Autor Tópico: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox  (Lida 104471 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #60 Online: 28 de Julho de 2009, 12:42 »
Eu instalei a versão mais recente no site que é a 4.6.1 e ta dando vários erros na hora de instalar o Firefox 3.5.

Vou postar só uma parte aqui, pois o erro é muito "grande":

Citar
gpg: erro de comunicação com o keyserver: erro geral
gpg: Recebimento de informação do keyserver falhou: erro geral
gpg --keyserver pgpkeys.mit.edu --recv 0E3606D9 812347DD
Previous command has failed to complete successfully. Exiting.
Process returned code 2
Unable to retrieve Mozilla Software Releases Public key from pgpkeys.mit.edu . Trying again...
gpg: AVISO: permissões inseguras no arquivo de configuração:
`/home/douglas/.gnupg/gpg.conf'
gpg: chamadas de programas externos são desabilitadas devido a opções de permissões de arquivo nocivas
gpg: erro de comunicação com o keyserver: erro geral
gpg: Recebimento de informação do keyserver falhou: erro geral
gpg --keyserver pgp.mit.edu --recv 0E3606D9 812347DD
Previous command has failed to complete successfully. Exiting.
Process returned code 2
Unable to retrieve Mozilla Software Releases Public key from pgp.mit.edu . Trying again...
gpg: AVISO: permissões inseguras no arquivo de configuração:
`/home/douglas/.gnupg/gpg.conf'
gpg: chamadas de programas externos são desabilitadas devido a opções de permissões de arquivo nocivas
gpg: erro de comunicação com o keyserver: erro geral
gpg: Recebimento de informação do keyserver falhou: erro geral
gpg --keyserver wwwkeys.pgp.net --recv 0E3606D9 812347DD
Previous command has failed to complete successfully. Exiting.
Process returned code 2
Unable to retrieve Mozilla Software Releases Public key from wwwkeys.pgp.net . Trying again...
gpg: AVISO: permissões inseguras no arquivo de configuração:
`/home/douglas/.gnupg/gpg.conf'
gpg: chamadas de programas externos são desabilitadas devido a opções de permissões de arquivo nocivas
gpg: erro de comunicação com o keyserver: erro geral
gpg: Recebimento de informação do keyserver falhou: erro geral
gpg --keyserver keymaster.veridis.com --recv 0E3606D9 812347DD
Previous command has failed to complete successfully. Exiting.
Process returned code 2
Unable to retrieve Mozilla Software Releases Public key from keymaster.veridis.com . Trying again...
Failed to retrieve Mozilla Software Releases Public key from any of the listed keyservers. Please check your network connection, and try again later.

Poderiam me dar uma luz?

Obrigado

Deixa queto, fiz o comando "ubuntuzilla.py -a install -p firefox" e instalou direitinho.

Parabéns pela dica!! :)

Opa! eu usei o comando
Citar
ubuntuzilla.py -a install -p firefox

mas deu o erro que você apresentou. Se alguém tiver uma dica do que pode estar acontecendo, agradeço.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #61 Online: 28 de Julho de 2009, 13:15 »
Opa! eu usei o comando
Citar
ubuntuzilla.py -a install -p firefox

mas deu o erro que você apresentou. Se alguém tiver uma dica do que pode estar acontecendo, agradeço.

Pelas mensagens de erro que estavam dando eu tinha a impressão que o ubuntuzilla não estava achando as chaves. Mas prossegui lendo o tópico e vi a opção do
Citar
ubuntuzilla.py -g

Rodei e funfou de prima.

Nota: não tive nenhuma dificuldade em baixar o FF. Foi baixando logo no primeiro mirror.

Obrigado a todos!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #62 Online: 28 de Julho de 2009, 22:08 »
Legal que os amigos tenham conseguido com a opção "-g". Mas não me agradeçam, pois a dica foi de um usuário do VOL (vivaolinux.com.br).

Depois eu acho o tópico lá e ponho o link aqui para que vcs possam agradecer a quem de direito.

Link para o tópico do VOL (para quem quiser agradecer):

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Familia-Mozilla/Atualizacao-do-firefox
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #63 Online: 04 de Agosto de 2009, 09:48 »
gostaria de saber por que não funciona o ajuda/procurar atualizações... ou mesmo de forma automática, como no windows, com pop-up e tudo

Na versão do FF do Ubuntu isso vem desabilitado.

Agora, se vc. usar o ubuntuzilla e instalar a versão da Mozilla, funcionará se o Firefox for aberto com "root" para ter permissão de escrita no respectivo diretório.

Com a versão da Mozilla instalada, use o comando:

Código: [Selecionar]
gksudo firefox (não use "sudo", mas "gksudo")

e atualize o FF pelo menu "ajuda > procurar atualizações" como no Windows.
pinduvoz;
Usei sua dica e deu certo, mas as: Verificar atualizações, ficaram apagadas e outra pergunta: posso remover as versões antigas? Aguardo,

 
« Última modificação: 04 de Agosto de 2009, 09:50 por elio7769 »
Bezerra.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #64 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:28 »
Não, pois algumas partes do Firefox original são dependências de outros pacotes do sistema.

Por conta disso, o Ubuntuzilla faz um backup do Firefox original, bem como mantém os pacotes que causariam problemas se fossem removidos.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #65 Online: 04 de Agosto de 2009, 22:39 »
Vendo a sua captura de tela verifico que vc instalou o pacote "firefox-3.5", que não é o original. O nome do pacote original é simplesmente "firefox".

Portanto, se vc usou o Ubuntuzilla, pode remover os pacotes "firefox-3.5" (incluindo o "branding" e o "gnome-support"), mas mantenha o pacote "firefox" e os a ele relacionados.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline elio7769

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 403
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #66 Online: 05 de Agosto de 2009, 10:21 »
Vendo a sua captura de tela verifico que vc instalou o pacote "firefox-3.5", que não é o original. O nome do pacote original é simplesmente "firefox".

Portanto, se vc usou o Ubuntuzilla, pode remover os pacotes "firefox-3.5" (incluindo o "branding" e o "gnome-support"), mas mantenha o pacote "firefox" e os a ele relacionados.

Agradecido.
Bezerra.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #67 Online: 05 de Agosto de 2009, 15:12 »
Prezado pinduvoz,

Em primeiro lugar parabéns pelo tutorial! Sem segundo gostaria de tirar uma dúvida:

Eu tinha o Firefox original (versão do Ubuntu) no computador. Resolvi baixar o Ubuntuzilla e desinstalar todos os pacotes do Firefox. Fiz isso, logo após, tentei instalar o Firefox 3.5.2 usando o Ubuntuzilla, mas além da versão 3.5.2, ele instalou tudo o que eu tinha removido (firefox, firefox-3.0, firefox3.0-branding, etc...). Não era para ter instalado o firefox-3.5, firefox-3.5-branding, firefox-3.5-gnome-support? Pelo Synaptic ocorreu a mesma coisa! Por quê? Eu gostaria de ter apenas a versão 3.5! É possível?

Segue os printscreen:


A versão 3.5 do Firefox baixada com o Ubuntuzilla não aparece no Synaptic, óbvio! A minha dúvida é: Porque ele teve que baixar a versão 3.0 para instalar a versão 3.5.2?

Obs.: caso essa informação esteja no tópico, me indique a mensagem, desculpe mas são muitos posts!
« Última modificação: 05 de Agosto de 2009, 15:23 por gcclt »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #68 Online: 05 de Agosto de 2009, 18:09 »
Não, pois algumas partes do Firefox original são dependências de outros pacotes do sistema.

Por conta disso, o Ubuntuzilla faz um backup do Firefox original, bem como mantém os pacotes que causariam problemas se fossem removidos.

Como dito acima, remover o FF original causa problemas. Por isso o Ubuntuzilla não faz isso.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Adann

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
    • Mark Lab
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #69 Online: 10 de Agosto de 2009, 13:09 »
@ pinduvoz
Os links que foram postados do Ubuntuzilla estão desatualizados.
Não sei se esse é o motivo, mas não consigui de forma alguma atualizar o Firefox com o Ubuntuzilla desatualizado  :-\

Aqui vai o link onde sempre é postado a ultima versão do Ubuntuzilla:
http://sourceforge.net/projects/ubuntuzilla/


Com a ultima versão e o comando ubuntuzilla.py, não tive problemas ao atualizar o Firefox.
Obrigado pela dica.
[]s

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #70 Online: 12 de Agosto de 2009, 09:41 »

Em suma, é uma mão-na-roda esse script, pois ele permite até mesmo voltar para a versão original (leia-se a instalada pelo Ubuntu) do Firefox.


Pinduvoz,

"Brinquei" um pouco com o Ubuntuzilla, instalei o FF 3.5 e cheguei a desinstalá-lo pelo Synaptic mas a versão do Firefox que continuou ativa foi a dele e não a do Ubuntu. Depois, como quero a versão 3.5, reinstalei o Ubuntuzilla mas gostaria de saber como faço para voltar à versão original (a instalada pelo Ubuntu)? Por via das dúvidas, gostaria de ter isto registrado.


Valeu!
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #71 Online: 15 de Agosto de 2009, 18:46 »
Amigo Nelson,

O "enter your choice of localization" é para escolher o idioma da interface. Se vc. quer usar pt_BR (acho que quer) tem que colocar o número que está ao lado de pt_BR na lista (eu não lembro qual é, mas basta ler com cuidado e colocar o correto).

O comando "ubuntuzilla.py", sem complementos, instala o Firefox.

O comando "ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird" instala o Thunderbird, programa de correio eletrônico da Mozilla.

O comando "ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey" instala o Seamonkey, um browser (navegador web) leve da Mozilla.

Depende da sua escolha instalar um ou outro.

E, se vc. errou no idioma ao instalar, remova e instale de novo, colocando o idioma ("localization") correto.

Os comandos para desinstalar são:

ubuntuzilla.py -a remove -p firefox
 
ubuntuzilla.py -a remove -p thunderbird
 
ubuntuzilla.py -a remove -p seamonkey

Como visto, basta trocar "install" por "remove", como no apt-get.

[].


Veja os comandos para desinstalar/remover acima (eles já estavam listados neste tópico).

Quando o Ubuntuzilla instala o FF atual, faz um backup da versão "oficial" (a do Ubuntu), que será restaurado.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #72 Online: 15 de Agosto de 2009, 21:45 »
Pinduvoz,

Foi "maus". De fato, não tomei o cuidado de olhar todos os posts antes de te fazer a pergunta.

Obrigado pela atenção.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #73 Online: 17 de Agosto de 2009, 23:48 »
Não foi nada.

Apesar de lembrar quando isso acontece, nunca deixo de responder.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline polidori

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
    • Ver perfil
Re: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox
« Resposta #74 Online: 20 de Agosto de 2009, 00:43 »
Eu tive de formatar tudo aqui, e sabia que tinha achado um tópico do ubuntuzilla que matava a pau...
Achei facinho, é este aqu.
Instalei novamente e funcionou direto, no meu caso só com ubuntuzilla.py , simples e fácil.
@ pinduvoz
Os links que foram postados do Ubuntuzilla estão desatualizados.
Não sei se esse é o motivo, mas não consigui de forma alguma atualizar o Firefox com o Ubuntuzilla desatualizado  :-\

Aqui vai o link onde sempre é postado a ultima versão do Ubuntuzilla:
http://sourceforge.net/projects/ubuntuzilla/


Com a ultima versão e o comando ubuntuzilla.py, não tive problemas ao atualizar o Firefox.
Obrigado pela dica.
[]s

Este site é o mesmo que o do início do tópico, só que este redireciona para aquele. ;)
ASUS Intel I7
Mint 19.3 MATE 64-bit