Esta é uma pergunta simples mas com uma resposta muito complexa.
Nem sempre o problema está no Chipset escolhido, mas no vídeo onboard, nos chips controladores da placa de rede, temperatura, som e etc, que acompanham o chipset da placa mãe. É bastante comum a queixa de lentidão do PC por culpa do vídeo Onboard da placa mãe e não culpa do seu Chipset.
Atualmente a
VIA está parada no tempo, já li especulações de que ela programa se retirar do mercado de PCs para desktop. Seus Chipsets normalmente são bem reconhecidos, mas o Vídeo Onboard ( VIA S3 Graphics) que acompanha os seus Chipsets tem desempenho sofrível no Linux. Muitas vezes a carga no processador bate nos 70% só para assistir a um filme!
Já a
SiS tão "bem falada" pelos nossos colegas do Fórum, tem melhorado nos últimos anos, falo dos Chipsets modernos. Tenho a oportunidade de usar um PC com Chipset SiS 661 e devo admitir que o seu desempenho bate os chipsets VIA e alguns Nforce de antigamente. Até mesmo o desempenho de vídeo é bastante bom, só não espere aceleração 3D, isso ainda não existe! Já quanto aos antigos Chipsets, eram realmente uma bomba. Mas temos que dar um desconto, pois nem sempre o problema era só o Chipset SiS, mas o BIOS das velhas PCCheetos da vida que eram uma bomba também!
O Chipset
AMD (antigo
ATI) é bem fraco. São lentos e o vídeo Onboard deles também é bem ruinzinho! Se já for ruim no Windows, no Linux é muito pior. Quem sabe agora que a AMD liberou a documentação para a comunidade fazer Drivers livres as coisas mudem de figura para o Linux.
Os Chipsets
Nvidia são muito bons, prefiro os Nvidia, tanto para placa mãe como para placa de vídeo. Consomem mais energia que os demais concorrentes, isso é fato comprovado em diversos testes em sites especializados. O vídeo onboard da série 6000, presente na grande maioria das placas vendidas no Brasil, são ótimos, tanto em desempenho quanto em compatilidade no Linux. Já os da série 7000 ou 8000 que começam a pipocar por aqui vai depender da versão do Xorg utilizada, pode dar o maior pau!
Os Chipsets
Intel tem ótima compatibilidade com Linux. Pois a Intel não só fornece a documentação para seus Drivers como também fornece compiladores para a comunidade Linux e disponibiliza Drivers para Linux que podem ser baixados do seu Site. Contudo, nem tudo são flores. Se tiver um Chipset Intel com placa de vídeo Nvidia, você poderá ter grande dor de cabeça com o Ubuntu. Mesmo os novos Chipsets, como o P35, já possuem ótima compatibildidade com o Linux. Os vídeos Onbard da Intel também possuem ótima compatibilidade no Linux e com aceleração 3D muitas vezes ativa logo de cara! O vídeo 945G que uso no momento é capaz de rodar o Compiz/Fusion numa boa e só preciso de alguns cliques para ativar tudo.
Não deixe de levar em consideração a quantidade de RAM e o Processador utilizado antes de malhar o Chipset.
Espero ter ajudado!