não quero ser mal intrepertado até porque uso ainda ubuntu no meu portatil, mas como estou a fazer um curso de linux com redhat comecei a usar fedora aqui no micro principal e aquilo que vi foi que o fedora 7 já trás coisas que serão novidade no ubuntu 7.10 e o fedora 8 arrebenta de novidades.
vejam aqui sa principais novidades
http://linuxupdate.blogspot.com/2007/07/proposed-fedora-8-features.htmlPor exemplo o ubuntu trará o kernel 2.6.22 e estou a usar no fedora 7 o kernel 2.6.22.7
A novidade do configurador do xorg, já o fedora tem há bastante tempo.
a detecção automatica das impressoras vem do fedora.
outra novidade do ubuntu é podermos mudar de utilizador de maneira facilitada na barra de menu - isto já tem no fedora7.
O fedora faz menos tempo de boot, é bem mais rapido a abrir os programas e mais estável.- o k3b encrava algumas vezes no ubuntu e no fedora nunca aconteceu.
Outra coisa é que o fedora não fica tão pesado quanto o ubuntu que à medida que instalamos programas fica bem mais pesado e lento.
Desculpem que vos diga mas o fedora está bem mais inovador que o ubuntu, para além de ser bem mais rapido.
Se já fiquei convencido com o fedora 7 acho que com o 8 irei render-me por completo à redhat.
No entanto o ubuntu é melhor no gerenciamente de pacotes - o yum é bastante bom mas o apt é imbativel!
O ubuntu tem mais informação em portugues.
O manda cd gratuito para casa.
O ubuntu tem mais facilidades que o fedora mas talvez aí seja o ponto: o ubuntu gasta tanto tempo e recursos nas atenções com as facilidades do Desktop para o usuário comum que acaba perdendo o passo com relação à atualização do kernel e da detecção de hardware para os PC's e MotherBoards que estão na moda neste exato momento: Todas usam kernel 2.6.20 ou mais antigo, e, ainda tem as que estão no Xorg inferior ao 7.2!
quem instalou o fedora 7 quando ele saiu ficou 6 meses á frente,
Acho ubuntu mesmo muito bom mas sinto o fedora um produto melhor e bem mais actual