Autor Tópico: Problema no grub???(Resolvido)  (Lida 38033 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #30 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:14 »
É, o Dapper não usava mesmo o UUID. E nem imagino o que seja, nem que seja problemas de script, ou algo assim, já que o PC foi formatado no início mais de uma vez para teste.

Sei que sofro com isto desde o Dapper, e como disse apenas com 1 PC. A cada atualização de kernel (imagine quantas desde lá), ou então a cada necessidade de reinstalar o GRUB, tenho que editar o arquivo na mão e alterá-lo.

Quem me dera ter tido a sua sorte para só ter tido problemas nas últimas duas atualizações.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 21:16 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #31 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:23 »
É, o Dapper não usava mesmo o UUID. E nem imagino o que seja, nem que seja problemas de script, ou algo assim, já que o PC foi formatado no início mais de uma vez para teste.

Sei que sofro com isto desde o Dapper, e como disse apenas com 1 PC. A cada atualização de kernel (imagine quantas desde lá), ou então a cada necessidade de reinstalar o GRUB, tenho que editar o arquivo na mão e alterá-lo.

Quem me dera ter tido a sua sorte para só ter tido problemas nas últimas duas atualizações.

clcampos me tira só mais esta dúvida, estes computadores que você usa o Ubuntu 7.04 estão exatamente com um destes dois últimos pacotes .deb do kernel (linux-image-2.6.20-16-generic_2.6.20-16.31_all.deb ou linux-image-2.6.20-16-generic_2.6.20-16.32_all.deb)?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #32 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:26 »
Todos os PC's que usam o Feisty estão 100% atualizados sim.

Recordando alarcon, tenho um PC que mesmo usando HD IDE o Feisty o reconhece como SATA (/dev/sda). Toda vez que atualizo o kernel ele altera os dados do arquivo /boot/grub/menu.lst como sendo /dev/hda, mas em /dev só existem arquivos sda. Vai entender?!?!?!

Mesmo assim isto sempre aconteceu, e também não sei porque.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 21:29 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #33 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:37 »
Todos os PC's que usam o Feisty estão 100% atualizados sim.

Recordando alarcon, tenho um PC que mesmo usando HD IDE o Feisty o reconhece como SATA (/dev/sda). Toda vez que atualizo o kernel ele altera os dados do arquivo /boot/grub/menu.lst como sendo /dev/hda, mas em /dev só existem arquivos sda. Vai entender?!?!?!

Mesmo assim isto sempre aconteceu, e também não sei porque.

Obrigado pelas informações nobre clcampos.

Só gostaria de saber o por quê de usar UUID, qual sua vantangem, pois até agora não vi e só complicou o que já era muito fácil. Vai o usuário colocar outras distros para testes em outras partições que já estraga tudo, aí o pobre coitado acha que seu Ubuntu está com problemas e formata a partição reinstalando o Ubuntu quando na verdade só precisaria editar as entrada no fstab e/ou grub.

É até estranho que quando a UUID está errada no fstab o Ubuntu entra no modo texto e acusa algo de errado com o apt-get que não tem nada haver com a história (ou estória?).

« Última modificação: 29 de Setembro de 2007, 21:40 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #34 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:42 »
Obrigado pelas informações nobre clcampos.

Só gostaria de saber o por quê de usar UUID, qual sua vantangem, pois até agora não vi e só complicou o que já era muito fácil. Vai o usuário colocar outras distros para testes em outras partições que já estraga tudo, aí o pobre coitado acha que seu Ubuntu está com problemas e formata a partição reinstalando o Ubuntu quando na verdade só precisaria editar as entrada no fstab e/ou grub.

Concordo plenamente, ainda não entendi o porque do uso do UUID.

Citar
É até estranho que quando a UUID está errada no fstab o Ubuntu entra no modo texto e acusa algo de errado com o apt-get que não tem nada haver com a história (ou estória?).


Nunca passei por isto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #35 Online: 29 de Setembro de 2007, 22:00 »
Obrigado pelas informações nobre clcampos.

Só gostaria de saber o por quê de usar UUID, qual sua vantangem, pois até agora não vi e só complicou o que já era muito fácil. Vai o usuário colocar outras distros para testes em outras partições que já estraga tudo, aí o pobre coitado acha que seu Ubuntu está com problemas e formata a partição reinstalando o Ubuntu quando na verdade só precisaria editar as entrada no fstab e/ou grub.

Concordo plenamente, ainda não entendi o porque do uso do UUID.

Citar
É até estranho que quando a UUID está errada no fstab o Ubuntu entra no modo texto e acusa algo de errado com o apt-get que não tem nada haver com a história (ou estória?).


Nunca passei por isto.

Para terminar, afinal este tópico já esta com a palavra resolvido no seu título :P, este erro apareceu para mim na seguinte situação, tinha o Archlinux instalando numa partição com o Gnome, então resolvi reinstalar o  Archlinux  com o KDE para ficar com o Ubuntu/Gnome e Archlinux/Kde. Reinstalar por que queria refazer alguns passos que não fiz na instalação anterior.

Quando fui dar o boot  com o Ubuntu fui direto para o modo texto e lá apareceu uma mensagem falando algo sobre o apt-get que não lembro neste momento. Fui ver o que estava de errado com o apt-get e não encontrava defeito algum até que encontrei a solução no tal de UUID que estava errado no arquivo fstab para as partições que tenho aqui e foi só resolver isso que tudo voltou ao normal.


Offline PRSC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 668
    • Ver perfil
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #36 Online: 01 de Outubro de 2007, 00:25 »
E ai, vi que o assunto se estendeu.

Querem que eu tire o resolvido pra continuarem a debater sem problema.
Afinal esse parece um assunto muito importante devido aos erros que acontecem.

Assim fica mais completo.

Abraço
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub???(Resolvido)
« Resposta #37 Online: 03 de Outubro de 2007, 09:34 »
E ai, vi que o assunto se estendeu.

Querem que eu tire o resolvido pra continuarem a debater sem problema.
Afinal esse parece um assunto muito importante devido aos erros que acontecem.

Assim fica mais completo.

Abraço

Não precisa caro PRSC, pois acho que já tudo esclarecido. De qualquer forma obrigado pela atenção.