Petição contra imposição da MS em licitações

Iniciado por GDA, 19 de Dezembro de 2005, 01:35

tópico anterior - próximo tópico

GDA

Não sei se é o setor mais adequado do forum para isso, mas acho que vale como notícia. O caso  é que foi criada uma petição online contra a imposição de produtos da M$ em licitações públicas no Brasil, e penso que é um bom momento para nos mobilizarmos.

Para ler mais:

http://underlinux.com.br/noticia5647.html

Para ler e assinar a petição online:

http://www.petitiononline.com/naoms/petition.html

Mais sobre o assunto:

Câmara adiquire mais de 5000 licenças do MS Office
http://br-linux.org/linux/node/2403

Resposta da Câmara
http://br-linux.org/linux/node/2432

[ ]'s!

:evil:
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

felipefoz

vale a pena, o dinheiro publico nao pode ser usado dessa forma, gastar quase 10 milhões de reais, com licenças de MS Office, sendo que o OpenOffice.org é equivalente e livre! isso não pode mais acontecer, nossa policia, escolas, universidades teriam esse dinheiro muito bem-vindo! É uma vergonha mesmo!

Perícope

já punhei meu dedão digital lá!  :lol:
bóra assiná, pessoal!
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |


Magneto

Assinado! Isso me enerva, muito legal essa atitude.

Marcus VBP

Citação de: "Agent Orange"Assinado! Isso me enerva, muito legal essa atitude, outra coisa que achei abismal, não tem muito haver com o assunto, e como recebi como .doc fiz o possível para captar a imagem.


[offtopic]
tipow... nao tenho certeza, mas eu acho q li em algum site que desmascara hoaxes que isso era falso...
voce tem alguma outra fonte, ou apenas recebeu por e-mail? geralmente essas correntes de e-mail nao sao muito confiaveis, eheheheh, vide a corrente do virus do "ursinho" do windows, q depois virou virus de orkut...

mas eu também n tenho certeza, eu vo procurar também.
[/offtopic]

parabens aos novos moderadores, eles merecem!

Magneto

Procurei na internet para ver se há algo do estilo e encontrei em vários lugares, sobre ser hoax, realmente li algo a respeito, só que não vi em nenhum lugar, e com provas, que isto não é real, se fala ser lenda, que isso é uma inveracidade, por via das dúvidas não se pode considerar aquele país um mar de rosas, fica claro, também, que isso não é algo para ser tido como totalmente certo, se custa acreditar é só não levar tão a sério, eu mesmo faço isso, postei apenas para apurar algo que na minha opinião é grave, tenho  certeza porém que a Amazonia não está livre de pessoas com outros interesses que não seja o de achar algo belo e majestoso.

Perícope

sempre que receberem uma mensagem do tipo "descobri algo que ninguém sabe; avise o maior número possível de pessoas!", pode apagar sem medo nem peso de consciência.  :wink:

bons lugares para investigar a veracidade dessas mensagens são www.quatrocantos.com, http://urbanlegends.com e http://www.snopes.com.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Magneto

Bom, tenho minhas dúvidas.Moderadores, se quiserem podem apagar as mensagens.

Perícope

Deputados reclamam e Câmara compra MS Office
Quarta-feira, 21 dezembro de 2005 - 12:47
IDG Now!
Depois de uma experiência de dois anos com o software livre Open Office, a Câmara dos Deputados está adquirindo licenças da suíte de aplicativos proprietários Microsoft Office para os computadores da casa.

Reclamações dos usuários sobre incompatibilidades entre a plataforma exclusiva de softwares livres com as atividades e necessidades da instituição obrigam a aquisição do Microsoft Office, de acordo com a Câmara.

O OpenOffice continuará a ser usado, mas os deputados, comissões, lideranças partidárias e setores técnicos da Câmara terão a opção de usar também o produto da Microsoft.

Para realizar a compra, a Câmara obteve da fabricante o desconto mais alto que a empresa oferece em nível mundial, o que vai permitir a aquisição das licenças por cerca de metade do preço de mercado.

Os níveis de descontos variam da categoria A (mais baixo) até D (mais alto). A Câmara, assim como a maioria dos órgãos do serviço público federal, possui normalmente um nível de desconto C, mas na aquisição atual conseguiu um nível de desconto D.

Com isso, o preço de mercado das 7.587 licenças, estimado em 11 milhões de reais, deve baixar para aproximadamente 6 milhões de reais, já que as revendedoras Microsoft poderão competir entre si pela melhor oferta.

O pregão para aquisição das licenças ocorreu entre 15h00 e 18h40 da terça-feira (20/12), mas, como não foi concluído, será retomado às 14h00 da quinta-feira (21/12).

Dores de cabeça

Segundo a Câmara, a adoção do OpenOffice trouxe uma economia significativa de recursos, porém ocasionou problemas no envio e recebimento de documentos de outros órgãos, além de exigir um investimento maior em treinamento.

Além disso, não é possível implantar o OpenOffice em todos os equipamentos da Câmara, em razão de limitações do software, dependência de determinadas aplicações e uso avançado de recursos do pacote da Microsoft.

É o caso, por exemplo, do deputado Júlio Lopes (PP-RJ). "Nós trabalhamos com Word no escritório no Rio. Não há compatibilidade entre os programas. Prefiro a funcionalidade do Microsoft Office", resumiu.

Explicações semelhantes foram fornecidas pelas assessorias de outros deputados, como Ivan Ranzolin (PFL-SC), Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Ricarte de Freitas (PTB-MT), Jorge Alberto (PMDB-SE) e Coronel Alves (PL-AP).

Reclamações

A Câmara iniciou o uso do OpenOffice em 2003. Ao longo de 2005, a direção da Câmara recebeu 79 pedidos de aquisição do Microsoft Office, vindos de deputados, comissões, lideranças partidárias e órgãos da Casa para os quais o OpenOffice não era suficiente para atender as necessidades administrativas.

As principais reclamações se referem a dificuldades de operação do OpenOffice, perda de formatação ocorrida no recebimento de documentos externos e no envio de documentos para fora do ambiente da Câmara dos Deputados, assim como a incompatibilidade entre documentos do MS-Office e OpenOffice.

"Não estamos substituindo o OpenOffice pelo MS-Office, mas oferecendo ao usuário aqui da Câmara a possibilidade de optar entre as duas plataformas", resumiu o diretor do Centro de Informática, Luiz Antonio da Eira.

Com informações da Agência Câmara.
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

spitfire

Citação de: "Marcus VBP"
Citação de: "Agent Orange"Assinado! Isso me enerva, muito legal essa atitude, outra coisa que achei abismal, não tem muito haver com o assunto, e como recebi como .doc fiz o possível para captar a imagem.


[offtopic]
tipow... nao tenho certeza, mas eu acho q li em algum site que desmascara hoaxes que isso era falso...
voce tem alguma outra fonte, ou apenas recebeu por e-mail? geralmente essas correntes de e-mail nao sao muito confiaveis, eheheheh, vide a corrente do virus do "ursinho" do windows, q depois virou virus de orkut...

mas eu também n tenho certeza, eu vo procurar também.
[/offtopic]

parabens aos novos moderadores, eles merecem!

Olha, desculpe mas não aguentei em ficar quieto...
A maioria dos brasileiros são anti-americanos.. qlq coisa de lá, msm sendo excelente eh criticada aki (pode-se ler Microsoft) ... não vejo problema nenhum na microsoft... mas td bem, não vou entrar neste assunto...
Mas em relação à essa figura ai da Amazonia.. por favor hein! Vieram uns americanos passar uns 15 dias na minha casa ano retrasado, e perguntei isso pra elee, mostrei este mesmo mapa impresso.. adivinha oq ele me falouu... primeiro ele ficou assustado, e dp falo q além de conter vários erros gramaticais do ingles, não é verdadeiro e nem lá nos EUA eles aprendem isto na escola... dp desta afirmação dele, conversei com meu primo q é da MARINHA DO BRASIL ... ele disse q quem fez este mapa aí foi um militar do alto escalão do exercito brasileiro pra incentivar ainda + o anti-americanismo aki no Brasil..
Cuidado com essas coisas q incentivam o anti-americanismo , como disse o kra no post acima, já delete da sua 'cabeça' pois tem altas chances de ser mentira..

Magneto

(offtopic)

Quanto a figura, como disse, pode ser apagada do post, outra coisa,sobre anti-americanismo, vivemos na américa do sul, então somos americanos também :).Assunto encerrado e ponto final.

spitfire

calma agente orange.. eu só quis informar uma coisa q eu tenho ctz...e enqto ao anti-americanismo disse a verdade...
também não quis gerar discussões, só coloquei meu ponto de vista, ok?
só acho q deveria deixar a figura ai pra tds saberem q isto é uma farça...

Magneto

Ué,mas eu não fiquei irritado, também coloquei meu ponto de vista, ao contrário, achei interessante o que tu disse sobre ser obra de um militar, isso procede mesmo?

spitfire

opa, desculpa, achei q vc tinha ficado 'bravo' .. hehe.. malz intaum :)
bom kra, realmente tenho 2 primos q são militares.. se eles me disseram isto, deve ser verdade... meu irmao tah aki e me falou q nakela epoca ele pesquisou também na net e achou coisas 'comprovando' isso q foi um militar...