Quando falo Linux, falo Ubuntu, ou qqer distro.
Porque não pega Virus ? Porque é mais complicado de fazer virus pra esses sistemas, justamente pelas condições de regras que neles existem . Ora, se fosse assim, teria virus pra Linux adoidado, já que um número gigantesco de servidores usam Linux, acho que até mais do que Windows.
Agora, porque um monte de programa só roda em Windows ?
Minha opiniao, e não abro mão:
Não é porque ele é o mais usado, porque tudo que usuário gosta de Windows... (claro, isso é um grande motivo, mas....)
É porque Linux não tem um Visual Studio da vida pra desenvolver jogos e aplicativos... é porque as API dos Windows facilitam a vida dos programadores.. é porque Linux não tem um C Sharp , um dot net (asp X).. É tudo no muque.. gtk, python, qt .. quem é programador sabe da diferença que é... construir programas pra Windows é muito mais fácil.
Só se você programar em C puro, daí pode se usar um dialog blocks da vida, e compilar nos dois.. Ou os já citados qt, gtk, etc... Fora isso... o Windows tem uma gama de aplicações de desenvolvimento que te permite, em espaço de tempos menores, ter aplicações profissionais.
Se Linux tivesse isso.. Dái ia ser pra arrebentar a boca do balão... estejam no lugar de empresas desenvolvedoras... ter um trabalhao pra programar algo que 3% das pessoas usam é dose.
Acho que uma saída é melhorar ainda mais o Wine.. dependendo até torná-lo pago (como o crossover), porém, com todas aquelas DLLs proprietárias, pra facilitar a vida.
É a minha opiniao.
Carlos