Autor Tópico: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office  (Lida 2795 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Texto extraído de: http://www.softwarelivre.org/news/9834



Suspenso Pregão da Receita Federal
Editoria: Governos
29/Aug/2007 - 10:50
Enviado por Redação PSL-Brasil


Encerrrou-se neste instante a reunião entre o Secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, o Presidente do Serpro e o Secretario-Adjunto da Receita Federal responsável pela Tecnologia de Informação e Segurança. Segundo Marcos Mazoni, foi decidido a suspensão do pregão Pregão Presencial RFB/COPOL 19/2007 e abertura de um prazo de uma semana para que a Receita Federal e o Serpro apresentem uma proposta alternativa afim de atender a orientação estratégica de uso de software livre.

As diversas ongs que estão mobilizadas aguardando a audiência com o Secretário-Executivo Nelson Machado, estão preparando um conjunto de sugestões afim de auxiliar a Receita Federal na migração para o pacote BR-Office.

A Associação Software Livre.org parabeniza a Receita Federal, o Serpro e o Ministério da Fazenda, por terem demonstrado a sensibilidade necessário para o tema.



Pelo email que recebi seriam adquiridas 44 mil licenças da suíte de escritório da Microsoft.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2007, 16:33 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:39 »
Pelo email que recebi seriam adquiridas 44 mil licenças da suíte de escritório da Microsoft.

E quem pagaria esta conta seríamos nós...
 >:(

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #2 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:51 »
vi a noticia da aquisição das licenças pelo valor de R$40mi, entre licenças standard e professional... e uma das razões (ou desculpas) da não-adoção do BrOffice seria a incompatibilidade com documentos gerados pelo Office2000... aposto que com 10% dessa grana é capaz de se realizar toda a conversão dos documentos para .ODF.. mas fazer o que? terra Brasilis..

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #3 Online: 29 de Agosto de 2007, 16:54 »
Olha, a inércia é grande, mas as mudanças vão acontecendo de forma paulatina. Acreditem a pressão por produtos Microsoft partem também dos funcionários (trabalho em órgão público, promovi a migração aqui e sei o que estou falando) que pagam impostos assim como todos. As pessoas tem medo de mudança e são sempre contra ela num primeiro momento.

Acho que devemos começar é ter esperança já que enquanto aqui acontecem estes fatos, outros países estão cada vez mais próximos da Microsoft.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2007, 18:56 »
de forma paulatina é óbvio que deve acontecer, o que seria estranho é chegar com o pé na porta para mudar tudo de uma hora para outra. Essa pressão e medo dos próprios funcionários para não mudar a ferramenta do seu trabalho eu chamaria de precaução (porque mudar se esta funcionando como deve?), afinal quando se trabalha com uma base muito grande vale o ditado: "Em time que está ganhando não se mexe". E qualquer hora perdida com manutenção é dinheiro no lixo. Essa mudança de soluções proprietárias para BrOffice, Linux, etc será igual a do Firefox, devagar e constante. Um pouco mais devagar talvez pelo impacto ser maior também.

OBS.: também não se pode abusar da precaução chegando ao reacionarismo, ficando do jeito que está.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #5 Online: 29 de Agosto de 2007, 20:48 »
Bem, após mais de 2 anos e 6 meses da migração feita aqui posso dizer que os usuários que usam o trivial (editor de textos/planilha eletrônica sem macro nem nada, e navegação na web) a migração só pega pelo medo. Este tipo de usuário acho que pode-se chegar e trocar a suite de escritório e o browser sem problemas, já os que usam coisas mais avançadas cautela não faz mal nenhum, até porque retroceder na instalação de uma estação é uma grande perda, e faz os demais usuários terem mais força para reclamar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2007, 21:26 »
Li essa notícia hj de manhã e achei bem estranho essa licitação, pois me parece contra a política desse atual governo em relação ao uso do software livre.
Espero que essas atuais autoridades tenham um bom senso nesse caso.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2007, 22:19 »
No atual estágio em que andam as coisas, pouco justifica o governo comprar licenças do MS Office, do mesmo modo que pouco justifica jogar dinheiro fora em corrupção.

Gastem bem menos que isso para usar soluções livres e converter o que for necessário! Deixem de ser bananas! :)

Boa notícia.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Suspenso Pregão da Receita Federal para aquisição de Licenças do MS Office
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2007, 22:35 »
de forma paulatina é óbvio que deve acontecer, o que seria estranho é chegar com o pé na porta para mudar tudo de uma hora para outra. Essa pressão e medo dos próprios funcionários para não mudar a ferramenta do seu trabalho eu chamaria de precaução (porque mudar se esta funcionando como deve?), afinal quando se trabalha com uma base muito grande vale o ditado: "Em time que está ganhando não se mexe". E qualquer hora perdida com manutenção é dinheiro no lixo. Essa mudança de soluções proprietárias para BrOffice, Linux, etc será igual a do Firefox, devagar e constante. Um pouco mais devagar talvez pelo impacto ser maior também.

OBS.: também não se pode abusar da precaução chegando ao reacionarismo, ficando do jeito que está.

Ai synphos, concordo exatamente com tudo que você escreveu.
Você me parece ser um cara muito racional. Já li vários posts seus e me identifico muito com o que você escreve. Parabéns ai pela facilidade com a escrita!

Essa mudança deve ser gradual, com vários testes dos softwares do paconte, com cursos focados na nova ferramenta e, principalmente, com o foco em mudar a cabeça dos funcionários. Simplesmente impor uma nova ferramenta com o objetivo de cortar custos, desprenderá mais dinheiro futuramente. Tem que ser algo bem estruturado pra não haver seqüelas...

Essa já valeu a pena só pelo fato do BrOffice já ser uma figura conhecida de todos. Muito legal saber que cada vez mais, os SL's estão na midia!
sds