Autor Tópico: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy - RC1)  (Lida 8571 vezes)

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
@all

Olá a todos!  :)

Eu atualizei o meu Ubuntu64 'Feisty' para a versão 'Gutsy' e tudo foi bem...exceto a configuração para minha placa de vídeo NVIDIA 6200 AGP. Tentei instalar os binários, a partir do fonte (instalador baixado da NVIDIA - que normalmente funciona em todas as distribuições) e nada. O que ocorre é que instalação segue OK, o driver é carregado, porém no próximo boot o sistema tenta carregar um driver 'vesa' - que não acha - e o login gráfico morre. Eu tinha que refazer a 'instalação' a cada boot, o que era impraticável. Procurando pela net, achei relatos dando conta que instalando o driver NVIDIA a partir do Envy devidamente 'hackeado' solucionaria o problema. Então tentei a sugestão e ... GOTCHA!!  ;D Estou com o driver proprietário instalado e que é carregado propriamente a cada boot. Abaixo apresento um pequeno passo-a-passo para quem está com esse problema (ah, o sistema instalado - em verdade, reinstalado a partir do zero - é o Gutsy RC1 para x86_64):

1. O que é o Envy?

Veja este wiki.

2. Onde baixar?

Link direto.

3. Como fazer a instalação?

No terminal (bash) digitar:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i envy_0.9.7-0ubuntu12_all.deb
Caso não tenhas todos os pacotes necessários instalados, o dpkg irá retornar mensagem de erro informando quais pacotes estão faltando (aconteceu comigo  ;D); neste caso, instale as dependências com aptitude:

Código: [Selecionar]
sudo aptitude install pacote a, pacote b, ...
onde pacote a, pacote b, ... são os pacote necessários (dependências) para a instalção do envy e que são mostrados quando da tentativa de instalação deste.

Após o aptitude baixar e instalar as dependências, ele automaticamente conserta a instalação quebrada do envy e este estará disponível em Aplicações -> Ferramentas de Sistema.

4. Como fazer a adaptação ('hack') para o envy funcionar na versão 'Gutsy' (7.10) do Ubuntu?

Explicação (em inglês) no blog do autor.

5. Facilitando a vida...

A explicação de como modificar a classe exposta no blog foi concebida para uma versão anterior do envy. Na versão disponível para download a linha a ser modificada é outra; assim sendo, disponibilizo este link para baixar o arquivo já modificado. Descompacte em /usr/share/envy/instun.

6. Usando o envy...

Aplicações -> Ferramentas de Sistema -> Envy. Será solicitada a senha. Então é só aguardar o envy fazer tudo para ti. Ao final, ao ser perguntado se deseja que o programa configure o teu xorg.conf, diga sim. <CTRL> <ALT> <BKSP> para reiniciar o X e voilà!!  ;D No próximo boot verás que o driver 'nvidia' será carregado propriamente.

7. Questões?

Poste no tópico (não mande MP). ;)

Danpos.

Offline truco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2007, 13:06 »
Caro Danpos

Segui o seu passo a passo pois estou com o mesmo problema. Tinha o Fesity rodando belezinha, com Beryl inclusive. depois que fiz o upgrade para o Guitsy não funfou mais. Quando mando instalar o driver Nvidia no Envy a saída de erro é essa:
" Má sorte, os cabeçalhos de Kernel para a versão de Kernel alvo não puderam ser encontrados e voc não especificou outros cabeçahos de kernel válidos para serem usados."
Alguma luz ????

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2007, 14:39 »
Olá Pessoal  !!!

Hoje eu instalei o drive NVidia com o Envy através deste post,

mas não precisa mais adaptar nada,

ele já está pronto para o Gutsy,

envy_0.9.8-0ubuntu8_all.deb .

                                                                      Funcionou tudo bem.

                                                                 
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline kntr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2007, 19:09 »
Olá!
Estou com um problema no meu notebook HP Compaq 6210br, isntalei o driver da nvidia e quando tento entrar em algum terminal ele trava a tela gráfica e soh pega o terminal 7. minha placa gráfca é a "nVidia Corporation C51 [Geforce 6150 Go]"

Offline Markos_BR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #4 Online: 31 de Outubro de 2007, 12:11 »
No Feisty realmente só consegui instalar corretamente os drivers da Nvidia no meu notebook V6210BR pelo Envy...

Mas agora no Gutsy não foi mais necessário o Envy, o próprio Ubuntu através do gerenciador de drivers restritos baixa, instala e configura sem problemas (pelo menos no meu caso funcionou perfeitamente).  ;)

Offline Juliano Madeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy - RC1)
« Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2007, 15:23 »
Olá, estou com o mesmo problema e gostaria de ajuda!! Eu instalei o Ubuntu 7.10 em modo texto e ele nem iniciou por causa da placa de vídeo, maso SO está instalado. Daí baixei o tal drive que vocês estão falando aí, e o coloquei num disquete. Agora eu inicio o Ubuntu e dou CTRL + Alt + F1 para entra no modo texto. Daí que não sei como faço, pois o drive eu gravei num disquete, como eu faço pra iniciá-lo do disquete e instalá-lo?
Muito Obrigado.
Juliano.

Offline misterioso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2007, 18:54 »
Caro Danpos

Segui o seu passo a passo pois estou com o mesmo problema. Tinha o Fesity rodando belezinha, com Beryl inclusive. depois que fiz o upgrade para o Guitsy não funfou mais. Quando mando instalar o driver Nvidia no Envy a saída de erro é essa:
" Má sorte, os cabeçalhos de Kernel para a versão de Kernel alvo não puderam ser encontrados e voc não especificou outros cabeçahos de kernel válidos para serem usados."
Alguma luz ????

tenta instalar isso aki   

sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`

Offline Juliano Madeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy - RC1)
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2007, 16:46 »
Oi pessoal, tentei fazer o que me disseram, ou seja, pra colocar o código 
sudo apt-get install linux-headers-'uname -r'

ele até instala uns pacotes, mas no final diz
E: impossível achar pacote linux-headres-uname

Eu tentei tanto com um disquete tendo o drive dentro, como com um CD e em ambos deu a mesma mensagem.
Por Favor me ajudem, como faço pra fazer ele instalar o drive de um disquete ou de um CD??
Muito Obrigado.
Juliano.

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy - RC1)
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2007, 17:56 »
Eu tive alguns problemas para instalar tambem mas foram faceis de resolver. Quer dizer, tive que intervir pelo terminal.
O que eu fiz foi o seguinte:

Iniciei o ubuntu em modo seguro (texto)

desinstalei tudo que poderia me atrapalhar da nvidia (e estava atrapalhando a compilação do drive).
Código: [Selecionar]
sudo apt-get remove nvidia*
OBS: Comfira se os pacotes que ele irá remover são somente da placa de video antes de aceitar com o "y" "yes".
No meu eram, não sei se existe drive da nvidia para outro dispositivo.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install build-essential
Com isso você consegue compilar o drive da nvidia sem problemas.
OBS: Durante a instalação o ultimo drive pergunta se vc quer que ele verifique se tem uma versão nova via ftp. Escolha "no".
Eu escolhi "yes" ele ele baixou uma versão nova que não funcionou de jeito nenhuma na minha maquina.
Use a que está disponivel para download no site.

Depois que tudo funcionar, quando vc entrar no modo grafico ele vai avisar que você está usando um drive restrito, só que a tela que mostra isso foi desinstalada com aquele comando acima. Ele diz qual pacote precisa para visualizar os drives na mensagem de erro.
Baixe esse pacote novamente e pronto. Pelo menos comigo funcionou.

Outra dica é dizer "yes" quando o drive pergunta se quer que ele configure o arquivo Xorg.conf.

ATENÇÃO:   Galera atualizei para avisar quem tentar esse procedimento que descrevi acima. Obtive exite mas aconteceu uma coisa super sinistra.
Meu drive da nvidia parou de funcionar do nada. Eu não consigo usar mais drive nenhum da nvidia no notebook. Fiz vários testes após esse procedimento e estava tudo funcionando. Mas depois de ligar o notebook novamente não à cristo que faça ele funcionar com o drive da nvidia. Estou tentando descobrir o que é.
Então não recomendo mais esse procedimento até entender o que está acontecendo. Desconfio que seja uma atualização de bios mas até la...
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 12:00 por marcos_vargens »
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Redley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2007, 18:22 »
Eu tenho uma duvida q tenho certeza q alguem vai saber respoder facil!

Na minha lista de add/remover aplicativos apareceram 3 drivers binários de aceleração pra Nvidia, tinha um normal, um escrito "new driver" e outro escrito "legacy" driver.
Eu escolhi "new driver", fiz certo? Depois fui em gerenciador de drives restritos e cliquei lá na opção pra instalar, instalou normalmente, só sei que a minha tela tá sinistra de maneira, cheia de efeitos de esmaecimento.

Outra coisa, o fabricante do meu monitor recomenda uma taxa de atualização de 85hz, mas la em screen and graphics esta 50hz, na caixinha têm pra selecionar o maximo de 72hz, se eu alterar vai dar problema?
A taxa de 50hz ele q escolheu sozinho quando terminou de instalar e tô com medo de alterar e dar pau no sistema ou no próprio monitor. Posso alterar pra taxa de 72mhz? Têm como aumentar essa taxa? Sera necessario alterar?

Os dados são:
Placa Gforce FX6500 256mb e monitor Samsung Syncmaster 794V

Valeu!!!

Offline Junior_Sampa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 382
  • Ubuntu 12.04 64bits - Unity 3D
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #10 Online: 04 de Novembro de 2007, 18:30 »
Também tenho uma dúvida...

Existe alguma diferença entre o driver fornecido no site Nvidia para linux e o ativado via Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos?

Grato!
Junior


Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #11 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:04 »
Eu tenho uma duvida q tenho certeza q alguem vai saber respoder facil!

Na minha lista de add/remover aplicativos apareceram 3 drivers binários de aceleração pra Nvidia, tinha um normal, um escrito "new driver" e outro escrito "legacy" driver.
Eu escolhi "new driver", fiz certo? Depois fui em gerenciador de drives restritos e cliquei lá na opção pra instalar, instalou normalmente, só sei que a minha tela tá sinistra de maneira, cheia de efeitos de esmaecimento.

Outra coisa, o fabricante do meu monitor recomenda uma taxa de atualização de 85hz, mas la em screen and graphics esta 50hz, na caixinha têm pra selecionar o maximo de 72hz, se eu alterar vai dar problema?
A taxa de 50hz ele q escolheu sozinho quando terminou de instalar e tô com medo de alterar e dar pau no sistema ou no próprio monitor. Posso alterar pra taxa de 72mhz? Têm como aumentar essa taxa? Sera necessario alterar?

Os dados são:
Placa Gforce FX6500 256mb e monitor Samsung Syncmaster 794V

Valeu!!!

Se estiver usando o drive da nvidia e estiver funcionando ele detecta altomaticamente os valores possiveis. Se vc selecionar não deveria dar problema. Mas se vc tem medo e não tem muita intimidade com o terminal. Melhor deixar o que ele selecionou. A menos que vc tenha certeza que está errado.

Se ainda assim vc quiser alterar tem um jeito de fazer backup do arquivo de configuração, mas vc vai ter que usar o terminal para restaurar o backup.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #12 Online: 05 de Novembro de 2007, 12:06 »
Também tenho uma dúvida...

Existe alguma diferença entre o driver fornecido no site Nvidia para linux e o ativado via Sistema > Administração > Gerenciador de Drivers Restritos?

Grato!
Junior



Até onde eu sei, a diferença é que o drive da nvidia compilado na sua maquina, abilita todos os recursos que sua placa de video possui. Ja o da distribuição é compilado para ser compativel com a maioria das placas e computadores, deixando assim de ter alguns recursos.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline Juliano Madeira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy - RC1)
« Resposta #13 Online: 06 de Novembro de 2007, 23:53 »
Galera!!
Tentei instalá o drive da Nvidia e tá dando isso aqui "E: impossível achar pacote".
O que eu  faço?
Não consigo instalá esse drive na máquina, como eu faço?
Abraço.
Juliano.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: [DICA]: instalação do driver proprietário da NVIDIA no Ubuntu 7.10 (Gutsy -
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2007, 00:11 »
Acho que seria interessante especificar no tópico que na verdade se trata da:

Instalação da última versão do driver nVidia no Ubuntu 7.10


Pois a instalação do driver proprietário nVidia é feita automaticamente pelo sistema através do "gerenciador de drivers restritos".

E com o detalhe de  que essa versão, instalada a partir do gerenciador de drivers restritos, é baixada dieretamente dos repositórios oficiais e é uma versão testada e com suporte pela equipe do Ubuntu.