Enfim, instalei e brinquei um pouco com a suite.
Tudo, desde a instalação até os aplicativos em si, é baseado em java.
Na instalação tive que desativar o Compiz pra conseguir ver as telas, já que existe o problema de refresh do Compiz com Java.
Ao terminar a instalação, ele pergunta se quer iniciar um dos aplicativos, processador de texto, planilha ou apresentação. Se não fizer isso, terá que procurar o executável, já que os atalhos não foram pro menu de aplicativos. Coisa simples, já que o caminho da instalação é fornecido no início do processo, certo? Errado! Aqui vão os caminhos, simples e intuitivos
Texto:
"/opt/ibm/lotus/Symphony/framework/shared/eclipse/plugins/com.ibm.productivity.tools.standalone.addin_3.0.0.20070913-1045/apps/Lotus Symphony Documents"
Planilha:
"/opt/ibm/lotus/Symphony/framework/shared/eclipse/plugins/com.ibm.productivity.tools.standalone.addin_3.0.0.20070913-1045/apps/Lotus Symphony Spreadsheets"
Apresentação:
"/opt/ibm/lotus/Symphony/framework/shared/eclipse/plugins/com.ibm.productivity.tools.standalone.addin_3.0.0.20070913-1045/apps/Lotus Symphony Presentations"
O programa funciona normalmente com o Compiz, apesar do java. Não é lento, com exceção da primeira execução. Demora pra carregar, depois fica normal.
O idioma da GUI é somente em inglês
Tem corretor ortográfico em português brasileiro e lusitano.
A utilização do aplicativo em si é como eu esperava de um produto da IBM, fácil, funcional, curva de aprendizagem que chega a ser brincadeira. Em minutos eu estava fazendo praticamente tudo. Acho que aqui vale ressaltar que, como utilizo muito VBA no Excel onde eu trabalho, estou familiarizado com as fórmulas em inglês, então tive vantagem nesse ponto.
No mais, é uma excelente suite de aplicativos para escritório, talvez consiga uma fatia do mercado. Como não gosto de java e a GUI é em inglês, continuarei com o OpenOffice.
Se lembrar ou descobrir mais algo relevante, volto pra escrever.