Autor Tópico: Aplicativos portáteis dentro do pendrive  (Lida 2106 vezes)

Offline GuilhermeMachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Aplicativos portáteis dentro do pendrive
« Online: 21 de Setembro de 2007, 13:54 »
Aplicativos portáteis colocam escritório dentro do pendrive
Paulo Rebêlo
Para o UOL Tecnologia

Os drives USB, também conhecidos como pen drives, deixaram de ser um acessório para se transformar em ferramenta essencial do internauta. Com um minúsculo drive, você carrega até 8 GB de documentos, músicas, filmes e fotos —é o melhor substituto do antigo disquetinho que a gente levava no bolso, com as vantagens de ser bem mais leve, menor e com mais capacidade.

O que pouca gente percebe é que os pendrives têm facilidades bem maiores do que a portabilidade, a utilidade como backup (cópias de segurança) e o transporte de arquivos. Com eles, você pode ter programas inteiros de um jeito bem seguro e privativo, para usar na lan house ou na casa de amigos.

De olho nas vantagens, vários programadores mundo afora e empresas de software resolveram investir no desenvolvimento de programas portáteis para edição de textos, planilhas, e-mail e ferramentas de internet - tudo para uso exclusivo no pendrive, sem depender do disco rígido dos outros. Por exemplo, hoje você pode levar seus documentos do Word no pendrive, mas vai precisar de um computador com o Word instalado para abrir o arquivo, certo?

No entanto, se você tiver um programa de editor de textos que rode completamente a partir do pendrive, é possível carregar o documento sem depender de aplicativos que estejam instalados no computador. Eis o grande trunfo dos aplicativos portáteis, que aos poucos ganham popularidade na internet e começam a fazer a cabeça de muitos usuários menos experientes, mas antenados em novidades.

A lista dos aplicativos portáteis é longa. Clientes de e-mail, browsers, pacotes de escritório, mensageiros, dicionários, editores de imagens, agenda, utilitários multimídia e assim por diante. Quase tudo que você usa no seu computador de casa, hoje, pode ser transformado —ou baixado da internet— em forma portátil, sem necessidade de instalar nada, independente do computador que você use. Você roda o software a partir do próprio pendrive, que também contém seus documentos e arquivos.

Aplicativos para todos os gostos e tamanhos

Para começar sua jornada pelo mundo do software portátil, a visita obrigatória é o mini-portal chamado de Portable Apps (www.portableapps.com), um ambicioso projeto que reúne os principais programas de código aberto, já conhecidos do público, mas agora em formato portátil para uso no pendrive.
"O destino dos homens é a liberdade"
Vinícius de Moraes

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
Re: Aplicativos portáteis dentro do pendrive
« Resposta #1 Online: 22 de Setembro de 2007, 14:39 »
apesar de só ter pra windows eu coloquei no meu.

é sempre bom pra quem precisa.Ex:faço um documento em odt e no lugar só tem M$ Office ai eu abro com o portatil :)
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.