Autor Tópico: Decepção com todas as distribuições Linux  (Lida 94904 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #90 Online: 12 de Setembro de 2007, 03:53 »
AnFernal,
não foi uma pergunta, foi uma afirmação :D :D o VirtualBox é show...
alias, nem sei como só conheci ele a alguns meses atraz e nunca ouvi falar dele no inicio do desenvolvimento dele, um software tão bom e a uns meses atraz só era conhecido o VMware, bocks, Xen e Akele outro que vem no kurumin ja faz tempinho que esqueci o nome agora:P mas nenhum chegada ser tão bom qt o vmware, daí um tempo depois que saiu o VMWare Player que aki no brasil comessou a se falar do VirtualBox .... software show mesmo :D não tenho mais utilizade pro VMware :P
A minha duvida é se ele não seria uma solução pra usar o AutoCad no linux, ou o AutoCad exige muito pra poder ser virtualizado ???

Luks,
Na verdade existe um pacote com esta intenção, é o AutoPackage ( http://www.autopackage.org/ )
A ideia dele é ser um padrão em todas as distros, ele é tão simples qt o Next, Next... do Janelas
O interessante dele é que nem precisa instalar ele mesmo, vc pega um prograga empacotado com ele
executa como um script, dando permição de execução ou com o comando
bash nomedopacote
daí ele pede a senha do root, chega se ja tem o gerenciado de pacotes AutoPackage se não tiver ele baixa e instala, depois exibe uma janela com informações, vc clica em next, ele instala, se quiser ele minimiza pro sistray pra vc continuar fazendo outra coisa, se ele precisar de alguma outra coisa ou qd terminar ele aparece um aviso na tela e pronto, instalado :D
E o melhor funciona praticamente em qlq distro, é um tipo de formato universal
aki é pra ter uns screenshots dele > http://www.autopackage.org/gallery.html
mas n sei pq o site pra fora agora que fui testar :P
então como o Saint Google que tudo sabe me ajudou achei isso

e aki o gerenciador pra desinstalar algum software instalado por ele


Se quiser esperimentar ele tenta com este software, tanto por ver o instalar AutoPackage quanto pelo software de edição vetorial show que é o inkscape
http://downloads.sourceforge.net/inkscape/inkscape-0.45.1.x86.package
pra instala só digitar
sh inkscape-0.45.1.x86.package
ou
bash inkscape-0.45.1.x86.package
acho que deve dar certo, se errei algo alguem corrige aí ...
ele deve pedir a senha de root e seguir com a instalação, se não me engano incluindo dependencias :D

E como disse, o melhor de tudo, funciona independente de distro :D

Agora vem a duvida, pq !?°@#$ as distros não abrem mão de seus formatos e dão mais atenção pra este ???
Sei la, isso acho que pode ser o tipo de coisa "Xiita-Moment" onde os desenvolvedores querem defender seus formatos de pacotes proprios e não dão o braço a torcer pra criar certos padrões no linux, dando a desculpa que o linux é liberdade então cada um escolhe o que quer.....


Ta, concordo, mas certas coisas funcionariam melhor se fossem padronizadas, uma delas são os pacotes, ja pessou como seria bom se só tivesse um tipo de pacote onde vc chegaria em um site e invez de uma lista pra download
distro zezinho, distro juca, distro bush(essa é akela que pensa que é melhor que todos :P hehehe)
tivesse só 2 opçãos
Sources.tar.gz (fontes)
programa.package
Pronto, independente de distro, vc pegaria ele, iria instalar e pronto, se preferir poderia pegar os fontes e compilar sem problemas...
Muito mais facil, assim incentivaria os desenvolvedores fazer pacotes pre-compilados pois não precisaria empacotar pra cada distro existente cada vez que tivesse uma nova versão do programa.... ja vi muito desenvolvedor só disponibilizar fontes por causa disso, ter que ficar empacotando em um monte de distro a cada versão.....
Isso facilitaria pros novatos ou pra quem não quer perder horas compilando, ou esperar a boa vontade de colocarem o pacote nos repositorios de sua distro :D
Isso iria ajudar um bocado pro linux ficar mais popular ainda,
bem, é o tipo de coisa que não perco a esperança, um dia as distros vão ver que é melhor padronizar algumas coisas pra que todos tenha acesso a liberdade :D

PS: ja que vai experimentar o AutoPackage instalando o InkScape, que não conhece, recomento este topico onde tem tutorial pra iniciando no inkscape, quem sabe vc não vira um desenvolvedor de icones e imagens em geral pra ajudar a galera que deixa o Linux tão bonito :D
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23369.0.html
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #91 Online: 12 de Setembro de 2007, 04:07 »
<Totalmente OFF-TOPIC-Leia se quiser, não vai acrecentar nada mesmo :P hehehe>
kra, acredita que ainda não peguei essa nova mania da galera de tudo que é fod#@# dizer que só o tal Chuck Norris faz ???
sei la, nunca gostei dos filmes dessa kra,acho que não assisti nenhum inteiro, mas vi que ele é popular no Desciclopédia, http://desciclo.pedia.ws
Alias, bom site pra se perder horas de sua vida vendo coisas inuteis hauhahau
eu perco mó tempo nele :P é tão idiota que acaba sendo engrassado :P , o ruim que normalmente o site é lento pra carregar, acho que é server meia-boca que usam....
la fiquei sabendo que homem era Emo, reparem a franja :P


PS: alguns moderadores odeiam off-topic, mas é bom pra descontrair um pouco :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #92 Online: 12 de Setembro de 2007, 10:51 »
antigamente , quem conseguia instalar e configurar um linux no pc, era o FILHO DO CHUCK NORRIS batizado.

Que nada! Eu conseguia. Uso linux desde 95. Mas você tinha que ter hardware bom ou então, um que fosse já testado pela distro.

MAS, o que atrapalha a facilidade é o grande número de tipos de pacotes compilados.

RPM, DEB, TGZ, etc....

Se o cara ta no Debian, e tem que instalar um pacote disponivel APENAS para o Fedra ele vai ter que apelar para o uso de conversores de pacotes (alien), e torçer para que dê certo.

Deveria ser criado um tipo de pacote universal entre as distros. Isso aumentaria a difusão de pacotes compilados, e consequentemente, organizando a gama de softwares disponíveis ao GNU/Linux.

Eu lembro que, no começo, no século passado, ferrei meu sistema por não respeitar uma regra de ouro: evite ao máximo usar um pacote de outra distro. E eu usei RPM do Mandrake no meu Red Hat. O estrago já era previsível. Para a aplicação, o Red Hat usava 3 RPMs, o Mandrake usava 5. Entrei no loop das dependências infinitas e não consegui mais sair até que já sem paciência, usei o --force com a instalação e a vaca foi pro brejo em menos de 1 minuto e quase 1 hora de downloads.

Para entender o que aconteceu e o que acontece hoje em dia é necessário entender um pouco de empacotamento. Digamos que um aplicativo X, para funcionar, precisa:
a - dos seus próprios arquivos executáveis
b - dos seus próprios arquivos de configuração
c - de um conjunto de bibliotecas seu
d - de um conjunto de bibliotecas do ambiente gráfico
e - de um conjunto de bibliotecas de terceiros
f - de cinco aplicativos comuns do sistema GNU
Os desenvolvedores do aplicativo X se dividiram em dois times: um para o item a e outro para o item c, e ambos conversam sobre o que seus trabalhos vai mexer no arquivos do item b.

A distro 1 resolveu empacotar os itens da seguinte forma:
I - Criou um Meta-Pacote contendo apenas a informação de para instalá-lo ele precisa de resolver 10 dependências (os itens a a f, lembrando que o item f possui 5 sub-itens).
II - Criou um pacote para os itens a, b e c (sendo que nenhum desses pacotes tem qualquer informação sobre dependências)
III - Apontou qual o pacote de bibliotecas do ambiente gráfico necessário
IV -  Apontou qual o pacote de bibliotecas de terceiros necessário
V - Apontou quais os cinco pacotes de arquivos executáveis necessários

Nessa situação, se você tentar instalar o pacote do item a, ele vai instalar sozinho e o aplicativo não vai funcionar. Se instalar os pacotes dos itens a, b e c pode até rodar corretamente, desde que no seu sistema as outras dependências estejam satisfeitas. Todavia, apenas se você instalar o Meta-Pacote, é que se terá garantia sobre o funcionamento do aplicativo.

A distro 2 resolveu empacotar os itens da seguinte forma:
I - Criou um pacote contendo os itens a e b e com apenas a informação das dependências dos pacote dos item c a f.
II - Criou um pacote para o item b com a informação que depende do pacote supracitado

Nessa situação, se você tentar instalar qualquer dos dois pacotes ou os dois ao mesmo tempo, seus conjuntos de dependências serão satisfeitos e o aplicativo vai funcionar. Entretanto, se alguém estiver interessado no conjunto de bibliotecas do aplicativo X e fizer um aplicativo Y que dependa dessas, mesmo precisando apenas delas, a distro vai instalar todo o aplicativo X só porque você pediu para instalar o aplicativo Y e este tinha uma dependência que também possuía as suas.

A distro 3 resolveu empacotar da seguinte forma:
Criou um "super pacote" contendo os itens a a c e apontando para todas as dependências dos itens d a f.

Nessa situação, se você instalar o pacote, seu conjunto de dependências vão ser satisfeitos e o aplicativo vai funcionar. Porém, a correção de bugs dos itens a e c são feitas por times independentes e só quando a distro achar que deve atualizar o pacote é que o usuário vai se beneficiar do trabalho de ambos os times e ter finalmente "aquele" problema resolvido (toda vez que ele tentava executar um determinado procedimento e o programa simplesmente fechava). Com a atualização, ele pulou 3 versões de arquivos executáveis e 2 versões de bibliotecas, mas para ele, que atualiza todos os dias, ele não pulou nenhuma versão do pacote.

Todo mundo conhece o que é "um pacote depender de outro", mas talvez poucos sabem o que realmente um pacote tem e faz. Além das dependências e milhares de outras funções, gostaria de ressaltar algumas:
- é compactado
- guarda informações sobre a descrição do conteúdo e para que serve; dependências; responsável pelo empacotamento; distro do pacote; etc
- os arquivos dispostos nele como se estivesse na própria árvore da distro para serem assim distribuídos

E é nesse último ponto que quero dar maior ênfase. Existe um padrão "Linux Standard Base (LSB)" que entre muitas resoluções em diversas áreas de um sistema GNU/Linux, orienta inclusive como deve ser a árvore de diretórios. O respeito a esse padrão pode determinar uma maior compatibilidade entre as distros. Assim, se um aplicativo procura determinado arquivo num certo caminho, terá sucesso tanto naquela distro quanto noutra que respeite as mesmas regras.

Contudo, a LSB, apesar de ser bastante ampla, não abrange todos os assuntos, não prevê todas as hipóteses e está em desenvolvimento da mesma forma que tudo no mundo. Assim, pode acontecer que se tenha uma solução sólida para duas distros que pode não estar na pauta da LSB, sendo que ambas tomaram rumos diferentes e, naquele ponto, são incompatíveis entre si. Quando a LSB tratar do assunto (se um dia tratar), o fruto da negociação e debate não será jamais uma imposição duma solução sobre as demais existentes, lembrando que todas as distros são autônomas.

Portanto, ainda que você tenha sucesso na conversão de um pacote de determinada distro para a sua, também se deve ter sorte para que ambas as distros ou respeitem, naquele determinado assunto, as regras da LSB ou tenham a mesma orientação.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #93 Online: 12 de Setembro de 2007, 12:43 »
ArKanjo,

eu ja conhecia o autopackage , inclusive eu tenho (ou tinha :-X) um joguinho que foi instalado por ele.
Mas eu me esqueci de citar  :o.

A interface de instalação é super-amigavel. Lembra até o do Windows.  ::)


Mythus,

Já ouvi falar desse LSB, inclusive ,  o Ubuntu respeita o padrão LSB.

De fato, a árvore de diretório das distros são muito heterogêneas.
Se comparar a árvore do Slackware com a do Ubuntu, achará algumas diferenças. (acho que uma é aqueles scripts rc.)

Acho que se todas as distros (sem exceção) usassem a mesma ávore de diretórios , a compatibilidade dos pacotes seria total.

(seria muito bom :D)



Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #94 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:33 »

A interface de instalação é super-amigavel. Lembra até o do Windows.  ::)


hehe por isso que não coloco o autopackage no meu hd  :P

prefiro "sudo apt-get install o-que-quero" do que next->next->next->next

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #95 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:50 »
A instalação de pacotes é bem facil, outro dia eu resolvi instalar o LIRC linux controle remoto, que atraves de um programa e um simples receptor de controle remoto e o controle de sua tv podemos por exemplo controlar o mplayer ou xmms ..... mas fui barrado por não existir um pacote de instalção e depois de tentar muito compilar e configurar em meu kernel acabei desistindo temporariamente até o lançamento do ubuntu 7.10.

Mas concordo que poderia existir um pacote universal para todas as distros.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #96 Online: 12 de Setembro de 2007, 13:59 »

Mas concordo que poderia existir um pacote universal para todas as distros.


pacote universal sem next->next->next->next  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #97 Online: 12 de Setembro de 2007, 14:04 »
Já ouvi falar desse LSB, inclusive ,  o Ubuntu respeita o padrão LSB.

De fato, a árvore de diretório das distros são muito heterogêneas.
Se comparar a árvore do Slackware com a do Ubuntu, achará algumas diferenças. (acho que uma é aqueles scripts rc.)

Acho que se todas as distros (sem exceção) usassem a mesma ávore de diretórios , a compatibilidade dos pacotes seria total.

Como eu disse, não basta respeitar a LSB, nem ter uma árvore idêntica. Como mostrei tanto no meu caso, quanto no caso das distros 1, 2 e 3. A incompatibilidade persiste se você empacota de uma forma diferente.

Veja só:

Fedora Core 6
Código: [Selecionar]
package: pidgin.i386 2.0.2-3.fc6.1
  dependency: libatk-1.0.so.0
   provider: atk.i386 1.12.2-1.fc6
  dependency: libpthread.so.0(GLIBC_2.0)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libdbus-glib-1.so.2
   provider: dbus-glib.i386 0.70-6.fc6
  dependency: libnsl.so.1
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libm.so.6
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.1.3)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libgthread-2.0.so.0
   provider: glib2.i386 2.12.9-1.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.4)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libgtk-x11-2.0.so.0
   provider: gtk2.i386 2.10.13-1.fc6
  dependency: libcairo.so.2
   provider: cairo.i386 1.2.6-1.fc6
  dependency: libxml2.so.2
   provider: libxml2.i386 2.6.29-1.fc6
  dependency: /bin/sh
   provider: bash.i386 3.1-16.1
  dependency: libICE.so.6
   provider: libICE.i386 1.0.1-2.1
  dependency: libgnomevfs-2.so.0
   provider: gnome-vfs2.i386 2.16.2-2.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.1)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libgobject-2.0.so.0
   provider: glib2.i386 2.12.9-1.fc6
  dependency: libbonobo-2.so.0
   provider: libbonobo.i386 2.16.0-1.fc6
  dependency: libresolv.so.2
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libgnome-2.so.0
   provider: libgnome.i386 2.16.0-4.fc6
  dependency: libm.so.6(GLIBC_2.0)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: GConf2
   provider: GConf2.i386 2.14.0-8.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.3.4)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.2)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libedata-book-1.2.so.2
   provider: evolution-data-server.i386 1.8.3-7.fc6
  dependency: libgstreamer-0.10.so.0
   provider: gstreamer.i386 0.10.11-1.fc6
  dependency: libORBit-2.so.0
   provider: ORBit2.i386 2.14.3-4.fc6
  dependency: libgnome
   provider: libgnome.i386 2.16.0-4.fc6
  dependency: libbonobo-activation.so.4
   provider: libbonobo.i386 2.16.0-1.fc6
  dependency: libgtkspell.so.0
   provider: gtkspell.i386 2.0.11-2.1
  dependency: libedataserver-1.2.so.7
   provider: evolution-data-server.i386 1.8.3-7.fc6
  dependency: libdbus-1.so.3
   provider: dbus.i386 1.0.1-12.fc6
  dependency: libpurple.so.0
   provider: libpurple.i386 2.0.2-3.fc6.1
  dependency: libgdk_pixbuf-2.0.so.0
   provider: gtk2.i386 2.10.13-1.fc6
  dependency: rtld(GNU_HASH)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libdl.so.2
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: glib2 >= 2.12
   provider: glib2.i386 2.12.9-1.fc6
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.3)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libpango-1.0.so.0
   provider: pango.i386 1.14.10-1.fc6
  dependency: libgdk-x11-2.0.so.0
   provider: gtk2.i386 2.10.13-1.fc6
  dependency: libgmodule-2.0.so.0
   provider: glib2.i386 2.12.9-1.fc6
  dependency: libXext.so.6
   provider: libXext.i386 1.0.1-2.1
  dependency: libstartup-notification-1.so.0
   provider: startup-notification.i386 0.8-4.1
  dependency: libX11.so.6
   provider: libX11.i386 1.0.3-7.fc6
  dependency: libglib-2.0.so.0
   provider: glib2.i386 2.12.9-1.fc6
  dependency: libc.so.6
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libXss.so.1
   provider: libXScrnSaver.i386 1.1.0-3.1
  dependency: libc.so.6(GLIBC_2.0)
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libnm_glib.so.0
   provider: NetworkManager-glib.i386 1:0.6.4-5.fc6
  dependency: libSM.so.6
   provider: libSM.i386 1.0.1-3.1
  dependency: libpthread.so.0
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libebook-1.2.so.9
   provider: evolution-data-server.i386 1.8.3-7.fc6
  dependency: librt.so.1
   provider: glibc.i686 2.5-18.fc6
  dependency: libgconf-2.so.4
   provider: GConf2.i386 2.14.0-8.fc6
  dependency: libpangocairo-1.0.so.0
   provider: pango.i386 1.14.10-1.fc6
  dependency: libpopt.so.0
   provider: popt.i386 1.10.2.1-1.fc6

Ubuntu 7.04
Código: [Selecionar]
Package: gaim
Versions:
1:2.0.0+beta6-1ubuntu4

Dependencies:
1:2.0.0+beta6-1ubuntu4 -
 gaim-data (5 1:2.0.0+beta6-1ubuntu4)
 libatk1.0-0 (2 1.13.1)
 libc6 (2 2.5-0ubuntu1)
 libcairo2 (2 1.4.2)
 libdbus-1-3 (2 0.94)
 libdbus-glib-1-2 (2 0.73)
 libfontconfig1 (2 2.4.0)
 libgadu3 (2 1:1.7~rc2)
 libglib2.0-0 (2 2.12.9)
 libgstreamer0.10-0 (2 0.10.12)
 libgtk2.0-0 (2 2.10.3)
 libgtkspell0 (2 2.0.2)
 libice6 (2 1:1.0.0)
 liblaunchpad-integration0 (2 0.0patch26)
 libncursesw5 (2 5.4-5)
 libnm-glib0 (0 (null))
 libpango1.0-0 (2 1.16.1)
 libperl5.8 (2 5.8.8)
 libsasl2-2 (0 (null))
 libsm6 (0 (null))
 libstartup-notification0 (2 0.8-1)
 libx11-6 (0 (null))
 libxcursor1 (4 1.1.2)
 libxext6 (0 (null))
 libxfixes3 (2 1:4.0.1)
 libxi6 (0 (null))
 libxinerama1 (0 (null))
 libxml2 (2 2.6.27)
 libxrandr2 (2 2:1.2.0)
 libxrender1 (0 (null))
 libxss1 (0 (null))
 libnss3 (0 (null))
 libnspr4 (0 (null))
 libsasl2-modules (0 (null))
 gnome-panel (18 2.1)
 kicker (18 3.1)
 docker (0 (null))
 evolution-data-server (2 1.6.0)
 dbus-1-utils (0 (null))
 libmeanwhile1 (2 1.0.2)
 libzephyr3 (0 (null))
 tcl8.4 (2 8.4.5)
 tk8.4 (2 8.4.5)
 gstreamer0.10-plugins-base (0 (null))
 gstreamer0.10-plugins-good (0 (null))
 gstreamer0.10-alsa (16 (null))
 gstreamer0.10-esd (0 (null))
 python (0 (null))
 python-dbus (0 (null))
 nautilus-sendto (1 0.8-2)
 gaim-data (1 1:2.0.0+beta5-9)
 gaim-meanwhile (1 1.2.8-2)
 gaim-data (1 1:2.0.0+beta5-9)

A mesma versão agora: GCC 4.1.2

Fedora
Código: [Selecionar]
# yum resolvedep gcc
0:gcc-4.1.2-13.fc6.i386

Ubuntu
Código: [Selecionar]
$ sudo apt-cache showpkg gcc
Package: gcc
Versions:
4:4.1.2-1ubuntu1 (/var/lib/apt/lists/archive.ubuntu.com_ubuntu_dists_feisty_main_binary-i386_Packages) (/var/lib/dpkg/status)

Dependencies:
4:4.1.2-1ubuntu1 - cpp (2 4:4.1.2-1ubuntu1) gcc-4.1 (2 4.1.2) make (0 (null)) manpages-dev (0 (null)) autoconf (0 (null)) automake1.9 (0 (null)) libtool (0 (null)) flex (0 (null)) bison (0 (null)) gdb (0 (null)) gcc-doc (0 (null)) libc6-dev (16 (null)) libc-dev (0 (null)) gcc-doc (3 1:2.95.3)
Provides:
4:4.1.2-1ubuntu1 - c-compiler

Ambos respeitam a LSB. Slackware também. Mas respeitar não é tudo.

A instalação de pacotes é bem facil, outro dia eu resolvi instalar o LIRC linux controle remoto, que atraves de um programa e um simples receptor de controle remoto e o controle de sua tv podemos por exemplo controlar o mplayer ou xmms ..... mas fui barrado por não existir um pacote de instalção e depois de tentar muito compilar e configurar em meu kernel acabei desistindo temporariamente até o lançamento do ubuntu 7.10.

Quanto se está compilando, diferente das janelas de erros do Janelas (vai ver que é por isso que tem esse nome -- muitas janelas de erros), as mensagens de erro querem, de fato, informar o que está dando errado. Falta um pacote, uma biblioteca não foi encontrada (às vezes existe, mas falta um link simbólico do lugar que está sendo procurado e o lugar onde ela está), ou precisa de uma versão superior de algo que está instalado na máquina. No GNU/Linux, as mensagens de erro fazem sentido, a questão é entender o idioma.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2007, 14:26 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #98 Online: 12 de Setembro de 2007, 21:36 »

Mas concordo que poderia existir um pacote universal para todas as distros.


pacote universal sem next->next->next->next  ;) [ ]s

Pelo contrário Eunir,
Next/Next/Finish é o que há de mais fácil, agradável e cômodo!!!!
Facilidade para todos! ;D ;D ;D

Quando aos pacotes universais, seria muito bom se as empresas começassem a pensar mais nisso

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #99 Online: 12 de Setembro de 2007, 22:39 »

Mas concordo que poderia existir um pacote universal para todas as distros.


pacote universal sem next->next->next->next  ;) [ ]s

Pelo contrário Eunir,
Next/Next/Finish é o que há de mais fácil, agradável e cômodo!!!!
Facilidade para todos! ;D ;D ;D

Quando aos pacotes universais, seria muito bom se as empresas começassem a pensar mais nisso


hahahahah concordo contigo que é mais facil sim, mas eu continuo preferindo o:
"sudo apt-get install o-que-quero"  :D  :D  :D se tirarem isso de uma distro baseada em Debian eu largo ela  :D  :D  :D mas vc tem toda a razão ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #100 Online: 12 de Setembro de 2007, 22:46 »

Mas concordo que poderia existir um pacote universal para todas as distros.


pacote universal sem next->next->next->next  ;) [ ]s

Pelo contrário Eunir,
Next/Next/Finish é o que há de mais fácil, agradável e cômodo!!!!
Facilidade para todos! ;D ;D ;D

Quando aos pacotes universais, seria muito bom se as empresas começassem a pensar mais nisso


hahahahah concordo contigo que é mais facil sim, mas eu continuo preferindo o:
"sudo apt-get install o-que-quero"  :D  :D  :D se tirarem isso de uma distro baseada em Debian eu largo ela  :D  :D  :D mas vc tem toda a razão ;) [ ]s

Não acho que essa facilidade deva substituir o que já existe, mas sim ser mais uma opção!
O linux tem que ser para todos os gostos. Para os carnívoros e pros vegetarianos! ;D

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #101 Online: 12 de Setembro de 2007, 23:24 »

A interface de instalação é super-amigavel. Lembra até o do Windows.  ::)


hehe por isso que não coloco o autopackage no meu hd  :P

prefiro "sudo apt-get install o-que-quero" do que next->next->next->next

[ ]s

Hehehe
Então, também prefiro o apt-get
mas o que achei legal no autopackage é rodar em varias distros...
e ele é mais facil, invez de next>leiacontrato>next>next>next>finish do windows é ele só
next>finish  :D:D :P

e o apt-get se lembrarem não é um pacote nem sei o nome do recurso, mas poderia ser mantido o apt-get mas mudando os pacotes
.deb para .package e varias distros poderem usar os mesmo repositorios ... algo assim foi feito pela conectiva qd adotou o apt-get com o .rpm

Acho que deveria mesmo ser investido mais no AutoPackage... não entendo o que impedi isso ... :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #102 Online: 30 de Setembro de 2007, 13:34 »
Adicionar repositorios no Synaptic é realmente muito fácil... Não se engane !

Na minha opiniao, instalar programas no Ubuntu é 100 vezes mais fácil do que em qqer outro SO. Se nao tem no repositorio, basta instalar o .deb

Quanto a atualizar osftware, o proprio Ubuntu avisa quando ele está desatualizado, e atualiza pra ti.

Na minha opiniao, Windows é mais dificil hoje (dificil.... pra mim é tudu fácil, mas é só uma comparação).


Em tempo, coloquei Ubuntu numas 4 máquinas de familiares, e todos usam.

Carlos

Instalar programas no Ubuntu pra quem vai começar do início será igual ou, mais fácil que no Windows.

Pintinho,
eu estou a 5 meses e acho bem mais complicado instalar alguma coisa no Linux.
Até entendo que os repositórios são mais práticos que qualquer coisa do Windows, mas eles ainda precisam de algumas melhorias.
Por exemplo, se eu quero atualizar um software já instalado? Eu tenho a versão 3.xx instalada e já existe a 5.xx?
Já tentei dar update, desinstar o software, instalar novamente e ainda continua na versão 3.xx!
Além disso, vários softwares não se encontram no synaptic. Tem que ficar alimentando uma tal de source.list pra poder baixar outros softwares... O pior é que esse source.list não é nada intuitivo. Você depende de algum tipo de fórum pra poder saber qual o endereço que tem que ser incluído nessa lista. Esse negócio de copiar e colar sem ter a mínima noção do que esteja fazendo que complica. Tinha que ser mais intuitivo!
E quanto a compilar? Nem tenho a menor idéia de como se faz.... Já desisti de instalar software aqui porque tinham que ser compilados.
Ao meu ver, esse é um dos pontos-chave pro Linux tomar o lugar do windows no cenário mundial.
sds

« Última modificação: 30 de Setembro de 2007, 13:37 por carlosaluisio »
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #103 Online: 05 de Outubro de 2007, 15:03 »
antigamente eu nao keria nem ouvir falar de linux, odiava, achava complicado
hoje nao instalo o ubuntu la em casa por um motivo... jogos!
sei que o linux tem os seus jogos, e que jogos/programas do windows nao vao funcionar bem no linux
mas curto warcraft3, age of empires3, manhunt... e meu pc la em casa nao é bom.. jogando no proprio windows ja fica lento magine emulando com wine ou cedega(deus me livre!)
msn? odeio... uso googletalk(gaim no linux - nao sei pq o google nao faz uma versao pro linux ¬¬)
nao acho mais complicado instalar programas em linux, eh questao de paciencia para aprender, mas nao eh impossivel
o que pode deixar de saco-cheio eh ter que ficar dando um apt-get install em trocentos pacotes necessários... isso enhe o saco :P mas vamo levando eheheh
e os drivers de algumas coisas que nao tem pra linux também eh complicado... ateh hoje nao consegui imprimir algo na impressora aqui no trabalho.. uma citizen gsx-190
ate c alguem souber como instalar fico agradecido :D (a impressora ta em rede instalado num pc com winxp) :P

Offline Paulo Veloso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Decepção com TODAS as distribuições Linux
« Resposta #104 Online: 07 de Outubro de 2007, 10:18 »
Tucaubuntu, o negócio é o seguinte:

Para legitimar tudo o que você vem postanto, você teria que ter instalado na tua máquina Windows origial, "COMPRADO", "pago", bem como o Office, o Anti-virus, o FireWall, jogos, outras aplicações que tiver instaladas na máquina, todas pagas, inclusive as atualizações. Você tem???


"Citação de: tucaubuntu em 01 de Setembro de 2007, 11:32
O windows tem uma aula de intuitividade e acessibilidade para dar ao Linux em muitos aspectos."

- Pergunto, você pagou por isto???
- Você está craqueando (roubando) os softwares que alguém desenvolveu com o intuito de vender e ganhar dinheiro? Qualquer um de sua máquina? Ou só usa versões trial enquanto não expiram? pois o trial é para teste, não para usar reinstalando indefinidamente...
- Você está Bypassando a verificação de cópia original do Windows?
Em resumo, não tem nada ilegal da tua máquina???

Amigo, se você não paga em dinheiro o que usa, deveria pagar em tempo de aprendizado, em esforço para estudar, em pesquisas e talvez um dia contribuir para a comunidade se beneficiar também de suas descobertas/invenções.
Sejamos éticos, se você tem telhado de vidro, não jogue pedras. Aliás, para que algo mais ético que GNU? A filosofia é ser compatível com Unix, não uma cópia dele. O que você quer parece ser uma cópia do Windows legítima e de graça.

Se você quer as coisas mastigadinhas, tem que pagar em dinheiro o tempo de desenvolvimento das pessoas/empresas por isto, se não quer gastar R$, tem que gastar em tempo de aprendizado. De uma forma ou outra tem que pagar.

Apresente as cópias das notas fiscais de tudo que você tem para voltarmos a conversar...

Abs,

Paulo

« Última modificação: 07 de Outubro de 2007, 10:21 por Paulo Veloso »