Autor Tópico: Instalação de Programas no Ubuntu  (Lida 839060 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #165 Online: 15 de Julho de 2009, 23:23 »
Amigo rcn, ao digitar no terminal vc precisa prestar atenção.

Por exemplo:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19
bash: cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19: Arquivo ou diretório inexistente
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

-- falta um espaço entre o comando cd e o caminho do diretório:

cd(espaço)/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19

Outro:

tar -zxvf

e vc digitou

tar -xvvzf

o que é bem diferente.

Lembre-se que uma letra errada, a falta de um espaço e até mesma a troca de uma letra maiúscula por uma minúscula fazem muita diferença no terminal.
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 23:36 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #166 Online: 15 de Julho de 2009, 23:33 »
Oi, acabei de baixar o KompoZer e instalar mais quando abro ele. ele fecha sozinho depois de 1 minuto de uso, o que pode ser, quando instalei ele apareceu uma mensagem dizendo que tem uma versão mais atualizada no repositório...
Peço desculpas por ficar fazendo varias perguntas mais sou novo no Ubuntu e não manjo nada de nada, usei windows quase toda vida... :'(

Abra o Synaptic em "sistema > administração > gerenciador de pacotes synaptic" e remova o Kompozer instalado por vc, usando a busca ou os filtros que estão à sua esquerda.

Use mais uma vez busca e instale o kompozer dos repositórios, até porque, como avisado a vc, a versão é mais nova.

No mais, leia o primeiro post e aprenda que a melhor maneira de instalar programas no seu Ubuntu é pelos repositórios.
« Última modificação: 15 de Julho de 2009, 23:35 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline DRIFTBRAZIL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • DRIFT BRAZIL - Site Oficial
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #167 Online: 16 de Julho de 2009, 00:43 »
Valew ;D, agora sim a minha ficha caiu de como se instala programas, fui la no início e li a pagina, tenho que esquecer do windows mesmo, deste jeito é muito mais facil instalar programas, estou instalando vários programas que eu queria, muito obrigado... 8)
Carros FR superam qualquer coisa.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #168 Online: 16 de Julho de 2009, 18:20 »
Olá pessoal, tudo bem?

Talvez alguns já tenham me visto nesse fórum fazendo perguntas bem infantis, mas está sendo a única forma de eu entender o funcionamento do Linux e, assim pegar alguma autonomia no uso dele. Sou iniciante e tenho conhecimento modesto até mesmo no Windows.

Estou tentando instalar o Avira (eu sei que não há necessidade de antivirus aqui, mesmo assim irei instalar), porém, baixei o arquivo tar.gz no próprio site do desenvolvedor e segui esses passos abaixo.

1º passo) descompactação do arquivo: utilize os seguintes comandos de acordo com o formato do arquivo:

- arquivos tar.gz:
Código: [Selecionar]
tar -zxvf nome-do-programa.tar.gz

Apareceu isso:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ $ tar -xvvzf antivir-workstation-pers.tar.gz
bash: $: comando não encontrado
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

Como esse passo era para descompactar, achei que poderia fazer isso diretamente com o botão direito e a opção Extrair Aqui. Criou-se portanto a pasta antivir-workstation-pers-2.1.12-19.

Voltando ao tutorial:
2º passo) entrar na pasta descompactada com o comando:

Código: [Selecionar]
cd /caminho/pasta-criada-pelo-descompactador(o “caminho” incluirá a pasta onde o pacote foi descompactado)

Resultado:

rodrigo@rodrigo-desktop:~$ cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19bash: cd/home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19: Arquivo ou diretório inexistente
rodrigo@rodrigo-desktop:~$

O que será que ando fazendo de errado?
Não é possível que irei ficar parado num negócio tão besta quanto esse!  ;D


Obs.: li o tópico inteiro e a única coisa parecida que achei foi uma pergunta que não foi respondida.
(...)  Descompacto pelo modo gráfico beleza, mas não entra na pasta descompactada quando dou "cd /caminho/pasta-criada-pelo-descompactador" e não reconhece o comando "./configure", dar o aviso de arquivo ou diretório inexistente. (...)


Companheiro rcn , coloque o arquivo tar na sua pasta home e descompacte com o direito do mouse depois abra o terminal e digite cd/home/seu usuario e depois o comando ls(list) para mostar o conteudo(vc vai ver o seu arquivo) e entao entre no diretorio dele ,estando dentro sudo ./configure deopis ./make e depois sudo ./make install .

Para compilar se necessario vc vai ter que instalar os pacotes:

sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext \
html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring \
build-essential subversion git-core hardinfo

sudo apt-get -y install automake autoconf autotools-dev m4 libtool

Obs: talvez ele nao crie um atalho no menu.(criar o link manualmente entao)


Modo mais facil:

http://www.avast.com/eng/avast-for-linux-workstation.html

Pegue o pacote deb no link acima, dois cliques e ok. no site faça o cadastro  e o serial vem por email coloca o serial terminado.

Nesse mesmo topico tem links para apostilas se vc estiver insteressado seria aconselhavel lê-las 

abraço
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Palmério Júlio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #169 Online: 17 de Julho de 2009, 15:41 »
OK!

Gostei do Ubuntu Perfeito e vou usar.

Obrigado pela ajuda.

Offline Anderson Pacheco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #170 Online: 18 de Julho de 2009, 08:31 »
Valeu pela dica

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #171 Online: 18 de Julho de 2009, 10:09 »
Primeiramente, me perdoem por tanta demora na resposta.

Amigo rcn, ao digitar no terminal vc precisa prestar atenção.
(...)
Lembre-se que uma letra errada, a falta de um espaço e até mesma a troca de uma letra maiúscula por uma minúscula fazem muita diferença no terminal.

Então, você tem toda razão!
Já aconteceu alguma vez de você ficar horas em frente ao pc e não enxergar mais direito as palavras?  ;D

Fiz o que você orientou, porém, aconteceu isso:
rodrigo@rodrigo-desktop:~$ tar -zxvf antivir_workstation-pers.tar.gz (copiei e colei o nome inteiro para evitar erros)
tar: antivir_workstation-pers.tar.gz: Não é possível open: Arquivo ou diretório
inexistente
tar: Erro não é recuperável: saindo agora
tar: Child returned status 2
tar: Saída por erro atrasada pelos erros anteriores

Descompactando diretamente pelo botão direito no meu desktop e usando o que creio que seria o 2º passo do tutorial, tenho:
rodrigo@rodrigo-desktop:~/Desktop/antivir-workstation-pers-2.1.12-19$ cd /home/rodrigo/Desktop/antivir-workstation-pers-3.0.5-0
rodrigo@rodrigo-desktop:~/Desktop/antivir-workstation-pers-3.0.5-0$

Confesso que nem soube como procurar esse próximo passo no fórum.  :-\

Tentando da forma como o amigo platão sugeriu (enviar o arquivo de instalação para a pasta home), surgiu um detalhe: não tenho permisão para isso.
No momento, estou tentando entender como funciona essas permissões por aqui:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,30031.0.html

De qualquer forma, como não gostaria de ficar sem antivírus (lembrando que eu sei que isso não chega a ser necessário no Linux), instalei o deb do avast conforme o link sugerido.
Realmente, ele não criou atalho.
Para isso, segui esse outro link, porém, procurei o avast em vários lugares, inclusive na pasta /opt, mas não o achei.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45614.0.html

Alguém sabe me dizer onde é que ele se esconde e qual arquivo terei que utilizar?   ??? ;D

Quando o instalei, o arquivo deb estava no meu desktop. Isso pode significar alguma coisa?

Continuarei tentando entender como instalar programas, pois estou precisando de vários e sei que nem todos estão no Adicionar/Remover Aplicações.


Abraço
« Última modificação: 18 de Julho de 2009, 10:36 por rcn »

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #172 Online: 18 de Julho de 2009, 12:58 »
@ rcn

Siga o tutorial:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,33743.0.html

E quando vc quiser digitar no terminal use a tecla TAB (tabulação) para completar.

Exemplo:

tar -zxvf antivir[TAB]

vai gerar o nome completo do arquivo do antivir que, mais uma vez, estava errado no comando que vc digitou (não foi encontrado).
« Última modificação: 18 de Julho de 2009, 13:06 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline fagon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #173 Online: 19 de Julho de 2009, 19:33 »
Sou utilizador do windows desde a sua versão 1.1 e só há 1 ano comecei a fazer uma aproximação progressiva ao Gnu-Linux com a instalação do Ubuntu 8.04 e suas actualizações.

Para ir aprendendo com os erros sem grandes preocupações, instalei-o num antigo computador. Nele nada guardo de importante para o poder formatar se necessário. Entretanto vou pedindo ajuda e experimentando e registando tudo o que faço. Há-de chegar o dia em que colocarei o Windows de lado...

Agora vamos ao pedido de ajuda:
No computador tenho uma antiga placa de vídeo Matrox e só me dá a resolução 800x600 e 540x480.
Mas, em http://www.penguintown.net/~gorlik/millennium.html encontrei uma solução que penso me irá disponibilizar mais resoluções. De lá, baixei o driver tar.bz2) e o patch(.diff)

Porém fiquei sem saber como proceder. Tenho andado perdido pela net mas o inglês não é o meu forte... Até que, finalmente, encontrei este tópico neste fórum que me pareceu utilíssimo.

1. - Li-o mas fiquei sem saber como se aplica o path...
2. - E como saber se a versão a instalar não é mais antiga que a que está no sistema?
3. - Devo usar a Consola, o Gestor de Aplicações ou o Synaptic?

Alguma dica possível?

Grato.
« Última modificação: 19 de Julho de 2009, 19:57 por fagon »

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #174 Online: 19 de Julho de 2009, 21:50 »
Siga o tutorial:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,33743.0.html

Opaaa!!! Esse tutorial foi um verdadeiro mamão com açucar.  :D
Que molezaaa!!!  8)
Obrigadão mesmo heim.

Sinceramente, sempre preferi o Avira, mas como o ambiente aqui é Línux e não tem porque ser tão exigente assim na escolha de um antivirus, o Avast caiu perfeito.
O problema agora será entender porque ele não consegue fazer o escaneamento completo.
Pelo o que eu entendi, ele tem que ter alguma permissão para isso.
Irei entendendo isso aos poucos.

(...) o nome completo do arquivo do antivir que, mais uma vez, estava errado no comando que vc digitou (não foi encontrado).

Sinceramente, essa não tem como entrar na minha cabeça, pois eu simplesmente copiei e colei.
Verifiquei algumas vezes depois que você me orientou de novo, mas não achei nada de errado.
De qualquer forma, um antivirus já foi instalado e as outras coisas que precisei até o momento estavam no Adicionar/Remover Aplicativos.

Sendo assim, para o momento era só isso.

Abraço e valeu mesmoooo!!

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #175 Online: 19 de Julho de 2009, 23:55 »
@ rcn

Para fazer o scan completo ele precisa das permissões do root.

Veja se não há um ícone "avast como administrador" ou algo parecido.
« Última modificação: 20 de Julho de 2009, 00:01 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #176 Online: 19 de Julho de 2009, 23:59 »
Sou utilizador do windows desde a sua versão 1.1 e só há 1 ano comecei a fazer uma aproximação progressiva ao Gnu-Linux com a instalação do Ubuntu 8.04 e suas actualizações.

Para ir aprendendo com os erros sem grandes preocupações, instalei-o num antigo computador. Nele nada guardo de importante para o poder formatar se necessário. Entretanto vou pedindo ajuda e experimentando e registando tudo o que faço. Há-de chegar o dia em que colocarei o Windows de lado...

Agora vamos ao pedido de ajuda:
No computador tenho uma antiga placa de vídeo Matrox e só me dá a resolução 800x600 e 540x480.
Mas, em http://www.penguintown.net/~gorlik/millennium.html encontrei uma solução que penso me irá disponibilizar mais resoluções. De lá, baixei o driver tar.bz2) e o patch(.diff)

Porém fiquei sem saber como proceder. Tenho andado perdido pela net mas o inglês não é o meu forte... Até que, finalmente, encontrei este tópico neste fórum que me pareceu utilíssimo.

1. - Li-o mas fiquei sem saber como se aplica o path...
2. - E como saber se a versão a instalar não é mais antiga que a que está no sistema?
3. - Devo usar a Consola, o Gestor de Aplicações ou o Synaptic?

Alguma dica possível?

Grato.


Infelizmente, não manjo nada de aplicação de patch.

De toda sorte, é preciso ter certeza de que o Xorg que vc está usando é o mesmo suportado pelo driver + patch do tutorial que vc achou.

E mais um detalhe: o driver Vesa (universal, praticamente) deve suportar resoluções maiores na sua placa, valendo a pena vc pesquisar sobre como utiliza-lo na sua versão do Ubuntu.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #177 Online: 20 de Julho de 2009, 00:02 »
@ rcn

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,31549.0.html

O tópico acima ensina como fazer o scan completo em modo texto (com sudo, ou seja, com as permissões do root).

E para atualizar o Avast também serão necessárias tais permissões, sendo uma boa idéia usar os comandos:

avast --help

man avast

para descobrir como proceder ("sudo avast --update" é o meu palpite).
« Última modificação: 20 de Julho de 2009, 00:08 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Lilian Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • Eu sou um lixo. Quero morrer [mas não agora].
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #178 Online: 26 de Julho de 2009, 17:37 »
Instalei o gerenciador de downloads D4X pelo "Adicionar/Remover", o programa foi instalado e tal.. mas como faço pra inicia-lo? procurei no menu "Aplicativos" porém não achei.  :-\

alarcon

  • Visitante
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #179 Online: 26 de Julho de 2009, 17:44 »
Instalei o gerenciador de downloads D4X pelo "Adicionar/Remover", o programa foi instalado e tal.. mas como faço pra inicia-lo? procurei no menu "Aplicativos" porém não achei.  :-\

menu Aplicativos > Internet > Downloader for X

Alguns aplicativos requerem a reinicialização da interface gráfica para aparecer nos menus, não sei se este é o caso, mas o nome dele no menu é bem diferente, então veja se não é só isso, pois vc deve estar procurando por D4X, mas o correto seria Downloader for X.

Outra alternativa tecle Alt+F2 e na janela que aparecer digite: nt

é esquisito mas é o nome do executável deste programa
« Última modificação: 26 de Julho de 2009, 17:46 por alarcon »