Autor Tópico: Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não  (Lida 28830 vezes)

csena2k2

  • Visitante
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Online: 23 de Dezembro de 2005, 10:34 »
bom dia,

seguinte, eu comprei um notebook Acer Aspire 3002 LCI  ( http://www.nstore.com.br/pesquisa.asp?codigo=30&empresa=33 ) e queria ver se alguem que tenha este ou outro notebook podem me dar uma ajuda.  

Eu instalei um dual boot e coloquei o Ubuntu 5.10.  

Tem alguns probleminhas que estou tentando resolver:

- não reconhece a bateria direito, fica o tempo todo dizendo que esta conectado no AC Power.

- não consegui acertar o layout do teclado


Outra coisa, eu achei a duração da bateria muito pouco, depois de carregado, no windows mostra  algo como 40Min - 99% remaining...   Ou seja, 40 minutos é muito pouco.  

Qual é a duração média das baterias de vocês??? (em especial para este modelo de notebook)

t+
Clovis Sena

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2005, 12:17 »
Po.. notebook legalzinho esse seu, ta curtindo?

Tipo, eu não tenho notebook, mais receio que o problema de bateria possa ser APM ou ACPI, veja se possui os dois instalados e verifique se estão rodando da forma como deveriam.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

csena2k2

  • Visitante
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2005, 13:18 »
bom dia,

quanto a vida útil da bateria, pesquisando no site de suporta da ACER, em http://www.acersupport.com eu descobri o seguinte:

--------------

Support Solutions      Search      

Product
Aspire 3000
Issue
Battery life expectancy
Solution

The 4-cell battery that ships standard with the Aspire 3000 is rated at a maximum 1.5 hours when operating in an idle state. Please note that testing maximum battery life is done by booting the system with the factory installed software only and letting it run without any activity until the battery is completely drained. The battery life reduces dramatically when accessing the hard drive, external devices, the internet, CD-ROM, modem, PC cards, high video resolutions, etc. Any of these devices and/or activities will affect battery life, and unfortunately there isn't a way to exact pinpoint battery life when using these devices.

There is an optional 8-cell battery available, which is rated at a maximum of 3.0 hours when operating in an idle state. To purchase the 8-cell battery, please go on-line to our Accessories site.


Date
12-09-05

--- -----------------

ou seja, em ponto morto dura cerca de uma hora e meia.  Opcionalmente pode-se comprar uma outra bateria com 8 células que dura 3 horas.  Só não sei quanto custa...

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2005, 21:52 »
A bateria do meu Toshiba dura de 1,5 a 2 horas em média . Caso vc use muito o HD, CDROM e tenha mouse optico, o tempo pode reduzir mais.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2005, 23:58 »
Compra de 12 células, se der =D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

csena2k2

  • Visitante
Resolvido!!! :-)
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2005, 12:04 »
bom dia,

 O procedimento abaixo, resolve o problema:

ACPIBattery:

https://wiki.ubuntu.com/ACPIBattery

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2005, 12:39 »
csena2k2,

quanto tá durando a bateria desse teu notebook, quando em uso ?

meu primo comprou um igual e dura somente 40 minutos, tô achando muito pouco...

csena2k2

  • Visitante
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2005, 12:57 »
bom dia,

no Windows, indica 40 Minutos com 99% restantes, já no Ubuntu, depois que eu consegui que mostrasse corretamente, indica 1hora e 11 minutos (99% restantes).

Um detalhe interessante é que no Ubuntu o clock da CPU fica reduzido pela metada para evitar consumo desnecessário ( a cpu amd semprom de 1.6 Ghz aparece como 800Mhz, ou seja, a metade) só aumentando quando há exigencia do processamento, como ao abrir um openoffice, etc. No windows eu não sei como ele faz. Pode ser que seja isto a razão dele mostrar um valor menor.

Offline Lucas de Castro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
    • http://lucasdecastro.freezope.org
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2006, 15:45 »
Eu comprei um note igualzinho ao seu e ainda estou com os mesmos problemas.

Vou testar agora se o lance da bateria dá certo. Mas como você disse que deu certo... blz! E quanto ao problema do teclado? O meu ainda não está configurado corretamente...

Obrigadão!

csena2k2

  • Visitante
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2006, 18:15 »
bom dia,

por enquanto ainda não consegui resolver o teclado...como o teclado é  padrão americano, tentei os seguites ( sem sucesso):

Modelo de Teclado: Brazilian ABNT
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Acer AirKey V
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Acer TravelMate 800
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Generico 105 key (intl) PC
Layout: Alternative Internationao (us_intl)


Acho que estou errando no Modelo de Teclado. Vou checar com Generico 101 key PC.

Offline cafecraft

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
    • http://www.linuxval.org
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2006, 01:10 »
Citação de: "csena2k2"
bom dia,

por enquanto ainda não consegui resolver o teclado...como o teclado é  padrão americano, tentei os seguites ( sem sucesso):

Modelo de Teclado: Brazilian ABNT
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Acer AirKey V
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Acer TravelMate 800
Layout: Alternative Internationao (us_intl)

Modelo de Teclado: Generico 105 key (intl) PC
Layout: Alternative Internationao (us_intl)


Acho que estou errando no Modelo de Teclado. Vou checar com Generico 101 key PC.


Tenta o Inglês americano Internacional...
Assinatura removida conforme a regra 8. O prazo era até 13/02.

Offline RenatoHS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Tenho 1 igual só q 3003 dura uma hora e poco a bateria
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2006, 11:19 »
Depende do tipo de uso, bom mude o layout do teclado o meu teclado ta funcionando, queria saber se conseguiu configurar o wi fi do notebook e como?e aonde pego os driver :roll:
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.

Offline RenatoHS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Não consegui solucionar meu problema assim pelos links
« Resposta #12 Online: 12 de Janeiro de 2006, 11:46 »
Alguem pode ajudar me eu tenho um acer 3003 com a bateria não configurado gostaria de configura la mas os links do downloads estão quebrados alguem pode me ajudar?
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.

Offline Lucas de Castro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
    • http://lucasdecastro.freezope.org
Re: Tenho 1 igual só q 3003 dura uma hora e poco a bateria
« Resposta #13 Online: 13 de Janeiro de 2006, 10:47 »
Citação de: "RenatoHS"
Depende do tipo de uso, bom mude o layout do teclado o meu teclado ta funcionando, queria saber se conseguiu configurar o wi fi do notebook e como?e aonde pego os driver :roll:


Poxa,.. eu não consegui de jeito maneira consertar o meu teclado...

Para fazer a configuração Wi-fi eu segui esse post aqui; http://blog.ogmaciel.com/?p=29... instalei o programa e deu tudo certo... só basta agora achar uma oportunidade para testar.  :wink:

Offline RenatoHS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Notebook Acer Aspire 3002 + Ubuntu 5.10 , bateria não
« Resposta #14 Online: 14 de Janeiro de 2006, 04:00 »
lucas se quizer ajuda sobre o teclado olhe as minhas config de teclado imite ela

layouts esta somente com o us english internacional esse teclado é para q o teclado sem Ç funcione com Ç
e o teclado esta no modelo 104 generic

espero te ajudar,..
Ubuntu melhor distribuição de linux ja VISTA.Rodando em um Notebook Gateway P6860/4gb mb ram/ 17"/HD 320gb +120gb/Processador Core 2 Duo 5500 Centrino /Ubuntu 8.10 64bits Ele roda em dual boot com Windows vista 64 bits, devido ao CS S que no WINE num ta rodando legal.