linux headers

Iniciado por logaritmo, 23 de Setembro de 2007, 18:20

tópico anterior - próximo tópico

logaritmo

Estou tentando instalar a webcam A4Tech PK 636, seguindo artigo de
http://nacaolivre.org/2007/04/06
mas não estou conseguindo e quero rever ponto por ponto com a ajuda de vocês.
Já baixei o programa instalador do driver zc030x_new.tar.bz2, já que em lsusb obtive
$) lsusb
Bus 002 Device 003 ; ID 0ac8:303b   Z-Star..........zc-0303 web cam

Antes de seguir em frente, diz o artigo

"...assegure-se de ter o linux-headers correspondente do seu Kernel.."

Bem, meu kernel, dado por uname -r é o 2.6.20-16-generic

como faço para saber se tenho ou não o linux-headers desse kernel e, se não tiver, como faço para instalá-lo
obrigado ???

pinduvoz

:: Linux Registered User nº 439378 ::

logaritmo

de fato, eu já tinha lido o ótimo tutorial do Pinduvoz,mas tinha esquecido do comando inicial para criar o ambiente de instalação

sudo apt-get install build-essential fakeroot gcc alien make linux-headers-`uname -r`checkinstall

e agora o fiz. A resposta foi que o make, gcc, alien e outros já eram as versões mais recentes mas outros foram instalados. Inclusive pediu para inserir o CD de instalação do Ubuntu 7.04. Por diversas vezes pediu para trocar de mídia, mas finalmente instalou uma série de programas.

Como o arquivo bz2 do driver já tinha sido descompactado, segui de acôrdo com o artigo do Pinduvoz

./ configure
arquivo inexistente

e, com o comando make

Building ZC030X driver for 2.5/2.6 kernel.
   PLEASE IGNORE THE "Overriding SUBDIRS" WARNING
   Remember: you must have read/write access to your kernel source tree.
make -C /lib/modules/`uname -r`/build SUBDIRS=/home/casper/Arca/zc030x modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.20-16-generic'
  CC [M]  /home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.o
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:14:26: error: linux/config.h: Arquivo ou diretório inexistente
In file included from /home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:37:
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_kerneldef.h:22:35: error: linux/devfs_fs_kernel.h: Arquivo ou diretório inexistente
In file included from /home/casper/Arca/zc030x/zc030x_matrix.h:14,
                 from /home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:55:
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_fp.h:47: warning: type qualifiers ignored on function return type
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:68: error: expected ')' before string constant
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:71: error: expected ')' before string constant
/home/casper/Arca/zc030x/zc030x_main.c:74: error: expected ')' before string constant

Arca é meu diretório de download

Se ao invés de seguir as instruções do Pinduvoz, sigo o artigo s/webcam e comando

sudo make clean
sudo make modules , vem

rm -f  *.o zc030x.ko
rm -f  *.*.cmd
rm -f  zc030x.mod.0
rm -fr .tmp-version

não tentei os comandos acima com receio de deletar arquivos sem saber direito o que estou fazendo....

Qual seria a sugestão então pra continuar ?