Autor Tópico: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados  (Lida 5782 vezes)

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Online: 06 de Setembro de 2007, 09:12 »
Alguém pode me explicar porque a conexão discada no Linux tem uma melhora em comparação com o windows. Lá, minha conexão ficava em 53 kbps. Agora, no Ubuntu, segundo o RJNET velocímetro, ela está em 56,15 kbps.

Eu baixei e instalei o programa Easyubuntu. Consegui, através dele, baixar e instalar o plugin flash para o Firefox. Depois tentei baixar codecs de áudio e vídeo, mas ele não conseguiu baixar todos os codecs e tive que cancelar o processo. Isso acontece sempre? Como resolver isso?

Em adicionar/remover, os programas que não estão instalados não podem ser instalados?

Me refiro a esse aviso em todos eles:

"Tal programa" não pode ser instalado no seu computador. A aplicação requer caracaterísticas especiais de hardware ou o vendedor não decidiu suportar mais o seu tipo de computador (i386).

Como resolver isso também?




Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2007, 09:28 »
Veja o tópico de Multimídia do galactus :Área para Iniciantes > Dicas e Truques.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

arlei

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #2 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:03 »
Alguém pode me explicar porque a conexão discada no Linux tem uma melhora em comparação com o windows. Lá, minha conexão ficava em 53 kbps. Agora, no Ubuntu, segundo o RJNET velocímetro, ela está em 56,15 kbps.

Essa deve ser porque no windows junto com sua navegação ou demais uso da conexão deve estar entrando um monte de outras coisas indesejadas.  ;D ;D ;D Brincadeirinha.

Agora falando sério, a questão da multimídia, olhe o tópico indicado pelo pintinho que irá descobrir como proceder.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15522.0.html

T+
Arlei

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #3 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:05 »
Alguém pode me explicar porque a conexão discada no Linux tem uma melhora em comparação com o windows. Lá, minha conexão ficava em 53 kbps. Agora, no Ubuntu, segundo o RJNET velocímetro, ela está em 56,15 kbps.

Eu baixei e instalei o programa Easyubuntu. Consegui, através dele, baixar e instalar o plugin flash para o Firefox. Depois tentei baixar codecs de áudio e vídeo, mas ele não conseguiu baixar todos os codecs e tive que cancelar o processo. Isso acontece sempre? Como resolver isso?

Em adicionar/remover, os programas que não estão instalados não podem ser instalados?

Me refiro a esse aviso em todos eles:

"Tal programa" não pode ser instalado no seu computador. A aplicação requer caracaterísticas especiais de hardware ou o vendedor não decidiu suportar mais o seu tipo de computador (i386).

Como resolver isso também?



Já ouviu falar no Automatix2?

Sempre uso ele para instalar tudo de mais importante que preciso. Alguns aqui do fórum condenam, para mim injustamente, este programa, mas o que posso lhe dizer é que uso o mesmo desde o Ubuntu 5.10 e nunca me deu problemas, claro que uso ele com bom senso, como tudo na vida.

O Ubuntu tem uma espécie de windows update, chamado de gerenciador de atualização, que aparece na forma de um ícone laranja no canto superior direito próximo ao relógio. Ele avisa e instala atualizações de segurança do Ubuntu.

O gerenciador de atualizações, o apt-get e/ou Synaptic usam a lista de repositórios do Ubuntu, chamada de sources.list, que diz de onde são baixados os pacotes que eles instalam. Por padrão só alguns são habilitados que são os necessários para as atualizações e os mais estáveis. Quando você usa o Automatix2 ele altera o sources.list acrescentando mais outros, por que muitos dos pacotes de programas não são baixados dos repositórios padrões e sim dos extras. Só que nunca se deve atualizar peloo sistema via gerenciador de atualizações com os repositórios alterados pelo automatix2 ou qualquer outro, pois isso pode causar falhas no sistema ou instabilidae.

O que recomendo fazer é, primeiro se tiver atualizações pelo gerenciador de atualizações faça isso primeiro, depois abra o automatix2 deixe ele alterar os repositórios e instale tudo que você quer e ele oferece. Note que mesmo após atualizar pelo gerenciador de atualizações do Ubuntu e não apresentar mais nada, quando você alterar os repositórios com o automatix2 ele pode passar a apresentar novas atualizações e é muito importante que você não faça estas atualizações, clicando no ícone laranja próximo ao relógio enquanto estiver usando o automatix2. Depois de usar o Automatix2 para instalar o que deseja e antes de sair do mesmo vá no Menu File e escolha a opção lá para retornar a lista de repositórios (o sources.list) para o original, não lembro direito o nome mais é algo assim: Remove Automatix Repos

Sempre uso assim e nunca tive problemas com o automatix2.


Se for usar o automatix2 recomendo que instale isso dele:

- Brasero (Advanced and user-friendly CD burning tool for Gnome)
- DVD Ripper (a GTK based DVD ripping software)
- Gnomebaker (The best GTK2 CD/DVD burning software)
- Ripper and Tuner (Streamtuner (Internet radio client) and Streamripper (rips Internet radio streams, configured by Automatix) )
- aMSN (MSN client with webcam support) --> Package hosted and maintained by Automatix
- Gaim 2.0 beta6 (The latest version of a popular IM client compatible with YIM/MSN/AIM/Jabber etc)
- Mozilla Thunderbird (Email client)
- aMule (P2P file sharing client)
- Azureus (Java-based bittorrent client
- Audacious (a new fork of Beep Media Player)
- Audacity (a versatile audio editor)
- Avidemux (Video Editing Tool)
- Beep Media Player (A classic winamp style audio player)
- Exaile (Amarok like Music Manager for Gnome)
- Kino (Video editing Tool)
- DVD Ripper (DVD ripper)
- RealPlayer (Linux port of RealPlayer) (32-bit for AMD64)
- Totem-xine (Media player for Gnome)
- VLC Media Player
- Extra Fonts (Additional fonts and msttcorefonts)
- Nautilus Scripts (Open Nautilus, and any file with gedit with a right click, as root (GNOME ONLY))
- AUD-DVD codecs (NON-FREE Audio and DVD codecs) (Installation of this option is illegal in the United States of America)
- Flash Player (Adobe Flash Player plugin for Firefox) (Under Swiftfox Plugins option in AMD64)
- MPlayer & FF plugin (MPlayer and Firefox plugin)
- Multimedia Codecs (Commonly needed audio and video codecs)
- SUN JAVA 1.6 JRE (Sun's version 1.6 JRE & The Firefox plugin)
- Acrobat Reader (Adobe Acrobat Reader and plugin for Firefox)
- Archiving Tools (Additional archiving tools (rar, unrar, ace, and 7zip))
- Wine (runs some windows applications)
- GFTP (FTP client for GNOME with ssh capability)
- Opera Browser

isso é só uma sugestão e não contém tudo que o automatix2 pode instalar. Agora se você tiver a placa de vídeo da Nvidia, como é uma coisa delicada, no automatix2 tem a opção de instalar, mas sugiro que use o fórum para resolver isso. Como meu PC é onboard não sei se é legal usar este opção do Automatix2 ok

Outra coisa o automatix2 também instala o firestarter (firewall), mais não recomendo instalar por ele por que ao invés de instalar somente o firestarter ele instala  também o antivírus clamav, ou seja, ele instala isso: Gnome Security Suite (clamav antivirus and firestarter firewall), mas este antivírus que se encontra nos repositórios do Ubuntu é de uma versão mais antiga e não consegue atualizar. Eu instalo o firefaster por fora para não ter de instalar este antivírus que não funciona a atualização.


Para baixar o automatix2 o link é esse:

http://www.getautomatix.com/apt/dists/feisty/main/binary-i386/automatix2_1.1-4.12-7.04feisty_i386.deb

depois de baixá-lo é só dar um duplo clique nele. Vai ser falado da falta de um depêndencia mais o próprio vai se encarregar de baixa caso você este conectado no internet ok.




« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 14:26 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #4 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:33 »
Minha placa de vídeo é ATI Radeon 9250 256 MB e ainda está sem drivers. Sim, tem um ícone laranja com 122 atualizações, mas são 182 MB.


« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 10:41 por Tetsuo »

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #5 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:39 »
Minha placa de vídeo é ATI Radeon 9250 256 MB e ainda está sem drivers. Sim, tem um ícone laranja com 122 atualizações, mas são 182 MB.

É por que você instalou o Ubuntu 7.04 só agora já perto de sair a última versão, então tem muita atualização pela frente, incluside do próprio kernel no qual o seu é o 2.6.20-15-generic e o mais novo é o 2.6.20-16-generic.

Esta sua placa de vídeo é mais problematica, mais instala só perguntar no fórum que te ajudam, mas dá mais dor de cabeça do qua as da Nvidia que são as melhores no mundo linux.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 10:42 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #6 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:41 »
Quando eu tento instalar o automatix 2 aparece esse aviso:

"Envy" is an application written in Python which will download the latest Nvidia driver or the Legacy driver (for older cards) (according to the model of your card) from Nvidia's website and set it up for you handling dependencies (compilers, OpenGL, etc.) which are required in order to use the driver on Ubuntu Linux.

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #7 Online: 06 de Setembro de 2007, 10:43 »
Quando eu tento instalar o automatix 2 aparece esse aviso:

"Envy" is an application written in Python which will download the latest Nvidia driver or the Legacy driver (for older cards) (according to the model of your card) from Nvidia's website and set it up for you handling dependencies (compilers, OpenGL, etc.) which are required in order to use the driver on Ubuntu Linux.


Então eu falei que ele ia reclamar de uma dependência que é o python, mas basta você clicar em instalar que ele vai baixar da rede esta dependência, pelo menos foi assim comigo. Agora não sei se por seu Ubuntu está com várias atualizações para serem afetuadas possam causar algum problema, acredito que não mas...

É que no seu sistema tem o python 2.5 e o automatix2 precisa do python 2.4, acho que é isso, ele baixa e um não interfere no outro.

OBS: Esta lista de programas que falei para instalar vai demorar um pouco por que são muitos pacotes e para uma conexão discada você sabe como é que é. Só faça isso quando tiver muito tempo.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 10:49 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #8 Online: 06 de Setembro de 2007, 11:58 »
Eu acabei de baixar o phyton 2.5

10,3 MB esse pacote. Descompactei e agora tem que instalar do terminal. Baixei do site oficial, porque mais uma vez o download falhou no pacote com as 122 atualizações. Aliás, tá sempre falhando.

Ah, eu bem que gostaria do cd com a nova versão do Ubuntu. É o Ubuntu Ultimate? Que já vem com quase tudo?

Tá, vou ter que baixar o 2.4

Pensei que baixando um mais atual não ia fazer diferença. Ok, eu errei.
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 12:00 por Tetsuo »

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #9 Online: 06 de Setembro de 2007, 12:44 »
Eu acabei de baixar o phyton 2.5

10,3 MB esse pacote. Descompactei e agora tem que instalar do terminal. Baixei do site oficial, porque mais uma vez o download falhou no pacote com as 122 atualizações. Aliás, tá sempre falhando.

Ah, eu bem que gostaria do cd com a nova versão do Ubuntu. É o Ubuntu Ultimate? Que já vem com quase tudo?

Tá, vou ter que baixar o 2.4

Pensei que baixando um mais atual não ia fazer diferença. Ok, eu errei.

Rapaz o Python já está instalado, a versão 2.5, não precisava baixar não. Talvez a falha seja por causa dos repositórios serem do Brasil. Faça o seguinte, abra um terminal e digite:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

quando abrir retire de todos os endereços dos repositórios o br ok. Isso faz com que se baixe dos repositórios oficiais sem ser do servidor do Brasil que costumam dar problemas.

Por exemplo, se lá está assim:

deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ feisty main restricted

deixe assim:

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ feisty main restricted

ou seja retire o que está em negrito

Depois no terminal e antes de instalar qualquer coisa você precisa atualizar a lista dos repositórios assim:

sudo apt-get update

ou pelo Synaptic clicar no botão mais a esquerda chamado de atualizar.

O que ele vai fazer é verificar nos repositórios que estão configurandos para ele usar quais são os pacotes que existem e suas versões.

Estava me referindo ao Ubuntu Gutsy Gibbon (7.10) nova versão do Ubuntu que está previsto para Outubro.

O Automatix2 foi feito usando o Python 2.4 daí ele precisa das bibliotecas dele, mas é só instalá-lo (o automatix2) que ele baixa o que precisa e não é este tamanho todo não  (acho que não chega a 4MB) e também não conflita com o 2.5, ou seja, pode-se ter os dois instalados.

Uma pequena regra na hora de instalar coisas:

Primeiro o apt-get usa-se no terminal e o Synaptic é uma interface gráfica para o apt-get.

Antes de instalar qualquer coisa dos repositórios, por exemplo o amule, primeiro você tera de fazer:

No apt-get (via terminal):

sudo apt-get update
sudo apt-get install amule


No Synaptic (graficamente):

- Clicar no botão Recarregar
- Clicar em procurar. E procure por amule
- Após encontrar clicar com o botão direito nele e escolher: marcar para instalação
- Clicar no botão aplicar
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 13:36 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #10 Online: 06 de Setembro de 2007, 13:08 »
tetsuo@tetsuo-desktop:~$ cd Python-2.4.4
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$ make install
make: *** Sem regra para processar o alvo `install'.  Pare.
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$

E agora?

Detalhe: o arquivo está na minha pasta de usuário.

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #11 Online: 06 de Setembro de 2007, 13:12 »
tetsuo@tetsuo-desktop:~$ cd Python-2.4.4
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$ make
make: *** Nenhum alvo indicado e nenhum arquivo make encontrado.  Pare.
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$ make install
make: *** Sem regra para processar o alvo `install'.  Pare.
tetsuo@tetsuo-desktop:~/Python-2.4.4$

E agora?

Detalhe: o arquivo está na minha pasta de usuário.

Você tem MSN ou Gtalk para que possamos conversar online?

Leia o que escrevi logo acima.

Não é preciso compilar nada, pois estes programas já foram compilados e estão em pacotes .deb que só precisam ser instalados. Para isso você precisa prestar atenção no que estou falando logo acima.

Você está baixando coisas para compilar que no momento não há necessidade.

Faça como falei retire dos endreços dentro arquivo sources.list o br e depois atualize o apt-get ou o Synaptic. Aí clique duas vezes no automatix2 e depois dê a sua senha e espere ele baixar a dependência e instalar o Automatix2.

Para saber como usar o Synaptic veja:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Synaptic


Para saber como usar o apt-get veja:

http://wiki.ubuntubrasil.org/AptGet
« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 13:38 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #12 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:27 »
Eu consegui instalar o Automatix 2. Eliminei o br de todos aqueles links, como você me pediu. Ou seja, deu tudo certo. Eu tava pensando em guardar cada código e dicas que você me passa aqui, no caso de eu ter que formatar o pc um dia. Copiar e colar no open office e ir juntando todos os textos. Porque, com certeza, vou precisar mais a frente. Eu tava vendo no automatix que ele pode instalar programas para a gravação de dados em CD ou DVD. Realmente estava sentindo falta de um programa com as mesmas funções do nero, porque eu costumo guardar tudo que eu encontro na internet em DVD. Inclusive o pacote smartlink que você me passou pra configurar o modem e os programas que vou baixando pro Ubuntu.

alarcon

  • Visitante
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #13 Online: 06 de Setembro de 2007, 16:36 »
Eu consegui instalar o Automatix 2. Eliminei o br de todos aqueles links, como você me pediu. Ou seja, deu tudo certo. Eu tava pensando em guardar cada código e dicas que você me passa aqui, no caso de eu ter que formatar o pc um dia. Copiar e colar no open office e ir juntando todos os textos. Porque, com certeza, vou precisar mais a frente. Eu tava vendo no automatix que ele pode instalar programas para a gravação de dados em CD ou DVD. Realmente estava sentindo falta de um programa com as mesmas funções do nero, porque eu costumo guardar tudo que eu encontro na internet em DVD. Inclusive o pacote smartlink que você me passou pra configurar o modem e os programas que vou baixando pro Ubuntu.

Na lista que te passei acima tem o brasero e o gnomebaker que são feitos para o Gnome, agora o melhor que existe em linux é o k3b que infelizmente é do KDE. Você pode instalá-lo também no Gnome mais fica mais pesado.

Também existe o nero for linux, mais não é livre.

Esta lista que coloquei mais acima foram todos que instalei aqui via automatix2 e não deram nenhum problema.

Menos estes:

- Ripper and Tuner (Streamtuner (Internet radio client) and Streamripper (rips Internet radio streams, configured by Automatix) )
- aMSN (MSN client with webcam support) --> Package hosted and maintained by Automatix
- Gaim 2.0 beta6 (The latest version of a popular IM client compatible with YIM/MSN/AIM/Jabber etc)
- Mozilla Thunderbird

Ao invés do Gaim e Amsn uso o pidgin e o Mercury. Uso o Evolution ao invés do Thunderbird também.

Para saber mais sobre o brasero veja:

http://www.guiadohardware.net/artigos/brasero/

« Última modificação: 06 de Setembro de 2007, 16:53 por alarcon »

Offline Tetsuo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 68
    • Ver perfil
Re: Conexão, codecs de áudio e vídeo, programas não instalados
« Resposta #14 Online: 06 de Setembro de 2007, 18:12 »
Através do automatix eu baixei o Mplayer e tentei rodar um vídeo no formato mov apenas para testar. Resultado:

Error opening/initializing the selected video_out (-vo) device