Parto do seguinte princípio: a pirataria é uma das mais antigas atividades humanas, abra um livro de história universal. Com o surgimento da fita cassete e principalmente de gravador de fita cassete stereo, não o gravador mixuruca, a pirataria de músicas começou e inclusive lembro-me que estava na fila do ferry boat em Salvador e tinha um cara vendendo trilhas sonoras de novelas e de artistas diversos, isto nos fins dos anos setenta e início dos anos oitenta. Acho que uma pessoa que põe uma música sua, que adquiriu pode emprestar ou dar a quem quiser, se baixar para vender aí existe um crime: pirataria. Quando se gosta da obra de um cantor(a) a pessoa acaba comprando, seja por 3 reau, como diz o camelo, ou por 15, 20 reais ou mais na loja. A pirataria de músicas e filmes aumentou com o surgimento dos video cassete, quero saber quem nunca alugou um filme em video cassete que não era pirata? e não existia internet só só VHS e Betamax ( que sumiu primeiro apesar de ser da Sony) em meados dos anos 80. Cassete deck cheio de recursos, fitas cromo TDK, depois de metal, antes só tinha de ferro, sujava as cabeças que era uma beleza, depois ferro cromo. Sistema Dolby de redução de ruídos tanto o dolby B como C e outros menos votados, deck de 3 cabeças, ainda tenho um Akai guardadinho de 3 cabeças e um CCE 500 ambos funcionando. Agora temos gravador de dvd, cd, e sistemas escravos que gravam um monte ao mesmo tempo, televisões com hd de 80 gigas para gravar programas para vc ver depois ( um novo video cassete ). Para se ouvir músicas antigamente bastava ter um rádio tocas fitas instalado no carro ( nestes anos oitenta eu tinha um TKR cara preta, pesado e já existiam as gavetas para a gente levar nossos radiotoca fitas e não ver o carro arrombado e faltando o dito e por ai vai........... era uma tremenda mala. hoje tem auto rádio com cd que toca até mp3 fora os com tem entrada usb para usar um pendriver carregado de músicas, sem contar dvd para carros. Resumindo quem facilitou a pirataria foram as empresas que criaram os video cassetes, a Sony que criou o betamax e diz que criou o vhs mais que não quis porque era inferior e vendeu, que criou o Walkman e apareceram clones de n fabricantes e é também dona de gravadora, cassete, criação da Phillips , meu primeiro deck foi um Phillips , meu primeiro video foi um AKai .Criaram o cd player , Phillips e Sony, depois surgiram os gravadores de cd , , dvd apareceu e também gravadores de dvd, tanto de mesa como para pc. Resumindo para reduzir em muito a pirataria é só proibir a fabricação de aparelhos que gravam , seŕa que fariam isto? duvido , já pensou na perda de lucros, impostos, um dvd player doméstico no Brasil tem mais de 50% de impostos embutidos no preço final ao consumidor. Baixar filme na internet para assistir, música para ouvir não é crime no meu modo de ver, só é crime se for para vender por um rau que seja. Continuarei baixando, assistindo e apagando para manter espaço no hd . O que é seu vc pode dar vender ou emprestar o problema é seu. Quanto a software aí já sou contra, mais ainda assim tem gente que dispõe na internet diversos softwares , mais que usa linux nem sequer precisa deles.Para mim baixar músicas não é crime, pois um amigo me emprestou para gravar e ouvir, assim como na época do cassete, mais sem vender.Baixar filmes e assistir e depois apagar, sem fazer cópia para vender, segue o mesmo raciocínio um amigo me emprestou para assistir e depois devolvi, apaga do hd.