Autor Tópico: Tungsten E2  (Lida 20619 vezes)

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #15 Online: 03 de Setembro de 2007, 08:09 »
Uma descoberta em relação ao gpilotd, que depois do sync fica consumindo CPU: assim que o sync termina, ainda está tudo bem; basta a Palm desligar sozinha que o gpilotd passa a tomar conta.

Não sei se no ticket de bugs do Ubuntu tem isso descrito, vou procurar ver como se acha essa informação, mas tenho a impressão que apenas pessoas cadastradas podem reportar bugs por lá.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #16 Online: 03 de Setembro de 2007, 09:28 »
Citar
Eu uso um programa chamado Card Export que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Pelo que entendi o card export roda apenas em windows... ou estou errado? De qualquer modo, quero agradecer mais uma vez a todos que coloboraram com a solução para meu problema, mas eu desisto, vou continuar usando o palm com windows mesmo... fico indignado com a falta de solução da própria empresa. O pda traz um disco de instalação para windows e outro para mac, mas nem o site responde ao linux.


[]s,

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #17 Online: 03 de Setembro de 2007, 09:43 »
Citar
Eu uso um programa chamado Card Export que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Pelo que entendi o card export roda apenas em windows... ou estou errado? De qualquer modo, quero agradecer mais uma vez a todos que coloboraram com a solução para meu problema, mas eu desisto, vou continuar usando o palm com windows mesmo... fico indignado com a falta de solução da própria empresa. O pda traz um disco de instalação para windows e outro para mac, mas nem o site responde ao linux.


[]s,

O Card Export funciona perfeitamente para Linux. Eu não precisei do Windows para instalar nada no Palm, isso inclui RealPlayer, Acrobat e todas as tranqueiras dele :)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #18 Online: 04 de Setembro de 2007, 09:13 »
Mythus,

Citar
O Card Export funciona perfeitamente para Linux. Eu não precisei do Windows para instalar nada no
Palm, isso inclui RealPlayer, Acrobat e todas as tranqueiras dele

eu inocentemente caí nas informações que o site dava... como ele só falava em windows. Bem, essa sua dica foi sensacional! Funciona realmente muito bem. Eu que praticamente havis desistido resolvi retomar as tentativas, valeu!

Para não perder o costume vou continuar chateando vocês, hehehe... eu entendi como colocar o arquivo  (pdf, doc) no palm, isso é fácil, mas ainda não entendi como converter os arquivos já que o palm não lê pdf ou doc.

Help, mais uma vez e superobrigado pela paciência.

[]s,

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #19 Online: 04 de Setembro de 2007, 09:50 »
Para não perder o costume vou continuar chateando vocês, hehehe... eu entendi como colocar o arquivo  (pdf, doc) no palm, isso é fácil, mas ainda não entendi como converter os arquivos já que o palm não lê pdf ou doc.

Leopoldo,
como havia lhe falado aqui, existe um programa para Palm, gratuito, chamado PalmPDF, que lê arquivos .pdf nativos, sem necessidade de transformação prévia no PC. Mas, como já foi dito, os arquivos .PDF devem estar no cartão de memória, e não na memória principal da Palm.

Quanto aos arquivos .doc, as Palms novas, e isso inclui o seu modelo, já são vendidas com o aplicativos DocumentsToGo, que lê/grava arquivos .xls, .doc, .ppt. Procure ver se no CD de instalação você não possui esta suite que lida com arquivos da Microsoft. A única coisa chata é que você irá precisar do Windows para instalar este aplicativo no seu Palm  :(, pois ele possui um Setup.exe próprio, que cria diretórios no HD, altera configurações no HotSync, essas coisas.

Qualquer dúvida, fala!
Abs

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #20 Online: 04 de Setembro de 2007, 12:41 »
Como o AquaMan falou, o PalmPDF lê o arquivo sem fazer conversão, o problema é que ele lê exatamente o que está no arquivo o que pode gerar a necessidade de desenvolver uma visão digna de Superman ou ser obrigado a fazer uso intenso do zoom. E as hardkeys 2 (contatos) e 3 (to do) são atalhos fundamentais. Para mim, ler PDF no Palm é algo sofrível e uma tarefa ingrata, seja pelo PalmPDF, seja pelo Acrobat. O processamento do primeiro é lento e as pesquisas do segundo são custosas demais. Por isso, é bastante comum a seguinte prática:

1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

Para ler doc tem o DocumentsToGo que lê e edita, mas se você apenas quiser ler, recomento o PalmFiction que além de ler doc, lê txt, rtf, odt, pdb, entre outros.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #21 Online: 04 de Setembro de 2007, 14:15 »
Como o AquaMan falou, o PalmPDF lê o arquivo sem fazer conversão, o problema é que ele lê exatamente o que está no arquivo o que pode gerar a necessidade de desenvolver uma visão digna de Superman ou ser obrigado a fazer uso intenso do zoom. E as hardkeys 2 (contatos) e 3 (to do) são atalhos fundamentais. Para mim, ler PDF no Palm é algo sofrível e uma tarefa ingrata, seja pelo PalmPDF, seja pelo Acrobat. O processamento do primeiro é lento e as pesquisas do segundo são custosas demais. Por isso, é bastante comum a seguinte prática:

1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

Para ler doc tem o DocumentsToGo que lê e edita, mas se você apenas quiser ler, recomento o PalmFiction que além de ler doc, lê txt, rtf, odt, pdb, entre outros.

Excelente dica, Mythus!

Comando pdftohtml anotado. Testarei quando chegar em caso.

Para ler HTMLs na Palm eu uso o iSilo, que comprei há um tempão atrás e é muito bom também.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #22 Online: 04 de Setembro de 2007, 15:09 »
Eu já vi o iSilo, mas ele só tem para windows, né? O plucker, além de ser livre, tem nos repositórios da maioria das distros.

Já que é pra dar dicas, se você salvar o arquivo no OpenOffice como AportisDoc, ele poderá ser lido tranqüilamente pelo Easy Reader (ereader) como palmbook.

(Deu pra perceber o quanto eu uso esse treco para ler?) ;)
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #23 Online: 04 de Setembro de 2007, 16:19 »
Eu já vi o iSilo, mas ele só tem para windows, né? O plucker, além de ser livre, tem nos repositórios da maioria das distros.

Já que é pra dar dicas, se você salvar o arquivo no OpenOffice como AportisDoc, ele poderá ser lido tranqüilamente pelo Easy Reader (ereader) como palmbook.

(Deu pra perceber o quanto eu uso esse treco para ler?) ;)

Mythus,
vivendo e aprendendo... Essa de salvar o documento como AportisDoc eu não sabia, show de bola!
 :D

Sim, o iSilo é apenas para Windows. Entretanto, eu posso passar para o cartão da Palm um documento .txt que ele lê, mas os do tipo HTML eu fiquei vendido mesmo, por causa da conversão que é preciso fazer no PC. Como tenho pouco tempo no Linux, eu não havia tido a necessidade de carregar coisas no iSilo. Mas agora vou mudar de rumo: EasyReader!

Valeu,
Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2007, 16:23 »
Tente apt-get -y install plucker-desktop

Muito bom!
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2007, 18:10 »
Uma descoberta em relação ao gpilotd, que depois do sync fica consumindo CPU: assim que o sync termina, ainda está tudo bem; basta a Palm desligar sozinha que o gpilotd passa a tomar conta.

Não sei se no ticket de bugs do Ubuntu tem isso descrito, vou procurar ver como se acha essa informação, mas tenho a impressão que apenas pessoas cadastradas podem reportar bugs por lá.

Abs!

A quem interessar, este é um bug reportado à equipe do Ubuntu, sob o número #29043. Maiores detalhes aqui.

Um outro bug interessante e também reportado é o fato do sincronismo não levar para o Evolution as categorias registradas na Palm (veja aqui).

Abs!
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 18:12 por AquaMan »

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2007, 11:11 »
Mythus, a dica é realmente boa, mas para um cara leigo como eu a coisa ficou complicada... UTF-8? iso8859-1?  ???

Citar
1)
$ pdftohtml arquivo.pdf

Nisso ele vai gerar 3 arquivos:
arquivo.html que contém um html com dois frames para serem carregados
arquivo_ind.html que contém o conteúdo do frame esquerdo, o índice das páginas
arquivos.html que contém o conteúdo do frame direito, o texto em si

2) Substituo os caracteres especiais de arquivos.html que está em UTF-8 para caracteres simples do iso8859-1 como:
“ por "
” por "
etc

Salvo-o com charset iso8859-1

3) Uso o plucker para ler o arquivo html e jogá-lo no Palm.

segui sua pista e na conversão do arquivo aparecem coisas como
Citar
Dissertação apresentada à Escola de
, acho que isso tem a ver com o charset que você falou.... você conhece algum tutorial sobre o assunto? Não há problema se estiver em inglês.

Um resumo do meu problema: quero ler pdf, doc e ou txt no palm. A coisa está quase resolvida, a dica do card export foi mesmo excelente. Consigo ler doc, já, tranquilamente... coloco o arquivo no cartão e o  documents to go abre na boa. Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Agradeço pela força!

[]s,

Leopoldo

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:37 »
Mythus, a dica é realmente boa, mas para um cara leigo como eu a coisa ficou complicada... UTF-8? iso8859-1?  ???
(...)
segui sua pista e na conversão do arquivo aparecem coisas como
Citar
Dissertação apresentada à Escola de
, acho que isso tem a ver com o charset que você falou.... você conhece algum tutorial sobre o assunto? Não há problema se estiver em inglês.

Um resumo do meu problema: quero ler pdf, doc e ou txt no palm. A coisa está quase resolvida, a dica do card export foi mesmo excelente. Consigo ler doc, já, tranquilamente... coloco o arquivo no cartão e o  documents to go abre na boa. Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Eu encorajo a testar o PalmFiction, porque o DocumentsToGo não lê rtf e a fonte do PalmFiction é configurada por você. Se quiser baixar o arquivo diretamente basta clicar aqui.

Quanto a uma solução para leigos, eu posso gastar uns neurônios num procedimento automático sim, mas se o arquivo for de fácil conversão, basta abrir o HTML no Kate ou no Gedit e pedir para "Salvar Como" outro arquivo e indicar na codificação o ISO-8859-1 ou ISO-8859-15 (que é uma variação do primeiro). Infelizmente o A maioria dos programas para Palm não reconhecem UTF-8.

Eu comecei a elaborar um processo de automação aqui: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24931.msg141475.html#msg141475

Mas posso pensar um pouquinho nele mais tarde.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline jairSR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2007, 14:54 »
Citar
Com relação ao pdf testei o PalmPdf indicado pelo AquaMan, mas é realmente muito sacrificante ler textos ali... preciso de algo próximo da solução do adobe reader.

Leopoldo,
A solução clássica para ler bem os arquivos em pdf no palm é convertê-los. A melhor solução para mim é o repligo. Ele tem a função reflow de adobe mas funciona melhor.

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2007, 15:31 »
RepliGo tem versão pra linux? É pago?

Fiz o primeiro script http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24931.msg141475.html#msg141475 pra fazer a conversão.

Depois é só usar o plucker para ler o arquivo no Palm

Para criar o script, basta copiar todo o conteúdo da caixa de código e salvar como utf2iso.sh, e depois executar o comando
Código: [Selecionar]
chmod +x utf2iso.shPara rodar o script, basta digitar:
Código: [Selecionar]
./utf2iso.sh norme_do_arquivo.pdfque ele vai criar um norme_do_arquivo.html
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.