Autor Tópico: Como pegar vírus de e-mail no Linux  (Lida 11998 vezes)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Online: 24 de Dezembro de 2005, 17:29 »
Eu estou abrindo meu blog hoje: http://navegantes.org/b2evolution/blogs/

Meu primeiro post é sobre como pegar vírus de e-mail no Linux.

http://www.navegantes.org/b2evolution/blogs/index.php?title=virus_no_linux&more=1&c=1&também=1&pb=1

É bom mostrar para aquele amigo chato que acha que Linux só tem menos vírus porque tem menos usuários.

Se tiver algo errado, ficaria grato com observações.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #1 Online: 24 de Dezembro de 2005, 22:48 »
Muito interessante cara. Porém acredito que não podemos chamar esses scripts maliciosos, de vírus, acho que estaríamos sendo no minimo desleais ao que realmente são, são pegadinhas para pegar o usuário despreparado, e acima de tudo, para fazer o mau, já no caso dos vírus qualquer um pode pegar, desde um usuário experiente, quanto um iniciante.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

Offline unfear

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2005, 02:55 »
hehe, legal, acho que pode ajudar a um leigo a entender por que é tão dificil pegar um virus no linux, se bem que pegar virus pelo e-mail é dose, no windows sei que pode ser feito com um arquivo zipado, muito facil, e você nem consegue enchergar o arquivo, tem um amigo meu que gostava de fazer isso hehehe, só que geralmente meu firewall pegava, fico imaginando aqueles e-mail idiotas escritos, "sempre fui morta de paixão por você, e não resisto mais ficar longe, aqui esta minha FOTO", ai você deixa o mouse por um tempo em cima e aparece o detino do link como foto.exe hehehehe, o raiva, pior que mais da metade e coisa de profi, ou seja, o IP não corresponde ao dono, me indigno sempre que recebo isso, e só sendo muito burro pra executar um arquivo de alguem que não seja seu amigo pessoal e que você desconheça o conteúdo, sempre que um "sabe tudo" vem questionar sobre este assunto, eu mando ele dar uma lida sobre arquitura, SO, se o cara não muda para o pinguin ele fala "poxa que soda isso hein", até queria deixar uma pergunta, o windows tenta complicar sua estrutura para esconder o que?

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #3 Online: 26 de Dezembro de 2005, 11:07 »
muito boa sua idéia, também de gostaria de fazer um pra mim, mas pena que eu não tenha muita paciência, para digamos, escrever artigos, mas se precisar de uma inspiração, ou de um tema para falar em um dia, é só dar um toque! tamos ai
[]"s

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2005, 20:07 »
Bem legal :)

No Windows XP SP2, quando você vai executar um .exe, aparece uma tela muito similar àquela de executar - você executa apenas se quiser.

No Linux deveria haver um sistema onde você especificasse pastas e arquivos que você não pretende apagar, e assim mesmo quando apagados via terminal, pedisse confirmação para o mesmo.

Citação de: "agente100gelo"
É bom mostrar para aquele amigo chato que acha que Linux só tem menos vírus porque tem menos usuários.


O número 7 foi muito bem incluso no seu artigo, mas no fundo ele só funciona porque tem menos usuários mesmo. Os vírus funcionam com o Outlook porque é o mais usado, tenho certeza que se fosse o Thunderbird ou Evolution haveria a contaminação da mesma forma. A não quer já exista algum sistema que bloqueia o uso dos arquivos para todos, exceto para o próprio programa ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2005, 20:55 »
Tem outro problema Lassard. Eu já li o código fonte de um vírus em VBScript. Como o Outlook é integrado ao Windows tens um comandos que acessam direto a lista de contato e enviam e-mails.

No caso do Thunderbird do Windows. O vírus precisaria localizar a pasta do perfil do também (fácil), dentro tem uns diretórios aleatórios (médio), depois teria que processar o arquivo direto, sem componente do Windows (difícil mas não impossível). Outra vantagem do também é que o filtro de spam manda pra uma pasta a grande maioria dos vírus.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Como pegar vírus de e-mail no Linux
« Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2005, 21:54 »
Ah, então beleza, no Windows é ridícula essa integração que eles fazem... Preferem velocidade do que segurança, talvez até sejam pagos para fazer essas escolhas. Afinal, se Windows fosse seguro, muita empresa falia.

valeu ae agente100gelo :)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)