Boas,não estou brigando com ninguem,só quero ter o direito de no Forum do Ubuntu dizer que o Gutsy nos meus computadores não deram problemas,e não ser chamado de fanboy por isso.
Estive agora no Forum do Fedora,há varios usuarios do Fedora reclamando,lá como cá problemas há.
Vou colocar aqui um exemplo,se errei peço aos moderadores que deletem
http://www.fedora.org.br/fortopic7328.html
Oh, eu espero que não deletem, pois no tópico por você indicado há uma interessante discussão sobre os problemas de compatibilidade causados pela má qualidade dos drivers da ATI. Um problema recorrente em todo mundo Linux, que deve sempre ser debatido.
Boas,é verdade,mas em outros topicos há varias reclamações,inclusive com Kernel Panic no Fedora 7 e o mesmo usuario não conseguiu instalar o Fedora 8.Piras não existe distro perfeita(descobri a America).
Não vou discutir sobre distros com voce,já sei que vou levar um baile,mas o Fedora 8 pelo que li no Forum deles , não é melhor que o Gutsy.
caro isdiru,
Não levaria baile coisa nenhuma, mas peço que você pense a respeito de um ângulo da questão. É o seguinte:
Dizer que tal sistema funciona bem na
minha máquina quer dizer muito pouco a respeito da qualidade de um sistema qualquer ou, pelo menos, do seu
sistema de detecção e configuração de hardware. Um sistema de reconhecimento e configuração de
hardware não pode ser definido como
bom apenas por funcionar bem no
meu equipamento, mas somente se funcionar
na maior variedade de equipamentos possível (salvo, é claro, se for um sistema concebido para funcionar especificamente num tipo de equipamento, como processadores de 64 bits, etc).
Então, se um sistema funcionava bem numa grande variedade de equipamentos (processadores, placas-mãe, placas de vídeo, etc.) e com o lançamento de uma nova versão esta variedade cai, então podemos dizer que houve um
retrocesso sim. Pode ser que as coisas na
sua máquina continuem ótimas, mas se um número relevante de pessoas for obrigado a deixar de usar o sistema ou tiver problemas com ele haverá um retrocesso inquestionável neste aspecto do sistema.
No fundo, no fundo, é isto o que muitos colegas estão dizendo. Que o Ubuntu funcionava muito melhor em suas máquinas até o lançamento do Gutsy. Pode ter havido progresso em outras áreas, mas no que tange ao reconhecimento de
hardware houve um recuo. E reconhecimento de
hardware é um aspecto da maior importância em qualquer sistema operacional.
Além disso, ao lado de um reconhecimento de hardware visivelmente pior, há vários outros
bugs no funcionamento de alguns aplicativos. Tudo está dentro da normalidade e é perfeitamente compreensível? Penso que sim. O que não me impede de repetir que,
desta vez, o Fedora é melhor.
*-*-*-*-*
Eu vivi exatamente a situação descrita acima. Troquei de equipamento (excetuando-se o monitor) na terceira semana de dezembro (meu presente de Natal para mim mesmo!).
Minha antiga máquina era um processador AMD Athlon 64 3000, de 64 bits, com 1024 MB de memória RAM, com placa-mãe ASUS A7V8X-X e placa de vídeo ATI RADEON Xpress 200. Agora eu passei para um Processador: Intel Quad Core Q6600 2.4Ghz, com 1024 MB de memória (Kingston), placa-mãe Asus P5B Plus e placa de vídeo GeForce 7600 GT 512 MB. Houve diferença? É claro, e muita!
Não tenho mais travamentos no sistema, pude rodar e instalar o sistema via Live CD e não tive nenhum outro problema mais grave relacionado à configuração de periféricos (exceto a impressora, que é a mesma e que o Gutsy teima em ignorar...).
Com o equipamento antigo, não consegui rodar o sistema via
Live CD, a instalação só foi possível por meio do CD
alternate. E, mesmo assim, os travamentos só paravam quando eu instalava o sistema através de comandos que resolviam o problema, mas que criavam alguns outros.