Autor Tópico: Instalação de Programas no Ubuntu  (Lida 832657 vezes)

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #15 Online: 24 de Setembro de 2007, 00:29 »
Também gostei, amigo VB5, até porque já contei a vc. (lembra do e-mail sobre o Java?) que sou meio "paranóico" em relação às atualizações.

Grande abraço e, não preciso dizer, estou aqui para ajudar, especialmente aos amigos.

PS: e sobre aquele seu tutorial bacana sobre montagem de micros, como anda a coisa?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #16 Online: 24 de Setembro de 2007, 21:28 »
Também gostei, amigo VB5, até porque já contei a vc. (lembra do e-mail sobre o Java?) que sou meio "paranóico" em relação às atualizações.

Grande abraço e, não preciso dizer, estou aqui para ajudar, especialmente aos amigos.

PS: e sobre aquele seu tutorial bacana sobre montagem de micros, como anda a coisa?

E tem razão... embora o sistema seja seguro e a gente saiba bastante bem o que faz, nunca se pode saber se alguém não inventou uma novidade diferente... lembro bem o que apanhei com uma rede toda infestada com o "nimdA" e o "Beagle" - melhor estar atualizado!... E de quebra, agora há um aviso visual da chegada de mensagens -  muito  bom!

Sobre o tuto, ficou meio parado... não houve muito retorno, então deixei quieto e estou tentando melhorá-lo.

( ),

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Diego 81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #17 Online: 28 de Setembro de 2007, 22:12 »
Muito bom o tópico, mas tem uma coisa que eu quase não vejo comentarem.
Quando eu baixo programas da internet que não estão no repositório, em que pasta eu devo colocá-los? Tem algum lugar equivalente ao Arquivo de Programas do Windows?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #18 Online: 28 de Setembro de 2007, 22:34 »
Diego,

é sempre bom dar uma pesquisadinha antes...  ;)

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,9641.0.html

No linux, a maneira de distribuir os pacotes instalados é diferente do Windows.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Diego 81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #19 Online: 29 de Setembro de 2007, 20:48 »
VB5. Nesse tópico ele apenas explica quem no linux os programas não ficam em uma pasta única, mas quando vou instalar um programa eu não sei em que pasta devo colocálo. Pra exemplificar: Baixei o programa do Imposto de Renda e acabei colocando ele na minha pasta home porque não sei onde colocar. Quando ele pergunta em que diretório eu quero salvar, o que devo colocar?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #20 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:06 »
Desculpe, Diego, acho que não havia entendido bem sua pergunta... a pasta /home guarda todas as suas configurações, preferências, downloadas, tudo - é por isso que se recomenda que seja colocada numa partição separada, para preservá-la numa atualização ou reinstalação. Se o programa que você está instalando lhe dá essa opção, você pode deixá-lo diretamente na /home ou criar dentro desta uma pasta específica para esse aplicativo. Na maioria dos casos, o próprio pacote já providencia tudo isso; no IRPF, por exemplo, ele criou as pastas necessárias dentro da minha /home. Em outros casos,  o programa será instalado em alguma pasta da partição raiz. Espero ter ajudado a esclarecer, e não a confundir...  :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Diego 81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #21 Online: 29 de Setembro de 2007, 21:28 »
Ajudou sim. Valeu.
É que quando a gente instala pelo repositório ele coloca em pastas diferentes, então achei que podia ter um diretório específico para os programas baixados da internet que não estão no repositório.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:47 »
Ajudou sim. Valeu.
É que quando a gente instala pelo repositório ele coloca em pastas diferentes, então achei que podia ter um diretório específico para os programas baixados da internet que não estão no repositório.

Só para completar:

- em todas as distribuições há a pasta /opt (de "optional" ou "opcional") que serve para instalar pacotes opcionais (óbvio, ou não?);

- o único detalhe é que a pasta /opt é "escrita" pelo root e, por isso, "ele" deve instalar os programas.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline DJPLAYPLAY

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #23 Online: 09 de Outubro de 2007, 14:48 »
entao  tipo  se  eu  baixar os  programas  pelo  superdownloads  tipo amsn ou aemule cm  fasso pra instalalo e  tem  cm  eu  istalar  os programas do ruwindos   no linux????

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #24 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:37 »
existe a possibilidade de colocarmos pacotes baixados da internet dentro do repositório e instalarmos ele como qualquer outro q esteja? e outra coisa os pacotes para o gDesklets como faço para instalar??? eu baixo ele compactados para minha área de trabalho vou no gDesklets e não consigo abrir nada!!!
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #25 Online: 09 de Outubro de 2007, 15:41 »
Respondendo ao DJPLAYPLAY
Citar
entao  tipo  se  eu  baixar os  programas  pelo  superdownloads  tipo amsn ou aemule cm  fasso pra instalalo e  tem  cm  eu  istalar  os programas do ruwindos   no linux?Hein?

Amigo tente sempre p/ usa segurança baixar e instalar programas dos repositórios oficiais do Ubuntu e siga as dicas do pinduvoz nesse tópico, estão completas.
GNU/Linux ñ é Windows. Ainda bem!!!!


existe a possibilidade de colocarmos pacotes baixados da internet dentro do repositório e instalarmos ele como qualquer outro q esteja? e outra coisa os pacotes para o gDesklets como faço para instalar??? eu baixo ele compactados para minha área de trabalho vou no gDesklets e não consigo abrir nada!!!

Amigo, diante do pouco que sei vou te responder parcial/

Citar
existe a possibilidade de colocarmos pacotes baixados da internet dentro do repositório

NÃO!!!

« Última modificação: 09 de Outubro de 2007, 15:46 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline acborba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 277
    • Ver perfil
    • http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14155.0.html
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #26 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:00 »
ok ok rjbgbo. :)
e quanto aos gDesklets?
ja fiz a pesquisa e o q achei foi como instalar os pacotes que já vem nele por default mas sei que dar para instalar outros!
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2007, 16:14 »
ok ok rjbgbo. :)
e quanto aos gDesklets?
ja fiz a pesquisa e o q achei foi como instalar os pacotes que já vem nele por default mas sei que dar para instalar outros!

acborba, blz
Ñ gosto muito dos gDesklets, prefiro a tela mais limpa possível, mas pelo que sei deles pelo Synaptic dá p/ instalar eles. Qdo experimentei na época o site oficial estava parado Mas acho que se baixa o pacote de lá e depois usa-se o gDesklets p/ procurar o pacote e instalar. E também já vem uns por default.

Site oficial - http://www.gdesklets.de/
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2007, 18:37 »
O próprio GDesklets instala os Desklets do site oficial. Basta copiar o link do Desklet e colar no Gerenciador do GDesklets, que abre com clique direito no ícone da bandeja (tray) e a escolha de "configurações" (ou "configurar").

Veja a ajuda do Gdesklets para mais informações.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: Instalação de Programas no Ubuntu
« Resposta #29 Online: 11 de Outubro de 2007, 00:12 »
muito bom esse topico. foi de enorme utilidade. obrigado mesmo.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957