Autor Tópico: Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela  (Lida 3149 vezes)

Offline natachinhas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela
« Online: 16 de Setembro de 2009, 15:45 »
Oi, estou usando o Ubuntu 9.04,  já a algum tempinho, e tudo estava funcionando normalmente, até que resolvi jogar o Stepmania. Bom, nunca tive problemas com este jogo no Linux, e por não achar que o problema seja causado por ele, é que vim pedir socorro aqui.

Então! Iniciei o jogo, e passados alguns minutos, o sistema fez logoff sozinho, e deu alguma mensagem que mencionava o Timidity (queria encontrar o log pra poder pesquisar melhor, mas não sei qual é). Depois de três logoffs desses, fui no jogo novamente e o sistema congelou, nem o teclado respondia. Tive que desligar o note tirando a bateria! :P

Até então, achei que o problema era com o Stepmania, e deixei pra lá. Mas usando o computador novamente, sem nem chegar perto do jogo, ele fez logoff sozinho de novo!

Já procurei na net e achei pessoas com problemas parecidos, mas eram todos com problemas relacionados ao driver de video. O meu, sei que está funcionando perfeitamente, já perdi um bom tempinho nisso...

Será que alguém sabe o que pode ser? Ou onde encontro o log que guarda as mensagens de erro/logoff?

Brigadinha! :)


Achei isso aqui no user.log, será que ajuda?

Sep 16 09:38:50 nati-note pulseaudio[6024]: pid.c: Stale PID file, overwriting.
Sep 16 09:38:54 nati-note pulseaudio[6024]: module-x11-xsmp.c: X11 session manager not running.
Sep 16 09:38:54 nati-note pulseaudio[6024]: module.c: Failed to load  module "module-x11-xsmp" (argument: ""): initialization failed.
Sep 16 10:03:19 nati-note pulseaudio[6024]: module-alsa-sink.c: Error opening PCM device front:0: Device or resource busy
Sep 16 10:06:43 nati-note pulseaudio[3259]: module-x11-xsmp.c: X11 session manager not running.
Sep 16 10:06:44 nati-note pulseaudio[3259]: module.c: Failed to load  module "module-x11-xsmp" (argument: ""): initialization failed.
Sep 16 13:44:33 nati-note pulseaudio[3264]: module-x11-xsmp.c: X11 session manager not running.
Sep 16 13:44:33 nati-note pulseaudio[3264]: module.c: Failed to load  module "module-x11-xsmp" (argument: ""): initialization failed.
Sep 16 13:54:24 nati-note pulseaudio[4754]: pid.c: Stale PID file, overwriting.
Sep 16 13:54:28 nati-note pulseaudio[4754]: module-x11-xsmp.c: X11 session manager not running.
Sep 16 13:54:28 nati-note pulseaudio[4754]: module.c: Failed to load  module "module-x11-xsmp" (argument: ""): initialization failed.
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial_0
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial_0
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial
Sep 16 15:11:54 nati-note pulseaudio[4754]: module-hal-detect.c: D-Bus error while parsing HAL data: org.freedesktop.Hal.NoSuchDevice: No device with id /org/freedesktop/Hal/devices/usb_device_ffffffff_ffffffff_noserial_0
Sep 16 16:00:01 nati-note UBUNTUZILLA: /bin/sh: /usr/local/bin/ubuntuzilla.py: not found
« Última modificação: 16 de Setembro de 2009, 16:06 por natachinhas »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela
« Resposta #1 Online: 16 de Setembro de 2009, 23:11 »
natachinhas,

seja bem-vindo!...
Olhe, não conheço o jogo e nem faço idéia do que isso possa ser, mas sem mais detalhes vai ser difícil alguém poder ajudar - qual o Ubuntu, qual o hardware, o que estava fazendo quando aconteceu de novo... Porém pelo que postou pode haver um problema de áudio - tente mudar para o ALSA ao invés do Pulse.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2009, 08:06 »
complementando o VB5...

Eu acredito que o problema esteja relacionado ao gerenciamento de energia.

Nunca, mas nunca mesmo eu tive este problema no Linux, mas de uns dias para cá, meus notes, um sony vaio e um eeepc tem travado do nada.

O que notei foi que:

quando estou com baterias e conecto a energia ele trava às vezes.

quando estou com baterias, em um determinado nivel de carga ele trava.

isto é um pseudo travamento aqui. Nada funciona, ele congela, mas ao acionar teclas como desligar o wifi nada acontece. Porém ao rebootar, o wifi esta realmente desligado, logo o comando funcionou, apesar de não me informar de nada.

estou esperando maiss um pouco para ter certeza deste sintoma, para depois pesquisar no launchpad por este possivel bug.

O que fiz até agora:

Gerencimento de energia: estou alterando os parâmetros para ver.

Descanso de tela: marquei para considerar o computador como ocioso depois de 2 horas.

Compiz: removi.

Se isto não sanar o meu problema vou verificar os modulos de ACPI e APIC, bem como ir no launchpad.

aqui no forum estão chovendo questões como estas, e até agora ninguém aparentemente resolveu.

Se realmente for um bug, espere que em pouxcas semanas vem uma atualização para sanar o problema.

[],s

 

Offline natachinhas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela
« Resposta #3 Online: 17 de Setembro de 2009, 14:27 »
natachinhas,

seja bem-vindo!...
Olhe, não conheço o jogo e nem faço idéia do que isso possa ser, mas sem mais detalhes vai ser difícil alguém poder ajudar - qual o Ubuntu, qual o hardware, o que estava fazendo quando aconteceu de novo... Porém pelo que postou pode haver um problema de áudio - tente mudar para o ALSA ao invés do Pulse.

VB5


Ok! Vou tentar! Brigada! :D

---

Troquei para o Alsa e tentei reproduzir o erro. O jogo não conseguiu iniciar e me deu a seguinte mensagem:

ALSA: Advanced Linux Sound Architecture Driver Version 1.0.18rc3.
ALSA Driver: 0: HDA NVidia [NVidia], device 0: ALC268 Analog [ALC268 Analog], 1/1 subdevices avail
ALSA Driver: 0: HDA NVidia [NVidia], device 1: ALC268 Digital [ALC268 Digital], 1/1 subdevices avail
Couldn't load driver ALSA: Not enough substreams for hardware mixing, using software mixing
ALSA: Software mixing at 44100hz
Sound driver: ALSA-sw


Mas, tenho quase certeza de que o problema é com o meu jogo tentando funcionar com o pulseaudio. Como não funcionou com o Alsa, voltei às configurações iniciais e executei meu jogo com o comando pasuspender na frente. Pelo que li nas pesquisas, esse comando evita que o pulseaudio seja executado, o que permite que o jogo funcione!

Desculpem postar uma dúvida aqui que provavelmente tinha mais a ver com o jogo, do que com o Ubuntu. Mas pode servir pra alguém que esteja passando pelo mesmo problema!

Obrigada! ;)
« Última modificação: 17 de Setembro de 2009, 15:01 por natachinhas »

Offline 1apr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu faz logoff sozinho e depois congela
« Resposta #4 Online: 25 de Outubro de 2009, 16:52 »
olá aconteceu algo semelhante comigo, estava usando o sistema e  repentinamente foi para tela do login tem como sabe o que aconteceu co algun (log) estou usando o kubuntu 9.04 mas uso mais o gnome pois acho mais rápido a abertura dos programas