Autor Tópico: Boot com disco externo no vista  (Lida 5434 vezes)

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Boot com disco externo no vista
« Online: 07 de Outubro de 2007, 10:13 »
Ora boas a todos!

Sou um novo "membro" da comunidade software livre e a verdade é k decidi instalar ontem o Linux Ubuntu e fi-lo num disco externo de 80Gb ligado por USB, ate aqui tudo bem com o disco conectado aparece o menu de boot e é só escolher se kero iniciar o ubuntu ou o Vista.
O problema é k quando o disco externo nao esta conectado o portatil dá erro de boot e nem me chega a aparecer o menu para boot. :(
Como infelizmente na Universidade quase todas as aplicações k necessito têm de ser corridas em SO windowns tenho grande necessidade de utilizar o vista e nem sempre posso ter o disco externo por perto.
Alguem me pode ajudar e dizer como posso bootar o vista sem k o disco externo esteja conectado? ??? ??? ???

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #1 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:21 »
Seja bem-vindo, cometa!...

Seu problema é simples: o gerenciador de boot ( GRUB) está instalado no seu disco externo; logo, sem esse disco presente não há boot.  Dê uma olhada no Link abaixo, deve resolver:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #2 Online: 07 de Outubro de 2007, 21:45 »
Seja bem-vindo, cometa!...

Seu problema é simples: o gerenciador de boot ( GRUB) está instalado no seu disco externo; logo, sem esse disco presente não há boot.  Dê uma olhada no Link abaixo, deve resolver:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Boa sorte!...

VB5


Obrigado pela ajuda mas ainda continuo um pouco confuso :-\ ??? e entao tenho outra duvida não será possivel eu instalar o GRUB no meu dico interno e apagar o GRUB do externo e axim nao ser necessario ter o disco externo ligado para aceder ao windowns?

Caso seja possivel agradecia se fosse possivel k postasses a forma de o fazer pk eu nao percebo mt disto ainda e o mais certo é fazer asneira  :-\ :-X :(

obrigado pela atenção VB5

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #3 Online: 07 de Outubro de 2007, 22:12 »
Cometa,
Nunca precisei mexer no Grub a esse ponto, mas o link que indiquei é super-completo, e até mesmo a primeira opção (disquete de boot) já deve resolver. Você também pode fazer uma busca por "grub" aqui no fórum, possivelmente achará mais soluções. Antes de prosseguir, porém, dê boot no Ubuntu e rode o comando "sudo fdisk -l", e poste aqui o resultado.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2007, 15:10 »
Cometa,
Nunca precisei mexer no Grub a esse ponto, mas o link que indiquei é super-completo, e até mesmo a primeira opção (disquete de boot) já deve resolver. Você também pode fazer uma busca por "grub" aqui no fórum, possivelmente achará mais soluções. Antes de prosseguir, porém, dê boot no Ubuntu e rode o comando "sudo fdisk -l", e poste aqui o resultado.

VB5



conforme me pediste aqui está o resultado do comando "sudo fdisk -l"

Disco /dev/sda: 100.0 GB, 100030242816 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 12161 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        5099    40957686    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            5100       12160    56717482+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            5100       12160    56717451    7  HPFS ou NTFS

Disco /dev/sdb: 80.0 GB, 80026361856 bytes
255 cabeças, 63 setores/trilha, 9729 cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sdb1               1        9327    74919096   83  Linux
/dev/sdb2            9328        9729     3229065    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sdb5            9328        9729     3229033+  82  Linux swap / Solaris

ps. A solução da disquete de boot acho k está fora de questao pois o meu pc é um portatil e ele nao vem com leitor de disketes apenas dvd-rom :-\

Se conseguires ajudar mais um pouco VB5 fico-te mt agradecido senão paciencia ao menos tas a tentar ajudar. Entretanto vou seguir o teu conselho e pesquisar mais um pouco sobre o grub

obrigado pela atenção ;D

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #5 Online: 08 de Outubro de 2007, 21:52 »
Salve!
Seja bem vindo!
Bem.. vou no chute  :P:
Se o Grub foi instalado no HD externo (Ubuntu) ,o interno (Vista) deve estar com a MBR padrão .
Resumindo , você pode tentar dar uma olhada na(o) BIOS ou tentar recuperar (MBR) com o disco do Vista .
Eu acho que é por aí  ;)

Boa sorte!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #6 Online: 08 de Outubro de 2007, 23:59 »
Salve!
Seja bem vindo!
Bem.. vou no chute  :P:
Se o Grub foi instalado no HD externo (Ubuntu) ,o interno (Vista) deve estar com a MBR padrão .
Resumindo , você pode tentar dar uma olhada na(o) BIOS ou tentar recuperar (MBR) com o disco do Vista .
Eu acho que é por aí  ;)

Boa sorte!

É isso aí... desligar o Hd externo não deveria afetar o boot pelo Vista; sua partição de boot, segundo o fdisk, é a dele. Como o k7br falou, verifique na BIOS se  seu sistema não está tentando dar boot pelo HD externo  ( embora ache pouco provável). Se não for isso, use o CD de instalação do Vista para recuperar o MBR.  Embora não conheça o Vista, no XP o procedimento é dar boot como CD, aceitar a opção "Instalar" e prosseguir até que ele detecte que já existe uma instalação Windows no HD e pergunte se quer recuperá-la ou  instalar  em outro lugar. Escolha "recuperar" e deve resolver.

Fico no aguardo...

VB5
« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 00:00 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:49 »
Boas!!!!

Quero agradecer ao VB5 e ao k7br pela ajuda realmente fiz bot com o cd do vista e acionei a opção de recuperar e voltei a ter o boot sem necessidade de ter o disco externo ligado, por isso obrigado aos dois, no entanto toda a coisa boa tem a sua outra face e este caso nao é excepção e infelizmente ao recuperar o MBR fiquei impedido de bootar o ubuntu ou seja agora nao consigo accessar o ubuntu nem apartir do disco externo :'( :-[ :'(.
Mas nao vou desistir de instalar um SO livre e de qualidade como o ubuntu vou peskisar melhor a ver se encontro uma forma de o conseguir instalar num disco externo sem o problema do boot.
Mais uma vez obrigado e se souberem como me voltar a ajudar por favor nao hesitem em postar aki pk toda ajuda é bem vinda.

obrigado ;D

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2007, 23:00 »
Cometa,

Não há nada para agradecer: estamos aqui porque queremos ajudar quem começa no SL, assim como fui ajudado quando comecei  - e como certamente você fará mais adiante. Bom saber que recuperou seu MBR; agora, precisa recuperar o Grub. Se não conseguir através do Link que indiquei, fica uma sugestão:
Eu pessoalmente não gosto de manter sistema e dados no mesmo disco;  se você precisa formatar perde tudo. Por isso, uso um antigo HD de 40 GB para manter apenas os sistemas operacionais, e meus dados vão todos para o segundo. Qualque problema, formato o menor, reinstalo os sistemas e pronto,  não perco nada. Por isso, sugiro que faça o mesmo - instale o Ubuntu no  mesmo HD onde está o Vista, e use o externo para guardar seu dados; assim, não terá problemas de Grub nem nada. O que acha?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #9 Online: 10 de Outubro de 2007, 16:10 »
Cometa,

Não há nada para agradecer: estamos aqui porque queremos ajudar quem começa no SL, assim como fui ajudado quando comecei  - e como certamente você fará mais adiante. Bom saber que recuperou seu MBR; agora, precisa recuperar o Grub. Se não conseguir através do Link que indiquei, fica uma sugestão:
Eu pessoalmente não gosto de manter sistema e dados no mesmo disco;  se você precisa formatar perde tudo. Por isso, uso um antigo HD de 40 GB para manter apenas os sistemas operacionais, e meus dados vão todos para o segundo. Qualque problema, formato o menor, reinstalo os sistemas e pronto,  não perco nada. Por isso, sugiro que faça o mesmo - instale o Ubuntu no  mesmo HD onde está o Vista, e use o externo para guardar seu dados; assim, não terá problemas de Grub nem nada. O que acha?...

VB5


Realmente essa sugestao faz todo o sentido e provavelmente a mais viavel e com menos complicaçoes eu tenhu o meu disco interno com 2 partiçoes uma para o vista e outra só para os meus dados talves a converta para sistema linux e instale ai o Ubuntu

No entanto ainda tou a tentar recuperar o Grub atraves do link a solução do Super Grub Disk parece-me boa para recuperar o Grub no entanto estou com dificuldades em acertar com akilo nao consegui perceber bem como o devo usar ja o colokei numa pen disk mas depois o meu pc nao consegue arrancar  :-\ ta dificil esta experiencia inicial mas é da forma k depois dou mais valor qd estiver tudo a funcionar direitinho ;D

Bem mais alguma sugestao é só postar vai ser bem vinda de certaza obrigado por mais uma ajuda ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #10 Online: 10 de Outubro de 2007, 21:22 »
No entanto ainda tou a tentar recuperar o Grub atraves do link a solução do Super Grub Disk parece-me boa para recuperar o Grub no entanto estou com dificuldades em acertar com akilo nao consegui perceber bem como o devo usar ja o colokei numa pen disk mas depois o meu pc nao consegue arrancar

Cometa,

o Super Grub Disk é uma imagem de CD ( .ISO), que você deve baixar e usar (através de um programa de gravação de CD como o Nero ou similar) para criar um CD capaz de dar boot no micro. Usá-lo numa pendrive simplesmente não vai dar resultado algum... Se tiver alguma dúvida poste aqui, e vamos resolver isso...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #11 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:23 »
Sobre os discos separados, para quem tem um HD como o meu de 160GB, ou como o de 80GB também, nem precisa de outro disco, somente colocar em partições separadas e colocar a pasta home em uma partição separada da raiz, é algo que sempre faço desde que comecei a aprender nesse fórum que é muito bom para o desenvolvimento da comunidade na qual cooperação é o lema. (falei bonito, :))


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #12 Online: 11 de Outubro de 2007, 21:47 »
Sobre os discos separados, para quem tem um HD como o meu de 160GB, ou como o de 80GB também, nem precisa de outro disco, somente colocar em partições separadas e colocar a pasta home em uma partição separada da raiz, é algo que sempre faço desde que comecei a aprender nesse fórum que é muito bom para o desenvolvimento da comunidade na qual cooperação é o lema. (falei bonito, :))

Falou mesmo...  :D É isso aí, eu apenas reaproveito HDs de menor capacidade mas ainda bons para colocar os sistemas, já que isso aumenta ainda mais a segurança e dá um novo uso a eles.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Cometa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #13 Online: 12 de Outubro de 2007, 20:38 »
Boas!!!!

Peço desculpa pela falta de noticias mas tive um exame e fikei meio sem tempo para resolver este problema de modo k o tive de o deixar um pouco em espera.
Mas ja voltei á carga e axo k vou ter de me render ás evidencias o melhor msm é instalar o ubuntu no disco interno e deixar o externo para armazenar dados msm.
Ãxo k xeguei á conclusao k é impossivel instalar o ubuntu num disco externo tentei de tudo desde cd's de boot a programas como o osl2000 boot manager mas o resultado foi sempre o msm sem o disco externo ligado nada a fazer ele nem o vista consegue bootar :-\ se ao menus existisse uma opcção k durante a instalação me permitisse instalar o Grub no disco interno provavelmente funcionaria mas infelizmente nao encontrei nada a esse respeito.
Como tal quero agradecer a todos pela ajuda k me prestaram é bom saber k o ubuntu vem equipado  de serie com tao boa gente sempre disposta a ajudar.
Assim k tenha um tempinhu axo k vou entao optar pela suloção do disco interno msm, qd tiver tudo a funcionar diretinhu eu dou aki a boa nova e aproveito para colocar mais 1001 duvidas ;D ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Boot com disco externo no vista
« Resposta #14 Online: 12 de Outubro de 2007, 21:13 »
Cometa,

Muitas das opcões do post que citei servem exatamente para colocar o GRUB no hda, ou seja, o disco principal do sistema; se fizer uma busca pelo assunto aqui no fórum deve encontrar ainda mais dicas. Caso contrário, abra um tópico específico sobre "como mudar o GRUB para outro HD" ou coisa assim.
Mas sem dúvida é uma boa idéia separar programas e dados...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB