Realmente, não sou desenvolvedor, estou dando meu ponto-de-vista como utilizador do sistema e neste aspecto estou satisfeito, ainda não tive maiores problemas pra instalar os programas de que preciso, mesmo quando algum deles não está nos repositórios, o que no meu caso tem sido raro. Mas compreendo o quanto pode ser difícil para um desenvolvedor se responsabilizar pela manutenção de tantos tipos de pacote, ou como é complicado quando se quer instalar "aquele" programa e se descobre que a única forma de fazê-lo é compilando na unha...
pois é,mas olhe o lado de quem desenvolve softwares fechados,o código fonte não será disponibilizado. então eles não tem a opção de deixar você compilar,eles tem que compilar em varias distros.
pois funciona da seguinte maneira,se seu software é opensource e ele é considerado bom pela distribuição,eles pegam o código fonte (a distro) compilam e disponibilizam nos repositórios.
pois se eles disponibilizarem apenas para distro Y (no caso do sotware fechado),a tua pode até funcionar mas pode ter alguns erros,mas muitas pessoas irão se recusar de usar pois o software não foi projetado para o seu sistema
a porcentagem do linux no desktop e pouca,e ainda por cima não poder fazer com que todos utilizem por causa de diversas distros é um problema,alguns dizem que somos 5% (eu não sei,e só o que me disseram). dai você só cria para tais distros e vai atingir apenas 2% desses. (apenas uma ipotese)
O Ubuntu possui responsáveis pelos pacotes dos repositórios, e pela compatibilidade deles com o sistema. Nunca instalei um programa proprietário que me exigisse serial então não posso opinar sobre isso. Já instalei programas que me pediram o caminho da instalação (ex.: Firefox Widgets), no caso o instalador era gráfico, bastando apenas clicar encima do executável e dar permissão de execução quando questionado pelo sistema.
a questão dos programas que pedem serial,como por exemplo jogos de grandes empresas como valve. (counter strike,etc)
eles precisam pedir o serial,e o deb,rpm,etc não possibilitam isso,nem mesmo por exemplo deixar da instalar tal parte do programa,esses jogos tem normalmente uma opção de instalação completa e outra só com tais coisas
o que eles tem que fazer é criar um (.run) ou (.bin) que ele verifica todo o sistema e para cada sistema tem um procedimento diferente,ao passar isso é executado uma interface gráfica em tcl/tk (na maioria).
só que esse procedimento é tremendamente desagradável,pois eles tem que analisar as distros,ver como funciona em cada,quais as diferenças,verificar,executar o tal procedimento para sua distro (claro se sua for diferente das que eles preverão não ira funcionar. algo que se torna complexo (e muito..)
Windows e Mac OS tem uma forma bem distinta do Linux no que diz respeito à instalação dos programas, não existe o conceito de repositórios e pacotes como aqui. No caso do Mac me parece que nem existe uma instalação propriamente dita, é só jogar o executável na pasta Aplicativos, certo? Apesar de utilizar Macs com alguma regularidade, nunca instalei programas em um. Na minha opinião, a grande vantagem do sistema de repositórios e gerenciadores-de-pacote é a facilidade proporcionada por se ter uma lista de programas compatíveis com o sistema, todos prontos pra instalação/atualização (pelo menos no Ubuntu, via de regra, as dependências são resolvidas automaticamente quando se instala/atualiza algo via repositórios), o que torna a busca por determinado programa muito mais fácil e confiável. Sem repositórios/gerenciadores-de-pacote, como acontece no caso do Windows, o lance é sair à caça na net...
bem falei mal ao mencionar o MAC,pois não sei como funciona mas vamos ao fato do windows.
o windows tem os instaladores (.msi),mas a principal vantagem no windows é que ele não tem variantes. você irá criar um executavel e ele ira rodar no windows,pois não tem diferença de kernel,libs,etc.
sobre os repositorios,isso funciona perfeitamente no caso de um software opensource,ou até mesmo em alguns casos quando o software é fechado mas é gratuito.
vamos pegar um jogo de exemplo UT2004 (unreal tournament 2004),ele é codigo fechado e é um jogo pago. não pode colocar em nem um repositorio pois é pirataria. e assim por todos os jogos pagos
o pessoal pede muito jogos da EA por exemplo,se algum dia for lançado esses jogos para linux,nem um deles poderá ser colocado nos repositórios (a não ser o demo claro),pois estara infringindo as leis. que define como pirataria.
ai não tem jeito,tera que correr atrás na web por conta do jogo