Autor Tópico: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?  (Lida 2962 vezes)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Online: 06 de Outubro de 2007, 17:18 »
Pessoal, estou sem computador em casa há mais de um mês; minha placa-mãe finalmente pediu arrego, e terei que comprar uma nova, implicando também em processador, memória, placa de vídeo e fonte (esta já estava dando sinais também). Não tenho também dinheiro para investir em coisas top de linha. Gostaria de saber se a seguinte seleta rodará o Ubuntu sem problemas, em particular por causa da placa-mãe, e se é possível também rodar o Ubuntu 64bits:

PLACA-MÃE: Gygabite GA-VM900M
PROCESSADOR: Intel E4400 Core2Duo 2,0GHz, 2MB L2, FSB 800MHz
MEMÓRIA: 1 pente de 1GB DDR2 667MHz (depois coloco outro)
PLACA DE VÍDEO: nVidia 7300GT 256MB, PCI-Express
FONTE: de 600W da Leadership

Penso em pegar esta placa-mãe porque tenho dois HDs IDE e dois gravadores de DVD IDE (e pelo preço baixo dela), e obviamente quero aproveitá-los, e esta é uma das pouquíssimas placas-mãe atuais que ainda vem com duas IDEs. O fato de o chipset dela ser VIA representa problemas em potencial? E alguém saberia dizer (ou chutar) sobre alguma incompatibilidade da placa de vídeo com a placa-mãe?

Vamos ver o que acontece. Pretendo fechar negócio depois do feriado; ainda dá tempo de pesquisar por soluções alternativas.

Obrigado!
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2007, 17:59 »
sobre a MoBo eu não sei

mas tipo essa fonte ai não tem 600W reais não...
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2007, 18:15 »
A maioria das fontes anuncia uma potência de pico, que elas podem fornecer por um curto espaço de tempo ( minutos, em geral); a potência real, em uso contínuo, costuma ficar entre 2/3 e metade da nominal. No meu trabalho, como rodamos simulações numéricas bastante pesadas e que podem demorar dias, as máquinas de hardware mais pesado usam fontes do tipo "gamer" com 700 W nominais - nunca tivemos problemas com estas, mas perdemos mais de meia dúzia de fontes de "450 W" antes de descobrirmos isso. Embora as fontes "gamer" possam custar bastante mais caro, dependendo do uso previsto acho que pode ser uma boa idéia...

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

boi

  • Visitante
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:12 »
Creio que o problema em Linux seria o vídeo integrado, mas como você vai usar uma placa de vídeo da Nvidia, não tem problema. O que eu sei de incompatibilidade nessas placas Via é com placas de som Soundblaster, mas não sei se é o caso desse modelo. Com placas de vídeo acho que você não vai ter.
O problema desse tipo de fonte que você quer colocar, uma genérica, é que a potência é fictícia. Simplesmente o fabricante coloca uma etiqueta com o valor que ele quer, e ninguém garante qual seria a potência real. Não adianta a etiqueta vir marcando 500, 600, 700 watts, a potência de verdade ninguém sabe. É melhor investir numa fonte de qualidade.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2007, 11:12 »
É, sobre a fonte eu já tinha pensado um pouco nas linhas que vocês me disseram, só queria mesmo ter certeza. Precisaria de quanta potencia real - uns 400W, talvez? Vou ver isso direito; tem uma fonte "gamer", também da Leadership, com 450W reais (800W nominais) e cujo preço não é muito mais caro.

Esta placa-mãe tem som onboard, então não vou colocar uma placa de som em separado. Espero não ter problemas.

Obrigado pelas dicas; eu não me incomodaria em receber mais dicas, não. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2007, 18:32 »
Estou talvez chegando á conclusão de que devo investir fortemente numa boa placa-mãe; posso deixar a placa de vídeo para depois e um ótimo processador também.

Estou tentado agora à seguinte configuração:

PLACA-MÃE: Intel DQ965GF
PROCESSADOR: Intel Dual Core Pentium D 1.8GHz E2160 1MB LGA775 FSB 800 MHz - BOX
MEMÓRIA: 1024 MB DDR2 PC6400 800 MHz
FONTE:  LINHA GAMER WIRELESS 900W | PRETO | 24 PINOS | LEADERSHIP

Ficaria aproximadamente o mesmo preço da configuração que apresentei antes, na faixa dos R$ 1000,00. Um processador muito melhor que meu atual (e finado) P4 1,6Ghz, uma placa-mãe e uma fonte que agüentam muita coisa. Usarei por enquanto o vídeo onboard da placa-mãe (pelo visto, placas de vídeo da Intel são bem suportadas no mundo do pingüim), e espero poder comprar uma placa de vídeo decente e mais RAM quando o ano virar.

Penso nessa placa porque ela me parece ser boa de overclock; alguém confirma/desmente? E também por ser da Intel. Também porque ela agüenta 8GB de RAM, e num futuro não distante irei precisar de tudo isso, e porque ela dá boa margem de manobra para expansões - ao contrário da Gigabyte que cogitei. O problema: tem uma porta IDE só (minha finada placa tinha duas), e eu tenho 4 coisas IDEs: dois HDs e dois gravadores de DVD. Só poderei usas duas dessas coisas. Mas, como meus dados estão só em um dos HDs, e como o Ubuntu e o Arch estão nele também (:D :D) e no outro basicamente só tá o Janelas mais distros aleatórias, posso perfeitamente, enquanto não puder comprar HD e gravador SATA, ficar só com um gravador e um HD juntos.

Vamos ver... :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

boi

  • Visitante
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2007, 19:36 »
Olá, Celsofaf.
Dificilmente um PC precisa de uma fonte de mais de 400W. Geralmente uma de 350W já serve, desde que seja de potência real. Mas é claro que isso depende do micro. Tem processadores que consomem muito, como os Pentium D. Placas de vídeo top também consomem muita energia. Um overclock também eleva bastante o consumo. Por outro lado, o consumo de um com apenas uma placa tudo-on-board e um processador modesto não vai ser alto. Mas a fonte que você quer comprar eu não recomendaria, é uma genérica. Dá uma passada em fóruns de hardware como o ForumPCs ou o Guia do Hardware que você vê quais são as marcas boas de fontes.

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Novo hardware a toque de caixa - problemas à frente?
« Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2007, 20:03 »
Beleza, vou lá pro ForumGDH agora. Aliás, acabei eu mesmo me desviando da minha pergunta inicial. :) Pelo menos agora sei que não vou ter problemas com o Ubuntu... ou melhor, espero! :D
Rio de Janeiro, RJ, Brasil