Autor Tópico: Curso do Ubuntu !!!  (Lida 10502 vezes)

Offline parenti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • http://www.buscarletras.com.br/
Curso do Ubuntu !!!
« Online: 20 de Dezembro de 2005, 10:53 »
Olá Comunidade Ubuntense (Puts, nem acredito que eu era fá do Windows e agora estou aqui )!!!

Seguinte, eu iniciei no Linux pela 1ª vez, quando eu instalei o Mandrake 8.0 (isso mesmo, já faz tempo), só que na época eu não fui muito atráz, era dificil informação em português, porém hoje noto que o Mandrake 8.0 já era igualzinho a um sistema operacional que varios anos depois seria chamado de XP.

Estou trabalhando com o Fedora 4 no serviço e o Ubuntu em casa, a uns 4 meses (imagine, passar 4 meses sem pegar virus e nem ter erros "graves"), eu dou aula de html, asp e access há muitos anos (uns 5 anos para ser mais exato, eu tenho 2 trabalhos, como programador e instrutor), na escola que eu sou instrutor, todos já sabem que eu estou sabendo um pouco sobre Linux, e temos varios alunos que querem aprender o tal do Linux que não tem virus, não trava, não é pago ...

Então, resolvi vir aqui para pedir ajuda, quero montar uma turma para o Linux, só que não sei por onde começar, gostaria de uma ajuda de vocês, a distro que vou usar claro vai ser o Ubuntu, pelo curso vamos cobrar R$ 20 por aluno, só mesmo para tirar os gastos, pois minha intenção é que as pessoas não continuem no mesmo erro que eu, pois passei 7 anos da minha vida (começei com 13 anos) achando que o Windows era o melhor do mundo .  . .

A minha intenção de dar aula seria na forma de tutorial, pois se os alunos forem capazes de aprender sozinhos eles não continuariam o curso, já para os alunos que sabem que se não estiver na escola não vão estudar, sirva de ajuda depois que eles terminarem o curso.

Gostaria que vocês mesmo, postassem provaveis comandos mais utilizados (se possivel na forma de tutorial) !!!

Aguardo ajuda e muito obrigado por existir pessoas que queirão criar um mundo melhor !!!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2005, 11:25 »
Eu acho q vc começaria errado usando comandos. Eu seria mais radical: esqueça os comandos.

Explique o que é um Sistema Operacional, explique informações de permissão de arquivos (graficamente), estrutura de diretórios (graficamente), informe como instala programas (pelo synaptic), explique o que o servidor X, o que é Gnome-KDE-XFCE, mostre os programas substitutos (navegador, cliente de e-mail, office, comunicador) e por fim explique os espiríto de cooperação do software livre e mostre fóruns como esse.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2005, 12:36 »
Bom eu acho que além disso tudo que o agente100gelo falou, você deve ensinar pelo menos os comandos básicos no terminal. Como navegar entre os diretórios, apagar/copiar/mover arquivos, entre outros. Para o pessoal não ficar mais perdido do que cego em tiroteio quando for preciso usar o terminal né.

Acho que mostrar como se instala programas no Linux é essencial também, até como compilar os arquivos fontes. Vai te poupar muita dor de  cabeça.

Fica aí as sugestões, pois quem vai saber o nível do seus alunos é você. Pode ser que não dê para ensinar muita coisa para eles né. Já vi cada coisa em aulas de informática que dá até medo. :)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2005, 12:36 »
Pega o guia foca linux para iniciantes. Melhor apostila que tem
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline KubLin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 428
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #4 Online: 20 de Dezembro de 2005, 14:15 »

Offline parenti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • http://www.buscarletras.com.br/
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2005, 14:44 »
Então, vou dar uma selecionada no "Bozo Linux e Foca Linux", porém eles são muito técnicos, eu gostaria de algo diferente, porque imagine eu ficar 1 ou 2 meses só falando e esplicando, ninguém gosta de estudar assim, porém se vocês tiverem tutoriais se coisas legais como por exemplo:
Compreenda como instalar o Mplayer passo-a-passo.
O que é Xmms, aprenda instalar...
Sabe essas coisas assim. . .
Obrigado pela atenção !!!

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #6 Online: 20 de Dezembro de 2005, 18:00 »
Uma referencia de livro para aqueles mais interessados  e que não usam muito a internet é importante.
Meu primeiro livro sobre o assunto foi:
Migrando de windows para linux de Iberê M Campos
Aborda o assunto de forma fácil de entender. É claro que na época da edição o Ubuntu ainda nem era citado, mas acho que vale a pena como indicação juntamente com outros.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #7 Online: 20 de Dezembro de 2005, 18:04 »
Aí parenti, minha humilde opinião: um cliente espera de um curso Linux que você fale sobre Linux, não ficar dando dicas sobre instalar programas específicos que talvez eles nunca venham a usar... Esse tipo de dicas eles podem encontrar sempre que quiserem na Internet ;)

Se você acha que eles não vão se dar ao trabalho de procurar, bom aí eu acho que o problema é deles :( Quem está perdendo a oportunidade de conhecer um sistema maravilhoso e gratuito, que cada vez mais vem sendo exigido em empregos, é apenas eles! Inclusive você pode citar isso, com certeza é uma motivação extra... Claro que dar endereços de sites que você aprova para pesquisa já é um começo ;)

O agente100gelo e o galactus já te deram uma boa base pro curso, apenas para constar que eu uso o terminal 95% das vezes para as seguintes tarefas:
- instalação/remoção/atualização de programas
- copiar/mover/editar/apagar/alterar permissões de arquivos
- navegar entre diretórios e visualizar conteúdos rapidamente
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #8 Online: 20 de Dezembro de 2005, 18:10 »
Citação de: "LaSSarD"
O agente100gelo e o galactus já te deram uma boa base pro curso, apenas para constar que eu uso o terminal 95% das vezes para as seguintes tarefas:
- instalação/remoção/atualização de programas
- copiar/mover/editar/apagar/alterar permissões de arquivos
- navegar entre diretórios e visualizar conteúdos rapidamente


Rapaz, eu gosto é de gráfico :)

Tem hora que faço:
Código: [Selecionar]
sudo nautilus .

Só uso o terminal pra dá um chown -R ou um move de um local pra outro de vez em quando ;)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

HugoSil

  • Visitante
Curso do Ubuntu !!!
« Resposta #9 Online: 28 de Dezembro de 2005, 15:11 »
Ô Parenti, vai aqui uma sincera opinião de quem achou teu post porque estava procurando um curso de ubuntu: acho que tens que primeiro verificar para qual clientela vais montar o curso, básica, intermediária, avançada ? Outra coisa, o que teu público vai buscar aprendendo Linux ? Qual tua proposta de ensino, primeiros passos ou isto e mais um pouco ? No meu caso, que já vi alguma coisa de Linux, gostaria de um bê-a-bá estruturado, baixar a distro, instalar, configurar, saber onde buscar informações programas, suporte (se possível), ou seja, tornar o Linux meu SO. Claro que todas as opiniões anteriores são válidas e úteis, por isso não as despreze e boa sorte. Linux não é um fim, mas um caminho.