Autor Tópico: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi  (Lida 2378 vezes)


Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #1 Online: 20 de Setembro de 2007, 03:10 »
Isso já era previsto. Sem haver liberação de praticamente nada (apenas aquelas primeiras logo no princípio) já tinhámos um driver opensource muito bom, imagine agora com essa nova liberação! Eu, por exemplo, possuo uma ATI Radeon 9250, que já não é mais suportada pelos atuais drivers proprietários, se não fosse o trabalho hercúleo da comunidade do xorg em manter o suporte nativo com quase todos os recursos, inclusive o 3D, estaria no maior prejuízo!
Tenho plena certeza que a eficiência da comunidade superará e muito a qualidade dos atuais drivers proprietários.
Ateh!

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #2 Online: 20 de Setembro de 2007, 03:24 »
Apesar de por aqui se falar muito mal da Novell e da opensuse, a comunidade deve-lhe muito.
Além do Ubuntu uso o opensuse e estou muito satisfeito.

Citar
A equipe de desenvolvimento da Novell, usando o Build Service do OpenSUSE, está oferecendo os novos drivers de código aberto para as placas R500 e R600 em versões já pré-compiladas para as distribuições da empresa, bem como para o Fedora e Mandriva

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #3 Online: 20 de Setembro de 2007, 05:38 »
Uma duvida:

O código desse driver vai aparecer integrado no xorg ou em algum pacote separado?
Quando posso obter essa actualização no Ubuntu?

(RV350 mobility radeon 9600 M10 num Acer Aspire 2012 WLMI (Compal))

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #4 Online: 20 de Setembro de 2007, 05:51 »
Pelo que entendi, no momento é uma espécie de trabalho conjunto entre a AMD e Novell. Logo, o binário existente é em .rpm para openSUSE, e ainda em teste. Mas tenha certeza que brevemente isso estará integrado no Xorg.
A Novell realmente já fez muito no universo Open Source, mas podem ter certeza que ganhou mais do que contribuiu. Usei durante muito tempo o openSUSE, considero a distro melhor trabalhada de todas, respeito muito sua comunidade que trabalha no suporte dos pacotes (sempre os mais atuais), mas não abro mão de minhas ideologias. Foi com muito pesar que me desfiz de meu desktop default (openSUSE), mas estou contente pela liberdade do Ubuntu!
Vamos aguardar! Se a Nvídia não seguir o exemplo vai perder mercado entre a comunidade!
Ateh!
« Última modificação: 20 de Setembro de 2007, 05:57 por aleksandre »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #5 Online: 20 de Setembro de 2007, 07:08 »
Pelo que entendi, no momento é uma espécie de trabalho conjunto entre a AMD e Novell. Logo, o binário existente é em .rpm para openSUSE, e ainda em teste. Mas tenha certeza que brevemente isso estará integrado no Xorg.
A Novell realmente já fez muito no universo Open Source, mas podem ter certeza que ganhou mais do que contribuiu. Usei durante muito tempo o openSUSE, considero a distro melhor trabalhada de todas, respeito muito sua comunidade que trabalha no suporte dos pacotes (sempre os mais atuais), mas não abro mão de minhas ideologias. Foi com muito pesar que me desfiz de meu desktop default (openSUSE), mas estou contente pela liberdade do Ubuntu!
Vamos aguardar! Se a Nvídia não seguir o exemplo vai perder mercado entre a comunidade!
Ateh!
Qual liberdade? És tão livre usando Ubuntu como Opensuse ::)

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Offline aleksandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
  • The future is open
    • Ver perfil
    • Google Profile
Re: Primeira versão do novo driver de código aberto para as placas ATi
« Resposta #6 Online: 21 de Setembro de 2007, 04:18 »
Qual liberdade? És tão livre usando Ubuntu como Opensuse ::)

sylvester,
Essa discussão fugiria do assunto do atual tópico, mas sentia que minha liberdade estava ameaçada com a intervenção da MS. E o porquê disso? Há que se levar em conta os interesses ocultos da mesma historicamente.
Depois das sucessivas derrotas da SCO (também parceira da MS), primeiro dos direitos do Unix para a Novell e depois da acusação contra a IBM de usar códigos do Unix no Linux, agora a maior aliada da MS contra o Linux é a própria Novell. É só lembrar que, no passado, tão logo tenha adquirido o Unix da AT&T, a própria Novell fez o mesmo jogo que a SCO fez, só que contra o BSD. E porquê será que a MS sempre se alia com quem detêm os direitos do Unix?
Mas como disse, essa discussão é para um outro tópico!
Ateh!
« Última modificação: 21 de Setembro de 2007, 04:19 por aleksandre »