Autor Tópico: Verificação de serviços startados e pacotes instalados  (Lida 4235 vezes)

Offline jgama

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
Verificação de serviços startados e pacotes instalados
« Online: 12 de Outubro de 2007, 16:56 »
Pessoal,  hoje tirei o dia para solucionar as dúvidas.

É o seguinte  usei  muito tempo Distros baseadas em Red Hat, e fiquei acostumado  com alguns quebra galhos, e como estou começando com Distros baseadas em Debian, no caso Ubuntu server 7.04, estou enfrentando alguns contra tempo.

Por exemplo estava lendo os macete do apt-get através deste link  http://www.debian.org/doc/manuals/apt-howto/ch-apt-get.pt-br.html  o qual esta ajudando  muito,  mas não encontrei uma forma de  verificar se tal pacote está instalado, a não ser que estou ficando cego ;D


1) Dúvidas

Como verifico pacotes instalado no Ubuntu?
Como verifico se tal daemon  será iniciado no boot do sistema?
Como coloco o daemon para inicializar no boot?
Como retiro o daemon para não inicializar no boot

OBS: sei que posso usar chmod -x /rtc/init.d/samba   por exemplo ou entrar direto no /etc/rc.2,3,4,5 ai por diante  e fazer algumas alterações.

2)Mas queria alguma coisa pratica como no Red Hat  para fazer tal daemon inicializar  ou não no boot  por exemplo:

chkconfig --level 2345 samba on
chkconfig --level 2345 samba off


3) e Ultimo
Existe alguma possibilida de usar o comando abaixo no ubuntu?
$sudo service samba  start/restart/ status/reloard

Como visualiso todos os serviços que estão startado via console ou X windows?


Peço desculpa com estes montes de dúvidas.

Abraço

Jgama

 
 




arlei

  • Visitante
Re: Verificação de serviços startados e pacotes instalados
« Resposta #1 Online: 13 de Outubro de 2007, 10:19 »
Olá jgama,

instale o rcconf que ficará fácil para vc habilitar ou desabilitar determinados serviços no boot.

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install rcconf
Depois para usar digite o comando abaixo. O rcconf é um script em shell dialog parecido com o chkconfig do RH.

Código: [Selecionar]
sudo rcconf
Quanto ao uso do service, até onde sei isso funciona apenas nas distros derivadas do Red Hat, no Debian e derivados vc levanta ou para os serviços manualmente da forma abaixo.

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/samba start | stop | restart
T+
Arlei

« Última modificação: 13 de Outubro de 2007, 10:22 por arlei »