Vivas,
Pessoal, estou com um pequeno problema que penso não ser bem igual aos muitos que encontrei pela pesquisa.
O problema "base" é não conseguir compilar um simples "Hello World" no Ubuntu 7.04.
Pelo que li e percebi no forum, parece que é um pequeno (grande) promenor no gcc que vem instalado por defeito no Feisty. (a solução que encontrei no forum foi instalar o pacote build-essential).
No entanto, ao fazer:
sudo apt-get install build-essential
não funciona, dizendo no fim:
"Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
build-essential: Depende: libc6-dev mas não vai ser instalado ou
libc-dev
Depende: g++ (>= 4:4.1.1) mas não vai ser instalado"
Ora, posto isto, tentei instalar o "libc6-dev", no entanto dá um erro do género do anterior a dizer que tambem tem como dependencia o "libc6".
Próximo passo, foi tentar instalar o "libc6", mas este não deu erro, simplesmente diz que o pacote já está instalado e que nada foi feito (instalado, removido ou actualizado) pois a versão instalada já é a mais recente.
Tentei depois virar-me para a 2ª dependencia que aparece na instalação do build-essential (o "g++"). No entanto, parece que este necessita de ter instalado o "g++-4.1", que por sua vez necessita para além de outros pacotes do "libstdc++6-4.1-dev",necessitando este ultimo do libc.
Resumindo, começando por tentar instalar o build-essential e tentando ir instalando as dependencias que vao sendo pedidas, acabo sempre por receber o erro a dizer que preciso do libc6.
Tentei primeiro por consola e depois pelo Synaptic mas deram ambos no mesmo.
Pensei em tentar remover o libc6 e voltar a instalar, mas na consola ele diz:
Depois de descompactar, 2115MB de espaço em disco serão libertados.
Você está prestes a fazer algo potencialmente nocivo.
Para continuar escreva a frase 'Sim, faça como eu digo!'
pelo que fiquei com algum receio...
Peço desculpa se estiver a fazer repost do mesmo problema, mas nos problemas que encontrei no forum normalmente ficavam resolvidos só com "apt-get install build-essential".
Peço desculpa também pelo texto estar um pouco confuso.
Alguém tem ideias?
Desde já obrigado.
-------------------------------------
Não sei se ajuda mas, esqueci-me de dizer que:
O Feisty está instalado num notebook Asus A6JC.
O processador é um Core2Duo T5600 (1.83Ghz)
A gráfica é uma GeForce Go 7300.
O disco é de !00Gb e está particionado da seguinte forma:
1 partição NTFS com instalação do windows XP
1 partição NTFS sem nada instalado
1 partição para o ubuntu (~9.5Gb ext3 + 512Mb swap)
No ubuntu, ainda não instalei mais nada para além do que vinha com o sistema, pois só preciso mesmo do compilador de C para a escola.