

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #4 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:45 »
Use o Damn Small Linux.
Roda com gráfico no meu Pentium I com 15MB de RAM e 3GB de HD!

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #5 Online: 16 de Outubro de 2007, 18:51 »
Não deu problema algum até agora, desde o ubuntu 5 faço isso deixo ele com o mínimo de pacotes possíveis. Já instalei varias outras distrus mais leves desde quando não existia o Ubuntu, mas gosto do ubuntu (gnome).
Com respeito a instalar o Ubuntu Server e colocar os pacotes que mais interessam, na próxima versão vou testar essa opção.
Mas segue a sugestão para pessoas que não nunca usam por exemplo gnome-acessibility-themes (Se você não é deficiente físico não precisa deles), tomboy (bloquinhos de nota) e não removem, só ocupa espaço físico.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline snooze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2007, 01:34 »
Também removo quase todos esses pacotes acima, além das fontes 100dpi (uso a 75dpi), das dezenas de locales (apt-get install locale-purge) e os xserver-xorg-video-* (mantendo apenas o da ati)

Tem mais coisas que apago, como as páginas de ajuda do yelp que não estão em português ou inglês.
Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #7 Online: 25 de Outubro de 2007, 00:28 »
O yelp já tinha removido por completo inclusive em português.
Mas essa do xserver-xorg-video era novidade para mim, já mandei ver aqui em casa removi todos exceto o xserver-xorg-video-nv  visto que uso o Nvidia.
Valeu mesmo, snooze!!!HAUHAHAUAA!!!
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2007, 00:53 »
Eu sempre removi as fontes ttf que não uso (o Ubuntu vem com um monte delas), o ekiga e algumas outras coisinhas, mas a sua proposta de limpeza me interessou e pretendo "brincar" com ela.

Valeu pela lista!
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2007, 17:11 »

Legal!! descobri mais um comando para enxugar o sistema, retirar todos os .deb que foi baixado na net visto que os programas já estão instalados e não precisa mais dos pacotes .deb de enfeite em seu sistema.
Digite num terminal uma linha de cada vez:
sudo rm -Rf /var/cache/apt/archives/*.deb
sudo rm -Rf /var/cache/apt/archives/partial/*.deb

Veja já reduzi mais um pouco veja a screenshot.
Se alguém tiver alguma dica a mais agradeço.
Na imagem hda2 é o sistema operacional Ubuntu, e hda4 uma partição separada de dados (música, vídeo, fotos, etc...)


Já editei essa dica na mensagem principal.


Use o próprio apt-get para isso e não o comando rm.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get clean
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #10 Online: 06 de Novembro de 2007, 08:50 »
é ucastro, vc foi bem radical!
:D

mas vou seguir algumas das suas dicas, pois não gosto de coisas inuteis ocupando espaço atoa, pra isso já bastava usar o ruindow$
:)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #11 Online: 08 de Novembro de 2007, 21:00 »
Beleza, golfinho. Removi mais alguns :
alacarte (aquele que você configura os ícones do menu)
gimp  (Gosto dele, mas atualmente não está sobrando tempo para brincar com ele)
gimp-printer
gimp-python
libgimp2.0
gimp-data
Fui na pasta usr e apaguei a pasta "games" /usr/games e também a /usr/local/games
Fui na pasta var e apaguei a pasta games  /var/games
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #12 Online: 08 de Novembro de 2007, 21:12 »
ucastrobr você tem a informação de quanto de RAM e HD você economizou até aqui?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #13 Online: 08 de Novembro de 2007, 22:09 »
ucastrobr você tem a informação de quanto de RAM e HD você economizou até aqui?

Boa pergunta.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Ubuntu Gutsy, arquivos que removi não essenciais.
« Resposta #14 Online: 09 de Novembro de 2007, 19:21 »
O meu sistema ubuntu está no hda2 usa apenas  3.3 giga.  No  início antes de remover os pacotes usava uns 5,8 giga embora a capacidade total do hd é 80 giga . E a memória tem dia que está menor, mas hoje registrou 123,7 mb de 503.6 mb cerca de 24% da capacidade total.









« Última modificação: 09 de Novembro de 2007, 19:29 por ucastrobr »
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")