Autor Tópico: agere systems pci soft modem  (Lida 43510 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #60 Online: 03 de Outubro de 2007, 16:33 »
Bom, é que paralelamente ao seu método, estive tentando outros também...
aliás o seu foi um dos primeiros que tentei, já baixei e fiz tudo que tinha que ler e fazer, e continua do mesmo jeito, conforme eu já disse...

O que eu queria saber é se tem alguma coisa que eu deveria fazer além disso (eu sou totalmente leigo em linux, como já disse), mas em relação ao seu pacote nunca a instalação é feita corrtamente, embora eu digite exatamente o que vc escreveu, continua nas mensagens de erro, a figura do leia-me no pdf mostra que o modem deve estar em ttySL0, mas isso não é criado aqui, está no momento como ttys0 (ou algo do tipo), então sempre pego o seu pacote e no terminal ele reclama que não tem/não pode abrir uma coisa tal porque não existe (por exemplo, pois não lembro exatamente da mensagem, eu até copiei o log mas no momento estou em outro computador...).

Vou continuar quebrando a cabeça mais um tempo, mas meu último post perguntava sobre a porta do modem, talvez se resolver isso eu consiga avançar um pouco, será que vc sabe alguma coisa a respeito ?

Obrigado.

Por isso que estou perguntando se está fazendo corretamente por que tudo isso (compilação do driver, configuração do discador e etc) o pacote irá fazer por você de maneira automática. Só é necessário que o LiveCD do Ubuntu 7.04 ( O Original não um remasterizado com alguma atualizações) esteja no driver de CD-Rom ao executar o script de instalação e que você responda a perguntas simples como : qual é o nome do usuário que você digita para entrar no Ubuntu, qual é o nome de acesso do provedor (completo), qual a senha de acesso do provedor, sua conexão é por tom ou pulso e assim vai e no final já vai estar tudo pronto para uso.

Leia atentamente o guia_instalação.pdf sem pressa, observe as ilustrações dele e veja a parte sobre solucionando problemas também. Pode ser chata a minha insistência para ler este guia, mas é que ele tenta explicar tudo e de uma forma ilustrativa e como você informa que é iniciante, pode esta fazendo algo de errado, pois que eu me lebre tem mais ou menos umas três ou quatro pessoas que tem este mesmo modem motorola que você e funcionou usando o pacote que fiz.

Agora lembro a você que sua cópia do Ubuntu tem defeitos, pois foi você mesmo quem disse isso e apesar do Ubuntu ter sido instalado e aparentemente não ter nenhum defeito, poder ser que não consiga ativar o modem por que em alguma parte que é vital para o modem funcionar esteja com defeito aí nada vai dar jeito a não ser uma nova instalação do Ubuntu sem defeitos ok.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2007, 16:39 por alarcon »

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #61 Online: 03 de Outubro de 2007, 17:01 »
bom, aí sim eu tenho uma causa concreta (embora meu colega jure que o problema não tem nada a ver com o cd...), eu acho que o bolo de coisa que instalei pode estar influenciando...

Fiquei sabendo que saiu o Ubuntu 7.10, vc me recomenda ele para solucionar o problema ?
(no caso eu iria remover o atual e substituir por esse...)

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #62 Online: 03 de Outubro de 2007, 18:03 »
bom, aí sim eu tenho uma causa concreta (embora meu colega jure que o problema não tem nada a ver com o cd...), eu acho que o bolo de coisa que instalei pode estar influenciando...

Fiquei sabendo que saiu o Ubuntu 7.10, vc me recomenda ele para solucionar o problema ?
(no caso eu iria remover o atual e substituir por esse...)

Obrigado.

O Ubuntu 7.10 ainda está em fase beta, não é uma versão final e nem fiz ainda um pacote de ativação do modem pare ele, por enquanto só para versões anteriores do Ubuntu. A que lhe indiquei (modem-arquivos-v16.tar.gz) é adequada só para o Ubuntu 7.04

Offline Shakmatton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #63 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:00 »
andei fuçando um pouco e embora não tenha ainda conseguido chegar ao final desta saga, pelo menos resolvi (sem querer, é verdade) o problema da dependência do ALSA. Eliminei-o da seção de Quebrados do Synaptic, porém o meu problema maior continua. As pessoas dizem pra eu comprar outro modem, mas ainda não desisti, no momento estou desconfiado do arquivo wvdial.conf, estou editando ele sem dó, nem lembro mais se ele estava no seu pacote, sim, já li seu tutorial várias vezes mas se há alguma coisa a ser feita então esta está longe de ser raciocinada por um iniciante (coisas como alterar DNS, mudar coisinha tal, tal, e tal, que não tenho tanta familiaridade... embora continue achando que o problema estaria em como fazer para configurar a porta serial do modem, que num de meus posts passados está escrito, ele não configura...
tem até um comando não lembro se é sudo ppp0 config ou algo do tipo que dá uma mensagem perguntando se eu não configurei tudo certinho com setserial... mas o que seria isso ?  E a ajuda do Ubuntu diz pra eu verificar as coisas através de comandos que não entendo como fazer --> [s- alguma coisa] [n- outra coisa] [...] e assim por diante.

Entendeu ? Não né...
Nem eu...

Mas se não conseguir vou reinstalar o ubuntu, e tentar o seu pacote (e talvez outros, quem sabe...), mas não me sai da cabeça que é possível sim manter o mesmo modem funcionando pra esse linux (embora tenham me falado pra eu migrar pro debian, que mesmo sendo 1.0 seria mais seguro e mais tranquilo com relação a esse assunto, foi o que disseram...)

Obrigado.

alarcon

  • Visitante
Re: agere systems pci soft modem
« Resposta #64 Online: 05 de Outubro de 2007, 14:31 »
andei fuçando um pouco e embora não tenha ainda conseguido chegar ao final desta saga, pelo menos resolvi (sem querer, é verdade) o problema da dependência do ALSA. Eliminei-o da seção de Quebrados do Synaptic, porém o meu problema maior continua. As pessoas dizem pra eu comprar outro modem, mas ainda não desisti, no momento estou desconfiado do arquivo wvdial.conf, estou editando ele sem dó, nem lembro mais se ele estava no seu pacote, sim, já li seu tutorial várias vezes mas se há alguma coisa a ser feita então esta está longe de ser raciocinada por um iniciante (coisas como alterar DNS, mudar coisinha tal, tal, e tal, que não tenho tanta familiaridade... embora continue achando que o problema estaria em como fazer para configurar a porta serial do modem, que num de meus posts passados está escrito, ele não configura...
tem até um comando não lembro se é sudo ppp0 config ou algo do tipo que dá uma mensagem perguntando se eu não configurei tudo certinho com setserial... mas o que seria isso ?  E a ajuda do Ubuntu diz pra eu verificar as coisas através de comandos que não entendo como fazer --> [s- alguma coisa] [n- outra coisa] [...] e assim por diante.

Entendeu ? Não né...
Nem eu...

Mas se não conseguir vou reinstalar o ubuntu, e tentar o seu pacote (e talvez outros, quem sabe...), mas não me sai da cabeça que é possível sim manter o mesmo modem funcionando pra esse linux (embora tenham me falado pra eu migrar pro debian, que mesmo sendo 1.0 seria mais seguro e mais tranquilo com relação a esse assunto, foi o que disseram...)

Obrigado.

Tomando por base as informações que me foram relatadas por você, cheguei a conclusão que seu LiveCD do Ubuntu está com defeito. Penso ser aí a grande causa do meu pacote não estar funcionando com seu modem já que ele é suportado como sabemos.

Para se compilar algo no Ubuntu é necessário antes ter instalado no seu sistemas determinados pacotes, os compiladores, e por padrão o Ubuntu não instala eles, embora os mesmos estejam presentes no LiveCd do Ubuntu.

Por exemplo, o meu pacote precisa de alguns e vai buscá-los no LiveCD, desde que o mesmo esteja no driver, mas como seu LiveCd está corrompido, pode ser que exatamente este determinado arquivo que ele precisa e é fundamental para a compilação do driver do modem esteja estragado (corrompido) e não vai instalar direito e portanto o driver do modem não será instalado, deixando seu modem sem funcionar.

Nem sempre por que você conseguiu fazer seu Ubuntu funcionar, se ele está  corrompido mesmo, quer dizer que ele está perfeito, pois em algum ponto ele vai falhar. Por isso que existe um código chamado de md5sum que você baixa no mesmo local de onde está baixando a ISO do Ubuntu para verficar se o download da ISO chegou perfeita antes de queimar num CD. Também por isso que tem aquela verificação de integridade do CD no processo de instalação, para saber se o mesmo não tem defeitos, ou seja, se a mídia de instalação não era ruim também.

Veja que você mesmo relatou defeito no ALSA e ele é fundamental para o modem por que as transmissões do modem nada mais são do que sinais sonoros e o ALSA é responsável pela parte de som no sistema.

A melhor solução seria obter um LiveCD du Ubuntu 7.04 Original (não remasterizado) sem defeitos e tentar usar o pacote que fiz. Seria menos trabalhoso do que ficar identificando cada arquivo corrompido e consertando o mesmo já que nem internet ativa você tem para isso, ou seja, para ficar trocando os arquivos com defeitos por versões mais novas e sem defeitos.

Espero que agora tenha sido mais claro e repito, estou falando isso com base no que você me falou sobre arquivos com defeitos no seu LiveCD.

Outra coisa trocar de distribuição linux não vai fazer seu modem funcionar sem ter que quebrar um pouco a cabeça para isso, por que não depende do sistema em si, mais do driver disponível. Só se seu Debian for ainda dos "tempos das cavernas", pois nesta época havia o kernel versão 2.4.x e a própria motorola fornecia driver de modem que funcionavam nessa versão de kernel e que hoje está na versão 2.6.x cujo modem motorola só funciona com o driver Smartlink e somente para determinada versão do modem motorola.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2007, 14:41 por alarcon »