Autor Tópico: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]  (Lida 15527 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2007, 04:11 »
Para não criar um tópico, vou postar aqui uma coisa que há muito tempo me deixa curioso.

No boot aqui, o splash roda até menos da metade da barra de progressão e depois eu vejo o resto em texto. Isso ocorre a partir do fsck.

O gozado é que tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e só numa delas isso ocorre.

Alguma idéia do motivo?

pinduvoz comigo também acontecia isto, e parou de acontecer depois que configurei meu sistema para ter permissão de escrita na partição NTFS (eu fiz isto usando o automatix). Tem alguma partição NTFS sem ter o ntfs-3g configurado no PC?

É, Cristiano, temos um mistério em mãos pois habilitando a escrita pelo ntfs-3g (tem um programa no adicionar remover que faz isso com dois cliques) continuo perdendo o splash quando o boot chega no fsck.

Mas isso não importa, já que o Sistema funciona; e funciona muito bem.

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2007, 15:55 »
Meu Kernel atualizou e o X foi pro brejo porque o "tonto" aqui instalou uma versão mais nova do driver nVidia pelo Envy.

Tive que abrir o Envy logado em texto, remover o driver e reinstalar para abrir o X.

Aí, como era sábado e eu tinha baixado o arquivo ISO do "famoso" PCLinuxOS 2007, resolvi instalar o vmware-player, que instalou um ou dois módulos para o Kernel, e o X foi pro brejo outra vez.

Resultado: voltei para a instalação do driver nVidia pelo Gerenciador de Drivers Restritos para não ter que toda hora reinstalar.

Moral da história: o Ubuntu facilita e o usuário, como sempre, atrapalha.

[]s.

Essa é uma das minhas frustrações também.  Uma atualizadinha e pronto, adeus ao X e tome-lhe reinstalar driver e recompilar kernel :(
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #17 Online: 08 de Setembro de 2007, 17:45 »
Para não criar um tópico, vou postar aqui uma coisa que há muito tempo me deixa curioso.

No boot aqui, o splash roda até menos da metade da barra de progressão e depois eu vejo o resto em texto. Isso ocorre a partir do fsck.

O gozado é que tenho o Ubuntu instalado em três máquinas e só numa delas isso ocorre.

Alguma idéia do motivo?

pinduvoz comigo também acontecia isto, e parou de acontecer depois que configurei meu sistema para ter permissão de escrita na partição NTFS (eu fiz isto usando o automatix). Tem alguma partição NTFS sem ter o ntfs-3g configurado no PC?

É, Cristiano, temos um mistério em mãos pois habilitando a escrita pelo ntfs-3g (tem um programa no adicionar remover que faz isso com dois cliques) continuo perdendo o splash quando o boot chega no fsck.

Mas isso não importa, já que o Sistema funciona; e funciona muito bem.

[]s.

@clcampos

Consegui que a máquina mantenha o splash até o final "desligando" o fsck. Fiz isso mudando as opções finais do fstab de "0  1" para "0  0" na linha de cada partição (uma NTFS, uma FAT 32 e uma ext3).

Agora cabe a pergunta: posso deixar o fsck desligado sem ter problemas no futuro?

[]s.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #18 Online: 08 de Setembro de 2007, 20:05 »
@ clcampos

Só para complementar, acabei de alterar o fstab para "0 1" na linha da minha partição ext3 ( / ) e o splash continua indo até o final. Isso quer dizer que o splash era "perdido" quando o fsck checava as demais partições, ou seja, a NTFS e a FAT32.

Estou inclinado a pensar que o Ubuntu não precisa checar as partições FAT32 e NTFS, já que o WinXP toma conta delas. Então estou pensando em manter em "0 0" a linha das duas no fstab.

Acha que terei problemas?

[]s.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2007, 20:07 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #19 Online: 10 de Setembro de 2007, 02:06 »
Olha só pinduvoz, eu dei umas pesquisadas aqui no google, e não encontrei nada relevante sobre deixar habilitado o teste do fsck das partições windows no fstab. Sobre serem elas que dão problema eu presumi que fossem, já que quando habilitei a escrita nestas partições meu problema diminuiu (diminuiu porque as vezes voltou a fazer).

Mas fui prestando atenção e em todos os fstab que vi com uma linha com partição windows e todas elas tinham um 0 (zero) lá, ou seja, estava desabilitado a verificação com o fsck, e seguindo você já fiz as alterações aqui também.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Modo "verbose" na tela de inicio [resolvido]
« Resposta #20 Online: 10 de Setembro de 2007, 03:37 »
Obrigado pela resposta, clcampos.

Além de seguir minha intuição também tive tempo para pesquisar e não achei nada que me permita concluir que terei problemas futuros por ter desabilitado o fsck para as partições Windows (ora, as partições são do Windows, então ele que "tome conta" delas). E o fsck continuará checando minha partição Linux a cada 40 montagens, pois não o desabilitei na linha da partição ext3 ( / e /home).

Encerrando, fica a dica para quem vem perdendo o "splash" no boot, tem partições FAT32 e/ou NTFS e chegar a este tópico: desabilitando o fsck para essas partições (colocando "0 0" no final das respectivas linhas do /etc/fstab) o splash do boot vai chegar ao final.

:: Linux Registered User nº 439378 ::