Autor Tópico: Fedora 8 vs ubuntu 7.10  (Lida 65127 vezes)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #120 Online: 24 de Dezembro de 2007, 16:46 »
Eunir, eu nunca disse que não eram concorrentes, disse e mantenho que o debian etch é mais estável por vários motivos.
Primeiro porque utiliza os pacotes mais antigos e testados. Aqui na etch, tenho actualmente o gnome 2.14 e o kernel 2.6.18.5!
Segundo lugar porque cada pacote da Debian é mantido por um mantenedor ou por uma equipa responsável por esse pacote e que o conhece bem, ao contrário de outras distribuições que tem uma equipa para todos os pacotes e não podem prestar a mesma atenção.
Terceiro, porque uma debian instala-se e nunca mais se volta a reinstalar. Basta fazer as actualizações mesmo quando sai uma nova versão.
Quarto, porque todas as actualizações de segurança são minimas e de confiança, não pondo em risco o sistema. Para exemplificar, quando instalei a ecth tive apenas 16mb em actualizções.
Uma debian testing é tão estável quanto uma centos, ou suse.
A debian sid é para quem gosta de aventuras ;)
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 17:07 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #121 Online: 24 de Dezembro de 2007, 17:45 »
Uma debian testing é tão estável quanto uma centos, ou suse.
A debian sid é para quem gosta de aventuras ;)

sylvester, relacionar ao opensuse concordo, mas ao centos nao. há muitos anos atrás tinhamos o Red Hat, o Debian e o Slacware apenas, sendo o ultimo considerado preguiçoso pq só o Patrick mexia nas alterações nele. A Red Hat partiu para o mundo corporativo pago, e ficou obviamente inpopular. O Debian cresceu no ambito popular e gratuito, caindo no gosto geral e surgindo várias Debian Likes, e isso inclui o Ubuntu. No entanto, o Red Hat veio crescendo na msma velocidade, e mantendo o msmo perfil da versão estável do Debian. Vou focar nas duas (RH e Debian), pra te dizer o que penso. Mas vc nao ve ngm usando RH pq ngm tem grana sobrando pra gastar, certo? A RH liberou o apoio ao Fedora, sendo que eles deixam o Fedora ser a parte instavel, para estabilizarem os progressos depois no RH. Certo, assim estamos no dia de hoje. No entanto, a RH libera os codigos fontes todos, e o pessoal que gosta da distro RH resolveu utilizar os codigos da RH e tirar apenas a logo RH e o chapéu vermelho, e criar o CentOS. Portanto, o CentOS é o Red Hat Free, identico, e faz frente ao Debian Etch de hoje, exatamente com as mesmas vantagens e caracteristicas que vc citou.

Saiba mais sobre o CentOS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/CentOS

Comunidade brasileira:
http://www.centos.com.br

Agora, OpenSuse, Fedora, Ubuntu, Mandriva, etc, estão todas concorrendo diretamente para a msma fatia de espaço, que é diferente da fatia do Debian, do CentOS, do RH, que não são extremistas como o Slack, o Gentoo, o Arch, no quesito faça vc msmo tudo

Rapaz, fiz uma cronologia agora, mas espero ter conseguido ser claro  ;)

Feliz natal, Sylvester. Abraços  :D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #122 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:39 »
Atenção Eunir que eu falei da SUSE (A Suse Linux Entreprise Desktop)  não da opensuse.
Eu conheço bem o fedora e o centos. Foi uma bela experiencia e tranquila- nunca tive um travamento ou qualquer problema com o fedora.


http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #123 Online: 24 de Dezembro de 2007, 18:41 »
Atenção Eunir que eu falei da SUSE (A Suse Linux Entreprise Desktop)  não da opensuse.

opa, desculpa. falha tecnica minha aqui entao  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #124 Online: 26 de Dezembro de 2007, 05:49 »
caro pint,

Aí que você se engana,meu caro. Aquela placa-mãe foi um dos piores produtos que a Asus lançou até hoje! Poucas vezes a bios de uma placa foi atualizada tantas vezes e mesmo assim continou a dar problemas. A placa de vídeo também era uma bomba, mas aqueles travamentos que me atormentavam tanto eram coisa da placa-mãe. Por este motivo, o único jeito de evitá-los era neutralizando a bios por meio dos famosos "parâmetros de instalação". O processador, é claro, era uma maravilha, embora um pouco barulhento demais para o meu gosto. Neste ponto os mais recentes da Intel são melhores.



Não podia imaginar uma Asus ruim assim, enfim seria mesmo quase impossível vc se dar bem com aquele material.
Um problema que eu também tenho aqui é com relação a taxa de atualização (o máximo que consigo com resolução 1024x768, é 65 e, as vezes quando ligo o PC a configuração volta para 1280x1024 com taxa só de 52. Parece que isso só acontece com nVidia mesmo (a minha antiga placa on-board não tinha isso).
Já vi aqui no Fórum um usuário com o mesmo problema e, resolveu com essa dica do VB5 :
(Na seção Device, acrescente uma linha Option "DynamicTwinView" "false").
Está nesse tópico :
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,29485.0.html
Não gosto muito de alterar o xorg.conf mas, qualquer hora acabo fazendo isso...

Caro Pintinho,

Obrigado pela ajuda. O curioso é que depois de "chorar" aqui por estas bandas, resolvi dar uma procuradinha melhor pelo fórum e achei exatamente o tópico que você indicou-me. Não deu outra: funcionou à perfeição!

E com isto encerrei o capítulo "meus padecimentos com o Gutsy"! Sim, desta vez foi difícil colocar o Ubuntu a rodar como eu gosto. Queira Deus que a Garça Poderosa seja um pouco mais calminha que o Gibão Corajoso...

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #125 Online: 27 de Dezembro de 2007, 08:20 »
Caro Eunir, tenho de te dar razão numa coisa.
Eu disse que a debian testing seria comparável à centos. Acontece que nunca tinha usado a testing, apenas a stable. Neste fim-de-semana, contiunuei os testes. Fiz o upgrade da etch para a lenny.
Na lenny a estabilidade da etch perde-se um pouco. Conheço bem a centos porque a instalei para um colega que tem um escritório de contabilidade. Na altura usava fedora, então pareceu-me bem instalar algo que conhecia bem. Comparando agora as duas penso que para uma empresa a etch ainda é a melhor, mas entre a testing e a centos, confio mais na centos.
Acho que fix uma boa escolha para o meu colega, pois a centos é mais actual que a etch.
Por isso peço desculpa, mas quando escrevi o que escrevi foi baseado a minha experiencia na etch e sobre aquilo que li e pensava ser verdadeiro.
Agora estou na sid.... compreendo agora a fera que a canonical tem de domar ;D
Abraço

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Fedora 8 vs ubuntu 7.10
« Resposta #126 Online: 27 de Dezembro de 2007, 11:10 »
Caro Eunir, tenho de te dar razão numa coisa.
Eu disse que a debian testing seria comparável à centos. Acontece que nunca tinha usado a testing, apenas a stable. Neste fim-de-semana, contiunuei os testes. Fiz o upgrade da etch para a lenny.
Na lenny a estabilidade da etch perde-se um pouco. Conheço bem a centos porque a instalei para um colega que tem um escritório de contabilidade. Na altura usava fedora, então pareceu-me bem instalar algo que conhecia bem. Comparando agora as duas penso que para uma empresa a etch ainda é a melhor, mas entre a testing e a centos, confio mais na centos.
Acho que fix uma boa escolha para o meu colega, pois a centos é mais actual que a etch.
Por isso peço desculpa, mas quando escrevi o que escrevi foi baseado a minha experiencia na etch e sobre aquilo que li e pensava ser verdadeiro.
Agora estou na sid.... compreendo agora a fera que a canonical tem de domar ;D
Abraço

nossa, agora entendi teu pto de vista, sylvester (eu tava aqui quebrando a cabeça pra sacar a relação).

A CentOS, no quesito estabilidade, estaria em meio termo entre a Debian Etch e a Testing.

Quanto ao Sid, não é a toa que o pessoal foge dele  ;)

Muito obrigado por esclarecer minhas duvidas sylvester. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)