Autor Tópico: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO  (Lida 12796 vezes)

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #15 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:42 »
Respondendo a mim proprio e ao clcampos:

Este site é um bom ponto de informação
http://www.noooxml.org

mas falta um painel que esclareça a situação actual das votações.

Offline alexcunha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
    • http://AlexandreCunha.com
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #16 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:57 »
...
Mas li que Portugal aprovou o padrão da Microsoft.

Muito lamento. Mais detalhes aqui:
http://blog.softwarelivre.sapo.pt/2007/07/31/diz-nao-ao-ooxml-13/

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2007, 01:25 »
De acordo com o site que o nosso amigo alexcunha indicou, parece que a disputa esta muito acirrada para o OOXML não se tornar um padrão ISO.
Países como Portugal, Alemanha e Finlândia (a terra natal do Linus) votaram SIM, enquanto que Brasil, EUA e China votaram NÂO com comentários.

Tem uma matéria que diz que o próprio Bill Gates fez algumas ligações para a Secretárias de Defesa e de Comércio do EUA para votarem SIM.

Isso ta até parecendo piada... Só porque uma empresa quer tornar seu formato de arquivo em um padrão ISO só pra descredenciar a ISO, mostrando que ela não é séria quanto aos padrões que ela define...

A M$ está comprando os votos para o SIM, nós já conhecemos bem essas táticas, muito usada por políticos para conseguirem votos.

E o pior é que, mesmo que a M$ perda, ela vai manter o formato de arquivos dela, como ela fez com o Internet Explorer, que como todos aqui sabem, não respeita os padrões estabelecidos pelo W3C.

A M$ se acha gigante para impor, mas ela se esquece que quanto maior o tamanha, maior a queda! E ela só esta fazendo essas coisas pois já está caindo...  ;)


Alguém aqui sabe quando vai acontecer a votação na ISO? ???

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2007, 02:24 »
a rejeição do formato OOXML quer dizer a aceitação do ODF ou o ODF também precisa passar por esse julgamento??

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2007, 02:27 »
a rejeição do formato OOXML quer dizer a aceitação do ODF ou o ODF também precisa passar por esse julgamento??

Até onde sei ele já é padrão, se o da Microsoft for aprovado teriamos dois.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #20 Online: 25 de Agosto de 2007, 07:00 »
Até onde sei ele já é padrão, se o da Microsoft for aprovado teriamos dois.

eu pensava que uma escolha entre os 2 formatos... eu achava (pode até pesquisar no meus posts passados) que o OOXML passaria pela força do lobby mesmo com 6000 paginas de espcificações... mas parece que mesmo com toda essa documentação o formato não era maduro como disse um diretor da IBM/Brasil. agora é esperar a lenta conversão dos formatos binarios para o odf. boa oportunidade para o br[open]office..

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #21 Online: 25 de Agosto de 2007, 13:41 »
Citar
Alguém aqui sabe quando vai acontecer a votação na ISO?

A votação da ISO será em outubro.

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #22 Online: 27 de Agosto de 2007, 22:43 »
Agora é oficial:

Segundo o Standards Blog, a organização de padrões da ISO votou unanimemente por se manifestar da mesma forma que o Brasil - "não, com comentários" - sobre a proposta da Microsoft de transformar o seu formato OOXML em um padrão ISO.

fonte: http://br-linux.org/linux/ooxml-como-padrao-iso-china-vota-nao-com-comentarios

É, conforme o tempo passa, eu tenho mais certeza de que o OOXML vai acabar perdendo em Outubro!

PS: Muito obrigado por esclarecer minha duvida, vinicius_aleao.

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #23 Online: 27 de Agosto de 2007, 23:02 »
De nada, cara!  :)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:10 »
Mesmo que não seja padronizada nada vai mudar, a Microsoft vai continuar a monopolizar através dos usuários que não tem a mínima idéia do que se trata, e vamos continuar vendo muito .doc .xml(MS) ...

.. lamento por ver a situação com maus olhos.. mas acho difícil mesmo que o odt se torne um formato popular, tudo por conta do modo como a MS conduz.. alguem já falou isso, eles vam continuar botando o formato padrão no MSO como sendo o .doc ou o .xml, e o usuário comum que não faz a mínima idéia do assunto salva sem se preocupar achando que está fazendo o melhor ( o que deveria ser, já que está pagando.. ).

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #25 Online: 28 de Agosto de 2007, 00:39 »
É por isso, Esfinge, que a coisa precisa começar da ABNT. Se os caras da ABNT levarem a sério a história de reconhecer apenas o ODF como padrão, eles devem recomendar isso na documentação que padroniza trabalhos acadêmicos, e aí os universitários vão ter que começar a salvar seus documentos em ODF. Se eles fizerem isso, os órgãos de fomento de projetos (capes e cnpq) vão atrás, cobrando a publicação de trabalhos em odf. E daí a coisa pode mudar. Tá certo que eu acho isso mais improvável do que provável, mas pode acontecer. Tomara!

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #26 Online: 28 de Agosto de 2007, 10:12 »
Com certeza a M$ vai usar essa tática pra manter o "padrão", que termina com "x" no final... docx, pptx... e assim vai.
E pra completa ela pagou pra um politico pra que ele faça um projeto de compra de licenças do M$ Office 2007, gastar mais de 40 milhões em um software que não traz nenhuma vantagem, não respeita padrões e nem ninguém como instituição, é por coisas como essas que da vergonha de ser Brasileiro...
Desculpem o desabafo e por ter postado conteúdo de outro post.

PS: Malditos políticos!

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #27 Online: 28 de Agosto de 2007, 16:55 »
Com certeza a M$ vai usar essa tática pra manter o "padrão", que termina com "x" no final... docx, pptx... e assim vai.
E pra completa ela pagou pra um politico pra que ele faça um projeto de compra de licenças do M$ Office 2007, gastar mais de 40 milhões em um software que não traz nenhuma vantagem, não respeita padrões e nem ninguém como instituição, é por coisas como essas que da vergonha de ser Brasileiro...
Desculpem o desabafo e por ter postado conteúdo de outro post.

PS: Malditos políticos!

Concordo, malditos políticos! Isso que me envergonha no Brasil. E também a mania do povo brasileiro de sempre tirar vantagem nas coisas, como furar fila, parar em fila dupla e coisas do tipo. Isso pra mim também é corrupção.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline AnFernal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #28 Online: 28 de Agosto de 2007, 20:23 »
Citar
Concordo, malditos políticos! Isso que me envergonha no Brasil. E também a mania do povo brasileiro de sempre tirar vantagem nas coisas, como furar fila, parar em fila dupla e coisas do tipo. Isso pra mim também é corrupção.

Falou e disse!

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Brasil recomenda rejeição ao OOXML como padrão ISO
« Resposta #29 Online: 28 de Agosto de 2007, 21:24 »
Também compartilho desse sentimento para com os políticos do Brasil, claro que deve existir exceções as regra ( de corrupto ou inútil com projetos que não ajudam em nada ), que eu não conheço..

Bom, pelo menos o odf tem o título de padrão, assim que aparecer uma oportunidade irei usa-lo para um possível curriculum ou apresenação, o office da MS lê odf ? se não ler eu quebro a cara neh?

 ::)