Autor Tópico: Problema com permissão para pastas  (Lida 2557 vezes)

Dime

  • Visitante
Problema com permissão para pastas
« Online: 24 de Dezembro de 2005, 21:13 »
Pessoal,eu to sem o UBuntu no HD,devido o fato de não ter conseguido entrar na internet com ele.
Bom,amanhã vou instalar ele de novo e tentar novamente,mas antes quero resolver um outro problema que eu tinha.
Tipo,quando eu passava pastas,da partição do WXP ou de um CD para a desktop do Ubuntu ( /home/dime/desktop )elas apareciam com um cadeado.Eu podia ter acesso a elas e tal,mas eu não tinha permissão pra gravar,nem pra remover nada,só havia permissão para leitura.E isso atrapalhou,pq havia um momento na configuração do modem segundo um tutorial que estava lendo,que tinha que criar 2 arquivos bin,e nesse momento me vinha mensagem dizendo que eu não tinha permissão,mesmo acrescentando o parametro SUDO no começo do comando dava certo (ele dizia que o comando éra inexistente).E dava muita raiva ver aquele monte de pastas inúteis sem  eu poder deletar nada.
Como que faço pra resolver isso?Eu achei estranho elas ficarem com cadeado,eu tinha criado pastas novas e não tive problema,isso acontecia quando eu passava pastas de uma partição pra outra ou de algum CD pro Ubuntu.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Problema com permissão para pastas
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2005, 21:25 »
Clica com o botão direito na pasta e muda a permissão para escrita.

Verifique qual dono está apresentando também,.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Wesley F

  • Visitante
Problema com permissão para pastas
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2005, 01:37 »
de como root chmod u+rwx g+rx o+x e depois veja o dono se vc quiser selecionar o dono vc da um chown User:Grupo arquivo qualquer ou diretorio.

Sendo q R = Read, W = Write e X = Execute

Espero ter ajudado mas mude as permissoes como desejar sempre seguindo a ordem rwx ou pode fazer por numeros octais sendo 1 = Execução, 2 = Escrita e 4 = Leitura.

Abraços e Feliz natal